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Título: Reutilização de Entulho em Pavimentos Flexíveis

Autores: MENDES, T.A.; REZENDE, L.R.

Unidade Acadêmica: Escola de Engenharia Civil

E-mail: thyaugustgyn@pop.com.br (bolsista); lrezende@eec.ufg.br (orientadora)

Resumo: O entulho reciclado pode apresentar várias características importantes quando utilizado em pavimentação. Nesse caso, o resíduo classe A da construção civil pode ser utilizado na forma de brita corrida ou em misturas com o solo na composição de sub-bases e bases de pavimentos flexíveis. No município de Goiânia, com a implantação do Programa de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil por meio de parceria realizada entre a Prefeitura e o Sindicado da Indústria da Construção no Estado de Goiás (SINDUSCON-GO), surgiu a necessidade de reaproveitar o entulho. Como primeira opção, foi executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Município (DERMU) uma pista experimental utilizando o entulho reciclado. Nessa pista, foi realizado um controle tecnológico com o apoio de FURNAS Centrais Elétricas, Universidade de Brasília e Universidade Federal de Goiás durante a execução por meio de ensaios de campo. Nesse trabalho são apresentados os resultados de ensaios realizados com o frasco de areia, densímetro nuclear e pressiômetro Pencel, bem como análises dos parâmetros obtidos no subleito argiloso e na base de entulho misturado com argila. No geral, observou-se a viabilidade técnica de utilização do entulho na estrutura de pavimentos flexíveis.

Palavras-chave: pavimentos flexíveis, entulho reciclado, pista experimental.

Introdução

A grande quantidade de entulho gerada no Brasil mostra que o desperdício de material é um fato relevante e que deve ser pesquisado. A deposição irregular de entulho ocasiona uma séria de problemas. Uma das alternativas capazes de minimizar os problemas é a utilização do entulho na execução de pavimentos. Assim sendo, no município de Goiânia, visando solucionar os problemas já relacionados e atender a Resolução 307 (CONAMA, 2002), foi executada uma pista experimental utilizando o entulho proveniente da construção civil em sua camada de base. Esse trabalho visa apresentar alguns parâmetros determinados durante a execução dessa pista.

Metodologia

A pista experimental está localizada na cidade de Goiânia na Rua dos Ciprestes no bairro Mansões Bernardo Sayão e terá a função de acesso de caminhões para a Central de Abastecimento (CEASA). Essa via foi executada pelo DERMU e os estudos foram desenvolvidos por meio de parceria entre a Prefeitura de Goiânia, Universidade Federal de Goiás, Universidade de Brasília e Furnas Centrais Elétricas.

Inicialmente, todo material foi estudado por Silva (2004) no Laboratório de Solos de Furnas Centrais Elétricas. Por meio da realização de ensaios de caracterização, compactação, expansão e CBR, foram identificadas as características do solo local e definidas as granulometrias e porcentagens de misturas solo-entulho. Durante a execução da pista, vários ensaios de campo foram realizados. Para esta pesquisa foram analisados os dados obtidos por meio da realização de ensaios pressiométricos, frasco de areia e densímetro nuclear.

Resultados e Discussões

Nos furos verticais foram obtidos os parâmetros medidos da direção horizontal. Como principais resultados tem-se:

Nos furos horizontais tem-se que:

Foram comparados os parâmetros pressiométricos obtidos nos furos verticais e horizontais. Verificou-se que tanto no material mais fino (argila) como no granular (entulho), para uma mesma faixa de valores de Epv, tem-se uma grande variação de Eph, mostrando a anisotropia das camadas do pavimento flexível.

Comparando-se os valores dos módulos com os pesos específicos para a base de entulho, pode-se observar tendência de redução do módulo horizontal com o aumento de g d, independentemente do ensaio realizado (densímetro nuclear ou frasco de areia).

Conclusões

Com os resultados apresentados nesse artigo pode-se constatar que:

Referências Bibliográficas

CONAMA. Resolução CONAMA nš 307, de5 de julho de 2002. Site da internet: www.pbqp-h.gov.br/destaques/documentos.htm

SILVA, A.L.A. Aplicação de Resíduos Sólidos da Construção Civil em Base e Sub-base de Pavimentos. Trabalho de Conclusão do Curso de Infra-Estruturas de Vias. CEFET-GO, Goiânia, GO, 2004, 210p.

Fonte de Financiamento: Bolsa de iniciação científica CNPq.