O Gestual como ponto de partida na criação da personagem teatral

Stanislavski e o Método das Ações Físicas

AUTORES:

DALLAGO, S. G. S.

CAMARGO, R. C.

UNIDADE ACADÊMICA

Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC)

E-MAILS:

Bolsista: sauloator@pop.com.br

Orientador: robson_Camargo@pop.com.br

PALAVRAS-CHAVE:

Técnica de Interpretação

Trabalho do ator

 

Resumo

Este projeto busca estabelecer os princípios do "sistema" de Constantin Stanislavski, com especial atenção às ações físicas, na forma em que ele é descrito na sua trilogia intitulada "O trabalho do ator sobre si mesmo". Investigando as origens do interesse de Stanislavski pela arte teatral até a fundação do Teatro de Arte de Moscou (TAM) além de suas experiências ao longo da trajetória do TAM, procuro encontrar de que forma as ações físicas influenciaram o diretor russo, tanto na sua teoria quanto na sua prática.

Introdução

A pesquisa examina conceitos, métodos e princípios de interpretação propostos por Stanislavski, identificando o papel das ações físicas neste processo.

Material e Métodos

O método parte principalmente da leitura crítica das obras de Stanislavski traduzidas para o português, além de outros livros em nossa língua.

Resultados e Discussão

No primeiro capítulo investigo os primeiros passos de sua iniciação teatral até a fundação do Teatro de Arte de Moscou, procurando determinantes de sua elaboraçao posterior. No segundo capítulo abordo o papel da dramaturgia tchekhoviana na elaboração do "sistema", tentando descriminar os dados apresentados deste processo de criação física. No terceiro capítulo inicio a análise do método das ações físicas que estaria subjacente em sua proposta de sentimentos, mente e vontade, dando ênfase a relação entre o aspecto interior e exterior da interpretação. No quarto e último capítulo são analisadas as obras "A Construção da Personagem" e "A Criação de Um Papel", onde Stanislavski procura pontuar explicitamente a inter-relação da "interioridade" com o trabalho físico do ator, o que veio a se configurar, segundo os teóricos, como o "Método das Ações Físicas". Na verdade, Stanislavski sempre buscou estabelecer um fluxo concomitante entre ação interior/exterior, ou seja, entre a psicologia e as ações físicas. No entanto, aborda mais demoradamente a questão física num segundo momento por questões pedagógicas.

Conclusões

Com seu "sistema" Stanislavski queria, no início da encenação de uma peça, que o ator primeiro agisse em cena, tentando estudar a si mesmo dentro das circunstâncias do papel e procurando estabelecer a relação física e psicológica existente entre ele e seu personagem, para depois buscar a caracterização do papel.

Referências Bibliográficas

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Fonte de Financiamento: CNPQ