A Implementação de um Banco de Dados sobre Autismo, na UFG.

Autores: Calegari, T.; Craveiro de Sá, L.

Escola de Música e Artes Cênicas - UFG

e-mail: tcalegari@yahoo.com, lcraveiro@ibest.com.br

Palavras Chave: Autismo, Banco de Dados, Musicoterapia

 

TÍTULO

A Implementação de um Banco de Dados sobre Autismo, na UFG.

RESUMO

Este trabalho teve por objetivo a criação de um Banco de Dados sobre Autismo visando oferecer à comunidade em geral informações básicas sobre autismo e à comunidade cientifica dados de pesquisas realizadas e em desenvolvimento em Goiânia. Após pesquisas em sites, universidades e contatos com pesquisadores e com a AMA Goiânia, o banco de dados foi desenvolvido em formato html no software Dreamweaver MX para que o mesmo fosse disponibilizado na internet. O Banco de Dados sobre Autismo, que é o resultado efetivo desta pesquisa, esta sendo disponibilizado no Web Site da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (http://www.musica.ufg.br). Com esta pesquisa foi possível constatar o quanto as informações sobre o autismo estão dispersas na internet, bom como os estudos e pesquisas não tem sido divulgados. A divulgação e troca de informações sobre esta síndrome são fundamentais para profissionais e pais e/ou responsáveis de autistas.

INTRODUÇÃO

Um banco de dados é formado por informações sobre temas específicos onde estes são colocados para acesso de alguma comunidade. O Banco de Dados sobre Autismo hospeda informações sobre a síndrome autística contemplando duas comunidades: comunidade em geral, com informações básicas sobre autismo, e a comunidade científica, com informações sobre pesquisas e estudos sobre autismo. As pesquisas sobre autismo, bem como as informações da síndrome não se encontram de fácil acesso para nenhuma das duas comunidades que são publico alvo.

O Autismo Infantil é uma síndrome definida comportamentalmente, que pode apresentar graus bastante variáveis de comprometimento e na qual se pode ou não demonstrar a presença de alguma condição neurológica. Isto, tendo em vista as muitas doenças - genéticas, cromossômicas, metabólicas e estruturais do sistema nervoso central assim como as diversas infecções viróticas e bacterianas que estão associadas ao autismo.

Após todos esses anos, desde a apresentação da síndrome em 1943, por Kanner, apesar dos inúmeros estudos e pesquisas realizados sobre Autismo nas mais diversas áreas – neurobiologia, neurofisiologia, genética, psicofarmacoterapia, e outras -, ficam evidenciadas as não-respostas, a inquietação dos diversos profissionais que atuam na área, assim como a imprevisibilidade quanto aos prognósticos. É de suma importância dar continuidade a pesquisas e estudos sobre a síndrome, voltando-nos cada vez mais para uma abordagem interdisciplinar.

Por isso, a implementação de um Banco de Dados sobre Autismo, na UFG, é de grande importância visto que as informações sobre esta síndrome encontram-se dispersas e precisam ser reunidas para favorecer dados estatísticos e auxiliar no desenvolvimento de pesquisas nesta área. Assim, este trabalho teve como objetivo compilar informações gerais sobre autismo e estudos e pesquisas gerando o Banco de Dados sobre Autismo, que esta sendo disponibilizado no Web Site da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

MATERIAL E MÉTODOS

O passo inicial foi uma ampla pesquisa na Internet buscando coletar links sobre autismo e analisar o design dos sites sobre o tema. Todos os links pesquisados foram salvos e separados em nacionais e internacionais, com objetivo de proporcionar ao visitante do banco de dados onde ele encontrará maiores informações sobre autismo.

Depois da pesquisa na Internet, o banco de dados começou a ser feito no software Macromedia Dreamweaver MX. A escolha desse software se deu devido à variedade de recursos e visando a produção do banco de dados no formato Html para a disponibilizá-lo no Web Site da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Neste ponto, foram feitos vários testes de layout, designs e formatos, sendo que, o banco de dados começou a ser construído em frames com vários testes também de cores e tipos de links, passando depois a ser construído em tabela, para finalmente chegar ao formato de layers onde foi obtido um melhor resultado na colocação dos links bem como na estruturação das cores e imagens.

