Mercado de Trabalho e Mobilidade e Populacional no Município de Maurilândia, 1970-2004

RODRIGUES. A. P.C

papaulacr@yahoo.com.br

Bolsista PIVIC

CALAÇA. M

calaca@iesa.ufg.br

Orientador

Instituto de Estudos Sócio Ambientais

Palavras Chave: Modernização, Mobilidade populacional, Mercado de Trabalho

1- INTRODUÇÃO

O município de Maurilândia foi fundado no dia 14 de novembro do ano de 1963, através da lei de criação nº 4925 e possui uma área total de 395 Km quadrados a uma altitude de 450m. Se localiza na microrregião Sudoeste de Goiás à 17º 56’ 15" Sul e 50º 18’ 45". O município tem como rio principal o Rio Verdão, que banha vários municípios da região como Rio Verde .

Para compreender os processos que ocorrem no município é necessário fazer um resgate do processo de modernização pelo qual passou o Brasil e o mundo. Estas mudanças ocasionadas pelo capitalismo modificaram a agricultura e produziu uma nova dinâmica da população.

As políticas aplicadas no Brasil no decorrer de sua historia desde sua colonização, sempre incentivaram a concentração de terras. A forma de divisão do território, primeiramente em capitanias, e posteriormente, com a criação de leis como o estatuto sesmarial e a lei de terras - tiveram como conseqüência a atual concentração de terras, legitimaram assim o latifúndio.

O cerrado em suas grandes áreas planas mais propícias à mecanização, foi alvo da modernização ocorrida no Brasil, incentivado pelo baixo preço das terras e incentivos dados pelo governo. No estado de Goiás a região sudoeste do estado foi à região mais atingida por este processo de modernização.

A partir de 1970 percebe-se um intenso fluxo de pessoas em direção ao Estado de Goiás. Fator que traz uma reestruturação no quadro demográfico, de urbanização, estrutura industrial, emprego e renda.

O município de Maurilândia foi incorporado a este processo que a partir de 1970 incentivaram a incorporação de novos territórios para a produção agrícola, recebendo assim como toda a região sudoeste um grande fluxo migratório. Sendo assim faz-se necessário o estudo da mobilidade populacional e o mercado de trabalho no município relacionando estes com o processo de modernização da agricultura.

2 - MATERIAL E MÉTODOS

Para realizar estudos que relacionam os processos que ocorrem entre a modernização da agricultura e a mobilidade populacional decorrente deste processo é necessário compreender a reprodução do capital no território, sendo que este necessita de uma força de trabalho "livre" e "móvel" para o seu processo de acumulação.

As pessoas migram pela esperança de uma melhora da qualidade de vida. Esta migração se materializa no espaço que se reproduz de acordo com o tipo, causa, efeito, intensidade, ritmo e direção dessa migração. Esta relação de uso e ocupação do território cria uma nova configuração do espaço o modifica-o. Segundo Santos (1996) o homem acompanha a circulação, a produção, por uma necessidade de sobrevivência, para ele, "a residência, o lugar de trabalho, por mais breve que sejam, são quadros de vida que tem peso na produção do homem".

Foram feitas análises detalhadas dos dados dos Censos demográficos, assim como dos Censos agropecuários do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - esta que é a mais importante instituição pública de pesquisa do Brasil. Estas análises e interpretações são importantes para subsidiar o entendimento dos processos que ocorrem no município e na região. Uma outra fonte importante para subsidiar estas análises são os dados do anuário estatístico da SEPLAN-GO. .

3-RESULTADOS E DISCUSSÃO

O município de Maurilândia foi um dos Municípios abrangidos pelo processo de modernização da agricultura, e beneficiada com a nova política de integração nacional que atingiu toda a região sudoeste de Goiás e inserida segundo (Arrais, 2002) na chamada região metamorfoseada pelo capital. O Estado investe a partir de 1970 no sudoeste, através de políticas de incentivo a agricultura, créditos agrícolas, incentivos financeiros, política de preço mínimo, acesso a créditos facilitados por programas como o Polocentro. Além de toda política de incentivos o governo investe também em infra-estrutura, ajudando no processo de modernização da produção. O Município foi um grande receptor de migrantes devido este processo. Muitos dos que chegarão são da região nordeste do pais.

A soja é a principal cultura da região Sudoeste. No município de Maurilândia a soja é a segunda principal cultura. A cana de açúcar é o principal cultivo do município. Este município passa a cultivar a cana após o advento do Pró-Álcool. O programa foi implantado na Região Sudoeste do Estado, na década de 1970 e no Município de Maurilândia na década de 1980. Mesmo com o fim do programa o município é um dos maiores produtores de cana do Estado. Na região está o maior produtor de cana de Goiás, o município de Santa Helena de Goiás.

