O Ideal de Beleza Feminino dos estudantes universitários do Estado de Goiás

MELO, W. de S.

wan6@bol.com.br; martaroverysouza@bol.com.br

Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia - FCHF

Palavras-chave: beleza, corpo, sexualidade.

RESUMO

Nesta pesquisa estuda-se o ideal de beleza feminino nos discursos dos estudantes universitários do Estado de Goiás. Busca-se compreender as manifestações decorrentes de atuações dos atores sociais diversos nas transformações culturais, econômicas, políticas e sociais na esfera pública, principalmente no campo da sexualidade, visando um entendimento dos condicionantes que orientam os padrões de beleza da mulher, especificamente, na definição da estética corporal. Procura analisar empiricamente a relação entre formas corporais (aparência) com qualidades de ordem intelectual partindo de variáveis específicas do grupo estudado. Objetiva-se ainda, analisar e entender a divulgação de valores estéticos pela mídia como forma de adestramento do corpo, ou seja, padrões estéticos que devem ser seguidos para que mulheres possam ser consideradas ‘bem’ aceitas enquadrando-as num contexto social. Para efetuarmos a coleta de dados faremos a definição de amostras estatisticamente significativas e aplicação de questionários e entrevistas. Os questionários e as entrevistas serão analisados a partir de uma compreensão interpretativa que valorize, concomitantemente, as dimensões quantitativa e qualitativa do universo pesquisado. Esta pesquisa está em andamento desde agosto de 2003 e como sua vigência é prevista para dois anos ainda não foi possível obtermos os resultados (apenas uma discussão teórica) e nem as conclusões de nosso estudo.

INTRODUÇÃO

O problema desta pesquisa baseia-se no corpo feminino como objeto sexual e de desejos sexuais intimamente relacionados com os cuidados que as mulheres possuem sobre suas imagens estéticas, em que a busca de beleza é um ônus. Como se constrói os valores considerados ideais de beleza feminina e de que maneira isso interfere na sexualidade das mulheres nesse caso? Quais os condicionantes que orientam a definição estética corporal da mulher na sociedade goiana? Como a mídia veicula um modelo ‘ideal’ de beleza feminino a ser seguido? Quais as relações existentes entre formas corporais (aparência) e qualidades de ordem intelectual dos estudantes universitários? Quais os fatores que propiciam as estudantes universitárias do Estado de Goiás a modificarem esteticamente seus corpos segundo crenças, ideais e satisfações coletivamente estabelecidos? Estas perguntas serão respondidas ao longo do desenvolvimento desse subprojeto.

Outras questões pertinentes neste subprojeto são:

a) Devido à falta de estudos e pesquisas dentro das universidades goianas é de grande relevância fazer uma pesquisa que contemple os atributos de beleza considerados ideais por estudantes universitários para compreender a construção de padrões corporais prevalecentes.

b) Embora preconceitos e tabus sobre a sexualidade feminina venham sendo diminuídos ao longo dos anos encontram-se resistências em discutir e esclarecer questões sexuais desde as mais simples às mais complexas. Dentro do contexto de Goiás, é preciso tornar acessível uma base teórica e científica aos universitários a fim de uma conscientização suficiente para compreender as manifestações e práticas culturais, econômicas, políticas, sexuais, estéticas e até mesmo no que diz respeito ao âmbito profissional.

c) O Estado de Goiás necessita de pesquisas a respeito da sexualidade que envolvam questões relacionadas à idealização da beleza feminina. Já que as práticas estético-cirúrgicas, especificamente nas mulheres, ocorrem com muita freqüência na realidade social goiana merecendo uma maior investigação.

1.1)OBJETIVO GERAL

Neste subprojeto pretende-se investigar a sexualidade feminina orientada pelos valores estéticos de beleza presentes no contexto social dos estudantes de universidades públicas e privadas no Estado de Goiás.

