CIDADE E AUTOMÓVEIS NA GEOGRAFIA URBANA DE CATALÃO
Pedro Ricardo Reis Filho
Graduando do Curso de Geografia UFG - CAC
Ronaldo da Silva
Prof. Ms. do Curso de Geografia UFG - CAC
Palavra chave: economia urbana, geografia econômica, veículos automotores.
Catalão é hoje a quinta cidade goiana no ranking de arrecadação de ICMS sendo um então um dos mais ricos e prósperos municípios do Estado. Ela tem indústrias mineradoras produtoras de fosfato e nióbio que investiram na cidade cerca de U$ 180,00 milhões entre 1999 e 2003. Ela conta também com a primeira montadora de automóveis da região Centro-Oeste (Mitsubishi Motors Company) e uma montadora de máquinas colheitadeiras (CAMECO) sendo que a primeira investiu cerca de U$ 200,00 milhões e a segunda U$ 100,00. Estes são apenas os investimentos mais visíveis mais comentados pela mídia, há ainda outros investimentos de várias empresas que seguem o rastro desses ou são frutos de outras motivações. A presente proposta de estudo, como indica o título, tem a ambição de se configurar como um trabalho de geografia econômica e urbana. O objetivo é debruçar sobre um dado visível nas ruas, mas ainda não investigado. Os sinais de riqueza da cidade não estão expressos apenas estatísticas oficiais e nas cifras crescentes da arrecadação municipal que saltou de uma média de R$1,8 milhão em 2000 para 4 milhões em 2004. Novos loteamentos e uma construção civil com prédios, materiais, tecnologia e arquitetura cada vez mais ousados, inovadores também atestam a nova fase econômica. Em Catalão, cidade que cumpre um papel de pólo regional no Sudeste Goiano os veículos são uma forte presença na economia urbana. No entanto, não se conhece de forma sistematizada o seu papel na geração de emprego, renda, impostos e lucros na cidade. O objetivo é resgatar a força econômica dos veículos na geração de emprego, renda e impostos na cidade. Muito embora os veículos se tornaram "vilões" da vida moderna e estudo de seu impacto na qualidade de vida de uma cidade, de seus usuários e não usuários possam ser estudados e devassados a partir dos mais diversos ângulos e perspectivas. Material e método - pretende-se levantar dados oficiais nos arquivos públicos e órgãos de arrecadação ligados ao setor de fiscalização e prestação de serviços aos proprietários de veículos. Alguns dados podem estar sistematizados e disponíveis e outros podem precisar de levantamentos em arquivos. Será necessário fazer questionários aos proprietários de diversos estabelecimentos de comercialização, prestação de serviços e manutenção de veículos. Algumas entrevistas com homens de órgãos e instituições públicas como prefeitura municipal, Detran-GO e Secretaria Municipal de Trânsito serão necessárias para que se tenha uma melhor compreensão do peso econômico dos veículos. E também, alguns proprietários de estabelecimentos que vendem e prestam serviços no ramo de veículos poderão ser entrevistados sobre o fenômeno da expansão dos veículos nas ruas e na economia da cidade. Diversas visitas a campo: órgãos públicos, instituições e empresas deverão acontecer ao longo da pesquisa. O trabalho de sistematização e interpretação dos dados será muito extenso. A interpretação dos dados será feita a luz do das forças econômicas e políticas privadas e públicas que na segunda metade dos anos 90 iniciaram um processo de produção em Catalão que catapultou a cidade a um dos maiores índices de arrecadação do Estado de Goiás bem como a constituição de um do melhores IDHs do território goiano. Resultados - o resultado esperado é produzir um conhecimento e trazer a tona um conjunto de dados que municiem o setor público na fiscalização e arrecadação e mesmo na elaboração de políticas públicas. Às pequenas empresas do ramo como algumas oficinas, autopeças e à outros empresários as informações poderão ser lhes úteis para o planejamento de suas atividades, melhoria da concorrência e o que poderia inclusive resultar na geração de mais empregos a partir das informações levantadas na pesquisa. Os órgãos públicos, possivelmente, já sabem da quantidade de veículos existentes e arrecadam os impostos dos mesmos e também das empresas que vendem manutenções e serviços. Falta porém um estudo sistemático que apresente por exemplo, a força geradora de emprego que o setor apresenta e a fornecimento de divisas na sobrevivência de muitas famílias de trabalhadores, pequenos e grandes empresários formais e informais que atuam na área. Saber a taxa de crescimento anual e histórico do crescimento do número de veículos na cidade não serve apenas para "engordar" os cofres públicos com recolhimento de impostos ou, para aumentar a prestação de serviços pelos agentes privados, serve também como alerta para a constituição de um trânsito melhor planejado, para o meio ambiente urbano e mesmo para o estímulo à melhoria dos transportes públicos. Tudo isso, no limite, apresenta não apenas um peso econômico mas tem relação direta com a qualidade de vida da cidade cujo interesse e planejamento é fundamental para o poder público. Considerações finais - esta pesquisa é necessária para revelar a força econômica dos veículos automotores e a sua relação na teia social da sobrevivência, empregos, renda, negócios e recolhimentos de impostos, que poderá ser uma ferramenta muito eficaz nas mãos de todos esses atores. Assim com todos os dados obtidos podemos relacionar desenvolvimento econômico da cidade com ampliação da frota de automóveis, manutenção dos mesmos, empregos e renda do setor e trânsito.
Referências bibliográficas
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