Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia

Departamento de Ciências Sociais

Projeto mãe: Ação coletiva em sociedades em transformação: Para além dos modelos sociológicos dominantes e do Paranaíba

Título: Levantamento dos movimentos de ação coletiva na cidade de Goiânia nos anos 90 (sub-projeto de pesquisa) PIVIC/ CNPq 2003/2004

Autora: FONSECA, L. N.

E-mail:Luciana_nunesfonseca@yahoo.com.br

Orientador: Prof. Dr. Francisco Chagas E. Rabelo

E-mail: rabelo@fchf.com.br

 

Palavras-chave: Ação coletiva, Movimentos sociais

 

"Levantamento dos movimentos de ação coletiva na cidade de Goiânia nos anos 90", faz parte de uma pesquisa mais geral sobre ação coletiva em sociedades em transformação. O presente trabalho trata-se de um levantamento bibliográfico sobre movimentos sociais ocorridos em Goiânia nos anos 80, e também um levantamento das ações coletivas que compuseram a dinâmica social da década de 90.

Partimos, então, para a realização da pesquisa, das leituras de livros e periódicos que abordam a temática de ações coletivas, até avançarmos para a leitura e análise de dissertações de mestrado cujo propósito era obter elementos para a realização de um mapeamento das ações coletivas ocorridas em Goiás na década de 90. Todo esse processo ocorreu sob a orientação do Prof. Dr. Francisco Chagas Evangelista Rabelo por meio de seminários apresentados, semanalmente ao mesmo, e também a partir da produção de fichamentos devidamente corrigidos pelo professor.

Dado o objetivo principal dessa sub-pesquisa, o de ser um levantamento bibliográfico e um mapeamento dos movimentos sociais num determinado período, não há, portanto, uma conclusão de "mão" única ou aceitação de uma teoria ou outra como mais apropriada para análise dos movimentos de ação coletiva.

A conclusão a qual chegamos, na verdade, é justamente a de perceber que para cada tipo de dinâmica social, há uma teoria explicativa correspondente e embasada em um paradigma teórico, seja a que se inclui à sessão de estudos que compreendem as relações decorrentes dos processos econômicos e políticos locais da sociedade estudada, relacionando-as aos processos de mesmo cunho em nível global, demonstrando preocupação em articular os níveis macro e micro de análises sociais (reflexões baseadas nas de Touraine e Castells na década de 70) como fez Lauro Vasconcellos ao analisar o movimento de Santa Dica em sua dissertação de mestrado. Ou ainda a de corrente marxista, tendo Gramsci como autor mais influente das abordagens dos movimentos populares urbanos que tiveram a América Latina como palco durante os anos 70 e início dos anos 80 e ao que se pôde perceber, algumas análises dos anos 90 também cuja característica era abordar os movimentos sociais segundo os critérios da revolução da sociedade civil como fizeram Carneiro e Loureiro ao analisarem os movimentos de "Formoso e Trombas" e a "Luta do arrendo" respectivamente, também em dissertações de mestrado.

Entretanto em todas as abordagens das dissertações estudadas, os autores recorrem à metodologia de análise que consiste em tentar entender os movimentos sociais a partir da determinação estrutural do que os atores reinvidicam. Isso implica para os autores, captar nos movimentos suas perspectivas sua estrutura interna, suas contradições seus limites e possibilidades. Então como não poderia deixar de ser, os autores acabaram por relacionar os movimentos sociais pesquisados com a problemática econômica e política do capitalismo.

Até, enfim se chegar à análise do movimento do transporte alternativo ocorrido em Goiânia do período de 1997 até os dias de hoje. Este se encaixa num tipo de categoria de movimento social que busca fazer política a partir dos sindicatos e dos partidos, ocorrendo assim mudanças na forma de organização e representação dos seguidores em relação aos movimentos de Santa Dica, revolta camponesa de Formoso e Trombas e Luta do arrendo. Há no movimento do transporte alternativo em Goiânia, um novo equilíbrio de forças entre o Estado e a sociedade civil e no interior desta também.

.