TÍTULO: Acúmulo de micronutrientes e de elementos tóxicos em latossolo cultivado com cana-de-açucar fertirrigada com vinhaça

 

AUTORES:             Adriane Chagas Santana Oliveira

Jácomo Divino Borges (orientador)

 

UNIDADE ACADÊMICA: Escola de Agronomia

 

E-MAILS:             adrianechagas@yahoo.com.br

jacomob@agro.ufg.br (orientador)

 

PALAVRAS-CHAVE: solo; vinhaça; elementos tóxicos; micronutrientes

 

INTRODUÇÃO:

O setor sucroalcooleiro tem crescido vertiginosamente no Brasil. Dados do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado de Goiás (SIFAEG) revelam que a produção nacional de cana-de-açúcar, na safra 2002/2003, foi de 257 milhões de toneladas, com cerca de 52,53% dessa produção convertidos em álcool e 47,47% em açúcar. A produção de cana-de-açúcar em Goiás, na safra de 2002/2003, foi de 9.783.865 toneladas, com um acréscimo de 111,1% na produção quando comparado com a safra anterior (IBGE, 2002). Toda essa produção tem assumido, nos últimos anos, um papel preponderante no desenvolvimento econômico-agrícola da região dos cerrados. 

Esse crescimento produtivo da indústria açucareira e alcooleira têm contribuído para aumentar também o potencial poluidor das usinas e destilarias, obrigando os órgãos ambientais a formularem políticas e normas a respeito do assunto e a intensificarem a fiscalização do lançamento de resíduos líquidos nos cursos d’água. A busca de alternativas para o destino da vinhaça (um subproduto da indústria do açúcar e do álcool), por ser este um forte poluente para os cursos d’água, já há algum tempo vêm merecendo pesquisas para o desenvolvimento de técnicas de aproveitamento deste resíduo como fonte de nutrientes para a própria cultura da cana, através da fertirrigação. Esse material é rico em potássio, e apresenta teores consideráveis de matéria orgânica, nitrogênio, fósforo, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, cobre, zinco, manganês, níquel, entre outros nutrientes, diminuindo, assim, pela sua adição ao solo, os custos de produção da cultura.

A adição de vinhaça no solo, continuamente, pode proporcionar um aumento na concentração de macro e microelementos e metais pesados, podendo acarretar sua contaminação e, dependendo da profundidade do lençol freático, os reservatórios de água no sub-solo também possam ser contaminados (Ramalho, 1996).

Tendo em vista a carência de informações quanto à adição da vinhaça e os efeitos de seu acúmulo no solo, é objetivo deste trabalho analisar os teores de alguns elementos químicos. Serão estudados, principalmente micronutrientes e metais tóxicos, em diferentes profundidades de um Latossolo Vermelho cultivado com cana-de-açúcar (Saccharum spp.) fertirrigada com vinhaça, e seus possíveis riscos ambientais, no Município de Goianésia, Estado de Goiás.

 

METODOLOGIA:

A presente pesquisa será realizada a partir de análises de amostras do solo, a serem coletadas durante o mês de agosto de 2004, em áreas cultivadas com a cana-de-açúcar (Saccharum spp), na empresa Jalles Machado, S. A., no município de Goianésia, GO, situada a 15° 10’ de latitude Sul e 49° 15’ de longitude oeste de Greenwich (Brasil, 1983).

As áreas sob investigação compreendem glebas fertirrigadas anualmente com uma única dose de 70 mm de vinhaça in natura.

O delineamento experimental será parcelas subdivididas, com nove tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistirão nas diferentes épocas de aplicação da vinhaça nas áreas cultivadas com cana-de-açúcar e nas diferentes épocas de adubação química, ou sejam: testemunha (sem vinhaça e sem adubação química), área com aplicação de vinhaça durante doze anos, oito anos, quatro anos e dois anos seguidos e área com aplicação somente de adubação química durante doze anos, oito anos, quatro anos e dois anos seguidos. As amostras de solo para a realização das análises físico-químicas serão coletadas nas profundidades de 0-25 cm, 25-50 cm, 50-75 cm e 75-100 cm.

Nas áreas cultivadas com cana-de-açúcar, correspondentes aos tratamentos propostos, serão demarcadas quatro parcelas (repetições) com 15 m de comprimento por 9,6 m de largura (144 m2), cada qual contendo oito fileiras de plantas cultivadas. As duas fileiras mais externas de cana-de-açúcar e uma faixa de 1,20 m em cada extremidade da parcela serão consideradas bordaduras.

As amostras compostas do solo, constituídas por quatro subamostras simples em cada parcela, serão coletadas nas entre-linhas das quatro linhas centrais de cultivo a 35 cm de distância destas, nas diferentes profundidades. Em seguida, as amostras dos solos serão transportadas para serem analisadas, determinando-se teores de ferro, cobre, manganês, zinco, cádmio, cromo, chumbo, níquel, mercúrio e enxofre, no Laboratório de Análises de Solo e Foliar da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, GO.

Os resultados obtidos em laboratório serão comparados pelas suas médias através da análise de variância e de correlações estatísticas.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Pesquisa em andamento

 

CONCLUSÕES:

Pesquisa em andamento

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ALLOWAY, B. J. Hevy metals in soil. New York: J. Wiley & Sons, 1993.

 

ANDREOLI, C. V. Uso e manejo do lodo de esgoto na agricultura e sua influência em características ambientais no agrossistema. Curitiba, 1999. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Paraná.

 

BORGES, J. D. Efeitos do lodo de curtume nas culturas do milho (zea mays L.) e do capim braquiarão [Brachiaria brizantha (HOCHST EX A. RICK) Stapf.] cultivar marandu em latossolo vermelho-amarelo. Goiânia, 2003. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Goiás.

 

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual de métodos de análise de solo. 2º ed. Rio de Janeiro: Embrapa, 212p. 1997.

 

FREIRE, W. J.; CORTEZ, L. A. B. Vinhaça de cana-de-açúcar. Guaíba: Agropecuária, 2000. 203 p.

 

Hassuda, S. Impactos da infiltração da vinhaça de cana no aquífero de Bauru. (s.l.): Dissertação de Mestrado IG/USP, 1989.

MEURER, E. J.; BISSANI, C. A.; SELBACH, P. A. Poluentes do solo e do ambiente. In: MEURER, E. J. ed. Fundamentos de química do solo. Porto Alegre: Genesis, 174p, 2000.

 

SILVA, F. C. Uso agronômico de lodo de esgoto: efeitos em fertilidade do solo e qualidade da cana-de-açúcar. São Paulo, 1995. Dissertação (Doutorado) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ.

 

TIVERON FILHO, D. Apostila de cana-de açúcar. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2000. 152 p.

 

FONTE DE FINANCIAMENTO:

UFG/FUNAPE/Pós-graduanda

Usina Jalles Machado S.A.