Título: Comunicação como Política Pública no Âmbito Municipal
Autora: Paula Lunna Rodrigues
Orientador: Prof. Dr. Luiz Signates
Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia
E-mail: paulalunna@pop.com.br
E-mail: signates@uol.com.br
Resumo:
A pesquisa tem como objeto de estudo a Secretaria Municipal de Comunicação, Secom e pretende-se com este trabalho mostrar qual a verdadeira concepção de comunicação está presente nas ações promovidas pela Secretaria Municipal de comunicação e, sobretudo o grau de democratização vigente nas políticas de comunicação públicas do município.
Utilizando-se de entrevistas e análise de documentos, estuda-se aqui as ações da Secretaria e questiona-se até onde as políticas exercidas são públicas e democráticas.
Palavras – chave
Política - pública – comunicação
Introdução
Este relato traz o estudo da esfera municipal da pesquisa, que possui além desta, as duas outras esferas governamentais: estadual e federal. Pretende-se com este trabalho compreender até que ponto se pode considerar a comunicação como política pública no âmbito de atuação das políticas de comunicação praticadas pelo governo municipal. Para isso tomamos como objeto de estudo os documentos (leis e decretos) que regulamentam a atuação dos órgãos municipais responsáveis pela comunicação, desde o ano de 1.987, quando foi criado o primeiro órgão de comunicação municipal, entrevistas e demais documentos.
Este estudo pretende viabilizar respostas pertinentes à realidade brasileira, que mostrem qual a verdadeira concepção de comunicação que emerge pragmaticamente nas ações promovidas pela secretaria municipal de comunicação e, sobretudo o grau de democratização vigente nas políticas de comunicação públicas do município.
Material e métodos
A metodologia usada para essa pesquisa compreendeu o levantamento de leis e decretos que regem atualmente a Secretaria Municipal de Comunicação de Goiânia, entrevistas e também documentos referentes à estrutura administrativa do município desde a criação do primeiro órgão responsável estritamente pela política de comunicação.
Resultado e discussão
Os resultados da pesquisa "Comunicação como Política Pública" provêem da análise da documentação levantada, que compreende os decretos, leis, entrevistas e demais informações colhidas sobre a Secretaria Municipal de Comunicação – Secom, desde 1.979, quando era chamada de Secretaria das Comunicações Sociais.
Durante a gestão do Prefeito Pedro Wilson houve três mudanças de Secretário, o que dificultou a identificação de uma linearidade de trabalho dentro do órgão. A primeira secretária foi Marina Santana, em seguida Edmilson Santos, Horácio Antunes e por último o atual secretário Carlos Magno.Cada secretário teve autonomia para exercer o seu trabalho e alterar o funcionamento da secretaria, o que o é assegurado pela lei municipal como já vimos anteriormente. A Secretaria passou por constantes reformulações buscando um caminho para uma política de comunicação no município. No entanto, durante os quatro anos, a inconstância no cargo de secretário gerou várias políticas diferentes e contrastantes em alguns pontos.
Conclusões
O estudo dos documentos levantados acima e das entrevistas realizadas com pessoas ligadas diretamente à Secretaria de Comunicação de Goiânia permite que sejam apontados alguns itens que podem ser considerados indícios de uma comunicação pública democrática divergindo com normas que contrariam esses mesmos pontos.
A inexistência de uma política definida põe em questão a função social que exerce a Secretaria. Não se sabe a serviço de quem ela está, da população ou da prefeitura. Falou-se muito de divulgação e visibilidade, e pouco de comunidade. No entanto, a Secretaria Municipal de Comunicação consegue manter, tomando como parâmetro a política estadual de comunicação, uma certa independência.
Bibliografia
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