Toda a produção de cana de açúcar do município vai para a usina de álcool Vale do Verdão – Açúcar e Álcool S.A. Vários municípios da região produtores de cana de açúcar fornecem sua produção para a indústria. O Quadro de Funcionários da usina em sua maioria residem no município de Maurilândia.

É necessário a industria manter um corpo eficiente de trabalhadores nos três grupos de empregados, sendo que os trabalhadores ligados à administração e os operários industriais são trabalhadores de emprego "fixo", ao contrário dos trabalhadores agrícolas que apenas os operadores de máquinas tem "emprego garantido" a cada safra.

Os chamados bóias frias têm uma situação diferente. A cada safra são contratados para o plantio e colheita, pois o corte da cana ainda demanda muita mão de obra e são dispensados assim que acaba a colheita. Isto ocorre na safra de cana de açúcar assim como na safra de soja, que são as que mais empregam no município. Esta situação pode ser observada na, onde o número de trabalhadores admitidos é bem próximo ao número de trabalhadores demitidos, segundo o anuário estatístico no ano de 2004 foram 5257 contratados e 5888 demitidos. A cada safra são contratados diversos trabalhadores, muitos destes vem apenas para as safras e voltam para suas regiões após a colheita. Os estados do Nordeste são os principais fornecedores de trabalhadores Município que vem para se juntar à força de trabalho já existente no município.

A instalação da Perdigão no município de Rio Verde, atraiu um contingente de trabalhadores do município de Maurilândia, muitos qualificados com curso superior completo, muitos ao conseguirem emprego na indústria não se desligam do município pois a distância entre os dois municípios é pequena sendo fácil o deslocamento.

4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

O município de Maurilândia, assim como toda região Sudoeste de Goiás acompanha a dinâmica econômica imposta pelo capitalismo. A modernização da agricultura processo pelo qual passou o município, incentivou o fluxo migratório para o município. A implantação do pró-álcool é também um dos agentes de incentivo para o aumento deste fluxo migratório.

Observa-se que a mobilidade populacional assim como as relações de trabalho no Município acompanham os novos padrões impostos pelo modernismo. Indústrias como a Vale do Verdão e principalmente a Perdigão atraem um grande contingente de trabalhadores de todas as partes do País. Sendo grande parte destes não qualificados e quando não integrados a mão de obra agrícola – Bóias Frias -engrossam as filas de desempregados em busca de emprego.

5-REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ARRAIS, Tadeu Pereira Alencar.Goiás: novas regiões, ou novas formas de olhar velhas regiões. In: ALMEIDA, M.G. de Et alli (org.). Abordagens de Goiás: O natural e o social na contemporaneidade. Goiânia: IESA, 2002.

CALAÇA, Manoel. Modernização da Agricultura e as Transformações Sócio-Espaciais no Centro Sul do Estado de Goiás. Projeto final PIBIC – UFG. Goiânia, 2001.

CENSO DEMOGRÁFICO. Características da população e dos domicílios Resultado do Universo. Rio de Janeiro: IBGE, 1970/2000.

ESTEVAM, Luís. O tempo da transformação: estrutura e dinâmica da formação econômica de Goiás. Goiânia: Ed. do Autor, 1998.

SANTOS, Milton, SILVEIRA, Maria L.O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro. Record. 2001.

SANTOS. Milton, Metamorfose do espaço habitado. 4ª ed. São Paulo HUCITEC, 1996

SILVA, Mônica Cristina da. Mobilidade Populacional e Relações de Trabalho no Município de Rio Verde no Período de 1970 a 2000. Relatório final PIBIC – UFG. Goiânia, 2003.

ANDRADE, Manoel Correia de. Modernização e pobreza: a expansão da agroindústria canavieira e seu impacto ecológico e social. São Paulo : Ed. UNESP, 1994, 250p.

MOREIRA, Ruy. Formação do espaço agrário brasileiro. São Paulo : Brasiliense, 1990.

BECKER, Olga Maria Schild. Mobilidade Espacial da população: Conceitos, Tipologia, Contextos. In: Explorações Geográficas: percursos no fim do século. Iná Elias de Castro. Et alli (org.).

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DO ESTADO DE GOIÁS. SEPLAN, Goiânia, 2003.

Fonte financiadora: CNPq