Definido o layout, foram feitas pesquisas e discussões para a escolha dos temas a serem compilados e disponibilizados no banco de dados. A partir da escolha dos temas foram gerados os links para a distribuição dos temas no banco de dados.

Após a definição, distribuição dos temas, iniciou-se o processo de criação das paginas de cada link com o desenvolvimento de seus respectivos layouts e textos. Como o banco de dados visa divulgar a pesquisa "Um Panorama Atual do Autismo", dentre outras, estive em contato com as pesquisadoras que desenvolvem esta pesquisa para uma melhor interação sobre como a pesquisa está sendo feita, para que os resultados por esta obtidos possam depois seres adaptados num formato que possibilitará sua fácil inserção no bando de dados. Houve também um contato com a AMA de Goiânia (Associação de Amigos do Autista) na pessoa de Leilamar Artiaga, membro da diretoria desta associação, com objetivo de nortear esta pesquisa sobre a situação dos autistas de Goiânia. Por indicação da AMA, foram feitos contatos com pesquisadores (médicos, psicólogos, musicoterapeutas e professores universitários) que desenvolvem ou desenvolveram pesquisas com autistas em Goiânia.

A finalização da construção do bando de dados se deu com após a inserção de todos os dados coletados em seus respectivos links, checagem dos links, testes de configuração do formato e layout, e gravação do banco de dados em CD. A hospedagem do banco de dados no site da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG estava prevista para ser feita no mês de agosto, mas devido a greve dos servidores, os funcionários responsáveis pela área de informática na EMAC não se encontram na unidade e a colocação do banco de dados no site da EMAC será feita assim que os servidores retornarem da greve.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Conforme previsto nos objetivos, esta pesquisa teve como resultado a criação do Banco de Dados sobre Autismo e que em breve estará disponível no site da Escola de Música e Artes Cênicas –EMAC UFG. O banco de dados foi feito em formato de Web Site para sua hospedagem na internet visando maior divulgação dos dados desta pesquisa.

Como o banco de dados possui informações que devem ser atualizadas, como a agenda a AMA Goiânia, inserção de novos estudos e pesquisas, este pesquisador assume o compromisso de, voluntariamente, fazer as atualizações periódicas no site.

CONCLUÕES

A partir de buscas na Internet, contatos com a AMA Goiânia e com pesquisadores, foi possível ter uma noção do quanto às informações sobre o Autismo estão dispersas, informações estas tanto nos níveis estatístico, de pesquisas e informações a pais e/ou responsáveis por portadores desta síndrome.

O autismo é uma síndrome silenciosa e misteriosa, muito estudada e ainda pouco conhecida. Assim toda informação sobre novos estudos e pesquisas, bem como informações sobre como ajudar os autistas e suas famílias devem ser divulgada. A informação, a intervenção precoce e o apoio à família podem mudar a vida do portador de autismo.

Neste sentido, concluo que é de suma importância divulgar informações sobre o autismo, tanto para a comunidade em geral quando à comunidade cientifica, sendo esse o objetivo do Banco de Dados sobre Autismo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRUSCIA, Kenneth E. (2000). Definindo Musicoterapia. Trad. Mariza Velloso Fernandez Conde, 2a edição, Rio de Janeiro: Enelivros.

CRAVEIRO DE SÁ, L. (2002). A Teia do Tempo nos Processos de Comunicação do Autista: Música e Musicoterapia. Tese de Doutorado - Programa de Comunicação e Semiótica /PUC-SP, 2002.

MEDEIROS, Fernando. (2002). Dreamweaver MX: Concepção e Desenvolvimento Profissional de Websites. São Paulo: Ed. Érica.

 

FONTE DE FINACIAMENTO : PIBIC –UFG/CNPq