1.2)OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1) Compreender as manifestações decorrentes de atuações dos atores sociais diversos para uma compreensão dos condicionantes que orientam os padrões de beleza da mulher, especificamente, na definição da estética corporal na sociedade goiana. Constatando os valores estéticos criados pela mídia que montam um modelo de beleza ‘ideal’ a ser seguido;

2) Analisar em prática, a relação entre formas corporais (aparência) com qualidades de ordem intelectual partindo de variáveis específicas do grupo estudado como: a classe social, estado civil, orientação sexual, local de moradia, etnia, área profissional, idade e outras instâncias sociais (família, religião...);

3) Compreender os fatores que propiciam às estudantes universitárias, a serem capazes de modificarem esteticamente o próprio corpo segundo crenças, ideais e satisfações coletivamente estabelecidos, de instituições de ensino público e privado, no Estado de Goiás;

MATERIAL E MÉTODOS

Não há dúvidas de que o principal desafio da pesquisa "Sexualidades de estudantes universitários: um estudo sobre valores, crenças e práticas sociais", assim como deste subprojeto, será a construção de uma abordagem metodológica que permita o acesso a representações sociais tradicionalmente marcadas pela censura, negação e fantasia, como são as relativas ao ideal de beleza feminino. Tais dificuldades constituem, inclusive, uma das causas do atraso relativo das pesquisas acerca da sexualidade desenvolvidas no Brasil. A partir de revisões bibliográficas que se encontraram em curso, bem como seminários e palestras assistidas, que foram o foco principal da etapa do trabalho, os temas objeto dos questionários e entrevistas estão sendo definidos e reunidos em instrumentos que serão sistematicamente pré-testados.

O interesse por investigar o conjunto de valores, crenças e práticas sociais de estudantes universitários, que dizem respeito à definição estética corporal feminina, implicará, também, a definição de amostras estatisticamente significativas. Os questionários e as entrevistas serão analisados a partir de uma compreensão interpretativa que valorize, concomitantemente, as dimensões quantitativa e qualitativa do universo pesquisado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Através de leituras das obras de autores como Rodrigues (1995), Queiroz & Emma (2000) e Sant´Anna (1995/2001), dentre outros, pudemos notar que no imaginário social, a beleza (feminina) está atrelada ao poder, ao glamour, ao bem-sucedido, a moda, ao efêmero, enquanto que a feiúra representa o repúdio, o definhamento, a incapacidade profissional e a outros fatores opostos ao status social.

Percebemos que, na mídia, os valores estéticos femininos idealizados por uma sociedade são enfatizados e exagerados pelo modismo. Na mídia impressa, por exemplo, catalogamos 42 (quarenta e duas) revistas relacionadas a dietas alimentares, à moda e ao embelezamento feminino em circulação na cidade de Goiânia. Já na mídia televisiva, não é necessário ser um especialista em beleza da mulher para perceber em novelas, filmes, propagandas, seriados, desenhos, etc a construção de atributos considerados ideais de beleza a serem seguidos pelas mulheres intimamente relacionadas à atratividade física, à sensualidade e ao prazer sexual.

No universo feminino, a beleza é um dos pontos fundamentais para compreendermos os valores sociais, políticos, religiosos, culturais, ideológicos, econômicos, estéticos, sexuais e morais de uma sociedade. Estes podem estar ligados ao sentimento de pertencimento das mulheres e talvez são os responsáveis pela expressão dos ideais de beleza femininos, sem deixar de lado também, fatores subjetivos dos indivíduos.

Na segunda etapa deste trabalho, novas leituras foram feitas sobre esse tema e disponibilizamos um tempo maior para a elaboração de um questionário adequado à nossa pesquisa. Nos detemos também ao levantamento de dados das universidades a serem investigadas que comporão nosso plano amostral para, posteriormente, aplicarmos o pré-teste. Caso ocorra dentro dos conformes previstos, iniciaremos a aplicação dos questionários o mais rápido possível para analisa-los e obtermos uma investigação científica precisa a qual nos propusemos.

CONCLUSÃO

Nossa pesquisa está em andamento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

QUEIROZ, Renato e OTTA, Emma. A beleza em foco: condicionantes culturais e psicobiológicos na definição da estética corporal. In: QUEIROZ, Renato (org). O Corpo Do Brasileiro: Estudos de Estética e Beleza. São Paulo: Editora SENAC, 2000.

RODRIGUES, José Carlos. O Tabu do Corpo. 2a. ed. Rio de Janeiro: Achiamé, XII, 174p. (Série Universidade Antropologia Social. 2) Tese (Mest) – UFRJ. MN. Prog. Pós- Grad. Antropol. Soc, 1995.

SANT’ANA, Denise Bernuzzi de. Corpos de Passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

______ . Cuidados de si e embelezamento feminino: fragmentos para uma história do corpo no Brasil. In: SANT’ANA, Denise Bernuzzi de (org). Políticas do Corpo . São Paulo: Estação Liberdade, 1995.

Fonte de Financiamento: CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).