Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Letras

Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicionário eletrônico de formas verbais compostas do português do Brasil:

Tipologia das expressões construídas com o verbo ter

Projeto nº 37000006

 

 

 

 

 

 

Maria Cristina Morais de Carvalho

macri090@yahoo.com.br

Fone: 92239707

 

Prof. Dr. Oto Araújo Vale

(orientador)

otovale@yahoo.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Goiania

2004

 

 

Projeto de pesquisa

Dicionário eletrônico de formas verbais compostas do Português do Brasil

Plano de trabalho

Tipologia das expressões cristalizadas construídas com o verbo Ter.

Maria Cristina Morais de Carvalho

Resumo

Este trabalho é uma classificação dentro do aspecto sintático-semântico das expressões cristalizada construídas com o verbo ter. verificou-se em Vale (2001) que tais expressões são bastante complexas no que diz respeito as suas formações sintáticas e suas propriedades fossem analisadas. Para que esta análise tornasse satisfatória, utilizou-se a metodologia de Gross (1982) onde matrizes binárias são utilizadas para ressaltar as propriedades de cada grupo de expressão. Assim, vê-se que esse tipo de construção pode ser confundida com construções com verbo suporte e por isso, tais expressões foram divididas em 6 grupos.

Palavras-chave: expressões cristalizadas; verbo suporte; matrizes binárias

Introdução

Este projeto se inscreve dentro de um projeto maior que é o dicionário eletrônico de formas verbais composta do português do Brasil. Um bom número das formas verbais compostas foram listadas e classificadas em Vale (2001). No entanto, naquele trabalho não foram classificadas as expressões cristalizadas construídas com o verbo estar, ser, ficar, Ter, dar levar e fazer. No presente projeto, serão tratadas as expressões construídas com o verbo Ter.

Justificativa

Dado a relevância do verbo Ter e a grande quantidade de expressões cristalizadas que o contém, e a necessidade de dar prosseguimento ao estudo e tipologia estabelecidos por Vale (2001) – já que o trabalho citado não abordou tal verbo. Defende-se, então, a identificação dessas expressões levando em conta as propriedades sintático-semânticas de cada uma em particular. Desafio expressivo que contribui para a formação do dicionário eletrônico das formas verbais compostas do português do Brasil.

Dentre as 5500 expressões recenseadas por Vale (2001), havia cerca de 300 expressões construídas com o verbo Ter. essas expressões não entraram naquela classificação devido a sua grande produtividade e também ao fato das expressões com esse verbo sofrerem uma série de variações que apontavam para um trabalho específico. Por exemplo, é interessante notar que expressões construídas com o verbo Ter permitem muitas vezes sua comutação, com alguma distinção aspectual, com os verbos ficar e estar.

  1. Rui tem a cabeça no lugar
  2. Rui está com a cabeça no lugar
  3. No entanto, isso não ocorre com todas as expressões:

  4. Rui tem café no bule
  5. *Rui está com café no bule

esse fenômeno não parece ser previsível. Para verificar sua extensão, será necessário fazer a listagem das expressões construídas com esses verbos e olhar de perto suas propriedades sintáticas.

Arruda (1987) fez uma classificação com o verbo-suporte Ter para o português europeu. No entanto, ali não são tratadas as expressões cristalizadas. Faltam ainda trabalhos que tratem especificamente das expressões cristalizadas construídas com esse verbo.

Objetivos

  1. Fazer um levantamento e coleta das expressões construídas com o verbo Ter noPortuguês do Brasil
  2. Estabelecer uma tipologia dessas expressões
  3. Efetuar a classificação dessas expressões em matrizes sintático-semânticas.

Metodologia

A tipologia a ser estabelecida seguirá os princípios da teoria do Léxico-Gramática (Gross, 1975,1982). Para tanto, será levada em conta a estrutura de cada expressão em uma classificação feita em matrizes binárias. Nessas matrizes as linhas explicitam as expressões e as colunas as propriedades de cada expressão.

Resultados

De acordo com a teoria do Léxico-Gramática ( Gross,1982), as expressões coletadas foram divididas em 6 grupos, onde a estrutura sintática determinou a divisão entre esses grupos. Uma característica importante notada em todos eles é a presença do sujeito humano em todas as classes criadas:

(5)- Ana tem vista vários projetos de trabalho

(6)- Rui não tem segredos para Ana

Conclusão

No desenvolvimento deste projeto, algumas dificuldades surgiram no processo de classificação das expressões. A dificuldade em diferenciar expressão cristalizada e construção com verbo suporte levou a concluir que poucas expressões cristalizadas são construídas com o verbo ter. Apesar disso, esse pequeno número proporcionou resultados bastante produtivos, fazendo compreender melhor o aspecto sintático-semântico das expressões. A classificação aqui realizada é apenas preliminar e servirá para posteriores desdobramentos deste projeto.

Referências bibliográficas

ARRUDA, Lígia Maria de Melo- Contribuição para o Estudo das nominalizações com o verbo suporte Ter. Faculdade de letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, 1987 ( Dissertação de Mestrado)

GROSS, Maurice. Méthodes en syntaxe. Paris: Herman,1975

GROSS, Maurice. Une classification des phrases "figées" du français. Revue québécoise de linguistique, Vol. 11, n.2, p.151-185, 1982

VALE, Oto Araújo. Expressões cristalizadas do português do Brasil: uma proposta de tipologia. Araraquara, 2001. Tese (Doutorado)- Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2001.