A Utilização do Protocolo MIDI em Sistemas de
Aprendizado Musical via Computador
Orientador: Anselmo Guerra de Almeida anselmo@musica.ufg.br
Aluno: Diego Diogenes Dourado diogenesdourado@pop.com.br
Escola de Música e Artes Cênicas da UFG
Palavra chave: Educação musical, música computacional, protocolo MIDI
1. Introdução
A partir da década de 50, o uso de tecnologias digitais aliadas a área da música vem se desenvolvendo de maneira surpreendente e revolucionando a forma como os músicos compõem e executam suas obras. O surgimento do Protocolo MIDI em 1985 permitiu que diversos equipamentos e instrumentos musicais de diversos fabricantes pudessem ser conectados entre si para a troca de informações e executar trabalho em conjunto (ROADS 1996). Dessa forma muitas possibilidades e facilidades musicais foram criadas e o compositor poderia ter uma "orquestra virtual" a sua total disposição para a experimentação de seus trabalhos e assim ter um maior controle das idéias que ele deseja expressar. No entanto a tecnologia era cara e reservada somente as universidades de primeiro mundo.
A crescente queda dos preços dos equipamentos e instrumentos musicais eletrônicos e digitais proporcionou que mais músicos tivessem contato com a nova tecnologia, que foi deixando de ser exclusivamente de domínio acadêmico para estar também nas residências e estúdios. A criação do PC (Perssonal Computer) difunde o uso do computador e através do protocolo MIDI acontece a junção entre PC e instrumentos musicais eletrônicos/digitais (IMA 1983).
A partir de então, o MIDI passa a ser ferramenta essencial no trabalho de músicos seja em estúdios de gravação, produção de trilha sonora para vídeo e TV, composição em home studio, produção de paginas de internet, CD ROMs, DVDs e performance musical mista. A área de ensino musical também foi contemplada com softwares e materiais didáticos que promovem aprendizado através dessa tecnologia, foco este que será abordado e investigado neste trabalho.
Nesse sentido, o MIDI se constitui em um campo muito vasto de possibilidades. O presente projeto é relevante porque busca o desenvolvimento de novos métodos de ensino de música, contribuindo para a formação de professores melhor qualificados e eficientes no trabalho docente. Também busca o desenvolvimento tecnológico e estético.
2. Metodologia
Utilizando-se do metodo fenomenológico descritivo, a pesquisa se dará em quatro etapas:
Etapa A: Pesquisa bibliográfica
Será feito levantamento de publicações e softwares na área de computer music aliada ao MIDI, assim como também na área de educação musical e ensino via computador, analisando aqueles mais viáveis a aplicação em laboratório.
Etapa B: Pesquisa de laboratório: treinamento e análise de software
De posse dos possiveis programas será feito um estudo e treinamento dos mesmos averiguando as possibilidades tecnológicas e recursos. Serão também analisadas as vantagens, desvantagens,beneficios e contribuição dos mesmos no ensino de música.
Etapa C: Pesquisa de laboratório: Produção de software e repertório
Baseados na plataforma MAX (OPCODE 1995) e no protocolo MIDI, produziremos pequenos softwares exclusivos para o ensino de música que poderão comtemplar as sub-áres musicais de percepção auditiva, teoria musical, história da música, técnica instrumental, computer music e outros, interligando assim as áreas de cocmputação, música e educação musical. Também buscamos um melhoramento em relação aos softwares analisados na etapa B.
Etapa D: Comparação, análise e documentacao de resultados.
Serão compardos os softwares da etapa B com aqueles desenvolvildos por nos na etapa C, averiguando as vantagens e desvantagens de cada um bem como aqueles que demonstraram melhor rendimento no ensino de música. Será feita a documentação do repertório em escrita musical (partitura) e/ou CD ou áudio visual.
3. Resultados e Discussão.
O Projeto busca analisar através de experimentos o uso do computador aliado ao protocolo MIDI no ensino de musica detectando suas vantagens, desvantagens e aplicabilidade como alternativa e complemento ao ensino de musica tradicional.
Pretende-se a elaboracao de materiais didaticos como por exemplo pequenos softwares baseados em plataforma MAX voltados para o treinamento e ensino de conhecimentos musicais especificos como: treino auditivo, teoria musical, notacao musical, composicao musical, tecnica pianistica e etc.
Elaboracao e gravacao de repertorio didatico utilizando softwares sequenciadores (programas para gravacao de musicas com varios instrumentos) como por exemplo CAKEWALK e PRO TOOLS. E tambem elaboracao via programas arranjadores (composicao automatizada) como o THE JAMER. Essas gravacoes servirao de acompanhamento playback as performances desenvolvidas pelos alunos. (interacao homem-maquina).
Editar em CD ou em formato audio-visual a documentacao dos trabalhos desenvolvidos e tambem as partituras atraves de programas notadores (editor de partituras) compativeis com o MIDI (FINALE).
Esperamos comprovar que o ensino musical atraves do computador e consequentemente do MIDI torna o aprendizado mais atraente, dinamico e eficaz possibilitando o professor trabalhar habilidades e tecnicas voltadas tambem a musica comtemporanea ou eletroacustica. Queremos tambem contribuir para o desenvolvimento bibliografico e tecnologico da area de computer music nacional.
4. Referências Bibliográficas
ALMEIDA, Anselmo Guerra. Methodologies for Design and Evaluation of Interactive Musical Interfaces. Proceedings of JIC96 Brugge – Joint International Conference (IV Intern. Symp. On Systematic and Comparative Musicology and II Inter. Conf. On Cognitive Musicology), College of Europe: Brugge, Belgium, 1996.
BITENCOURT, Carla. S. et al. Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador. Revista Novas Tecnologias da Educação. Porto Alegre: CINTED-UFRGS, v.2, n.1, março, 2004.
GOHN, Daniel M. Auto-aprendizagem musical: Alternativas tecnológicas. São Paulo: Annablume, 2003.
IMA. MIDI musical instrument digital interfaces specification 1.0. Los Angeles: International MIDI Association, 1983.
MILETTO, Evandro M. Educação Musical Auxiliada por Computador: Algumas Considerações e Experiências. Revista Novas Tecnologias da Educação. Porto Alegre: CINTED-UFRGS, v.2, n.1, março de 2004.
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RIOS, Terezinha A. Compreender e Ensinar: Por uma docência de melhor qualidade. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2002
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. 3 ed. São Paulo: Unesp, 1991