Analise Estrutural de derivados de Enaminonas com Potencial atividade antibacteriana

CARDOSO, L.X.; LARIUCCI, C.; VENCATO, I.

Instituto de Física

fiseandro@yahoo.com.br - lariucci@if.ufg.br

 

Resumo: As enaminonas são uma classe de compostos orgânicos que possuem potencial atividade biológica. Os parâmetros do cristal são determinados por difração de raios X. Este trabalho teve como objetivo obter monocristais de substâncias orgânicas, tais como Enaminonas, para cristalizar os compostos usamos substâncias sintetizadas pelos pesquisadores do Instituto de Química da UFG e utilizamos a técnica de evaporação lenta, e depois de cristalizados, foram enviados ao Instituto de Física da USP de São Carlos, para a coleta de dados difratométricos, a amostra RMT-4 de fórmula molecular C21H24N3O2 estudada neste projeto teve seus dados cristalográficos coletados com difratômetro CAD4, os dados foram analisados no Instituto de Física da UFG e observou-se que a amostra era uma guanidina com isômero Z que foi dirimida via raios X ,através da difração de raios x e sua avaliação sobre potencial atividade biológica, foram obtidos os seguintes parâmetros cristalográficos da amostra, Sistema cristalino monoclínico, grupo espacial P21/n, a = 16.660(3), b = 9,942(3) , c = 24.601(2) Å , a = g = 90° b = 108.80(1)° , V = 3875(1) Å3, Z = 8 moléculas/cela, dc = 1.207Mg/m3, a estrutura foi resolvida utilizando o pacote de softwares WINGX. A atividade biológica da amostra foi testada através do teste bioautografia e apresentou significativa atividade contra os seguintes microorganismos: Micrococus luteus ATCC 9341, Staphilococus aureus ATCC 29737, Escherichia coli ATCC 8739 Bacillus subtilis ATCC.

Palavras-chave: Enaminona, Atividade Biológica, Raios x

Introdução: Neste trabalho foi utilizada a técnica da difração de raios x para determinar a estrutura cristalina de monocristais de enaminona com potencial atividade biológica, obtidos através da técnica da evaporação lenta, também foram utilizados softwares básicos para a resolução de estruturas cristalinas no sentido de aprendizado, as propriedades biológicas foram analisadas através do método denominado bioautografia.

Metodologia: As amostras utilizadas foram obtidas através da evaporação lenta que consiste em dissolver a substância em clorofórmio e colocá-la em um recipiente fechado com uma agulha em sua tampa, de maneira que a solução evapore de forma muita lenta, fazendo com que diminua a formação de núcleos cristalinos nas paredes do recipiente, este processo dura em média uma semana e meia.

Trabalhamos com o WinGX, (Kuznetsov, et al, 1999), que é um pacote de softwares em ambiente Windows, que possui recursos para resolver, refinar e analisar estruturas de pequenas moléculas, através de dados obtidos por difração de raios X.

O teste denominado bioautografia realizado pelos pesquisadores do Instituto de Química da UFG, consiste em dissolver a amostra em um solvente adequado e depositá-la sobre uma placa de Petri esterilizada, após a total eliminação dos solventes e esterilização em lâmpada ultravioleta, estas placas são colocadas em capela e nelas é depositado o microorganismo em questão, após 24h de incubação, as placas são reveladas através de uma solução aquosa onde os pontos onde ocorre crescimento de microorganismos apresentam uma coloração escura e onde não houve, observa-se um halo incolor.

Resultados e discussão: Foi obtido o monocristal (RMT-4), C21H24N3O2, um derivado da guanidina (a acilguanidina pode ser vista como um aza-análogo de enaminonas, pois contém uma conjugacão do tipo N-C=N-C=O). Através da técnica evaporação lenta, o fato da amostra não ser um enaminona não inviabilizou o seu estudo através da difração de raios x, ela possui formato prisma, transparente e com as sequintes dimensões 0,13 x 0,35 x 0,37 mm, e teve seus dados cristalográficos coletados com difratômetro CAD4, no instituto de Física da USP de São Carlos, com feixe de CuKa de comprimento de onda λ = 0,71073 Ǻ, a amostra apresentou 7834 reflexυes, sendo 6853 únicas e 5065 observadas [I > 2σ (I)], foram obtidos os seguintes parâmetros cristalográficos da amostra, sistema cristalino monoclínico, grupo espacial P21/n, a = 16,660(3), b = 9,942(3), c = 24,601(2) Å, a = g = 90° , b = 108,80(1)° ), V = 3857(1) Å3, Z = 8 moléculas/cela, dc = 1,207mg/m3, Rint = 1,5%, a interpretação dos dados cristalográficos foi feita através do pacote de softwares WINGX para resolução de estruturas de pequenas moléculas através de dados de difração de raios X.

A amostra RMT-4 teve uma significativa atividade biológica contra os seguintes microorganismos: Micrococus luteus ATCC 9341, Staphilococus aureus ATCC 29737, Escherichia coli ATCC 8739 e Bacillus subtilis ATCC 6633, e também a formação da ligacão de hidrogênio intramolecular do tipo N-H...O é uma condicão favorável para que esta substância tenha atividade anticonvulsivante e antibacteriana. Os resultados deste trabalho são compatíveis com os apresentados por Vencato, I et al 2004.

Conclusões: A amostra trabalhada neste projeto, RMT-4, que é um derivado da guanidina, apresentou bons resultados na coleta de dados através do difratômetro CAD4, a partir dos quais foi possível obter os dados cristalográficos mencionados no item anterior. A estrutura cristalina foi elucidada utilizando o software WINGX e seus resultados foram comparados com vários resultados conhecidos, tais como Napolitano, et al (2001); Cunha, et al (2002), Lariucci, et al (2003). Além disso, os resultados Cristalográficos deste projeto foram apresentados no XVII encontro de Física da Matéria Condensada (Lariucci et al, (2004)), os testes biológicos também apresentaram bons resultados.

Referências bibliográficas:

Cunha, S., Rodovalho, W., Azevedo, N.R., Mendonça, M.O., Lariucci, C., Vencato, I. 2002, J. Braz. Chem. Soc., Vol. 13, Nº 5, 629-634.

Kuznetsov, M.L., Bel’sky,. V.K., Dement’ev, A.I, Zaitsev, B.E. , Lokshin, B.V, Zhornik, V.V., 1999, Izv.Akad.Nauk SSSR, Ser.Khim. (Russ.) (Russ.Chem.Bull), 1286.

Lariucci, C., Lima, K.A.P., Vencato, I., 2003, XVI Reunião da Sociedade Brasileira de Cristalografia, São Carlos, SP, 39.

Lariucci, C., Vencato, I., Napolitano, H., Oliveira, S.M., Cunha, S. Oliveira, C., 2004, XXVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, Poços de Caldas, MG. 293.

Napolitano, Hamilton Barbosa, Dissertação apresentada ao Instituto de Física, Universidade Federal de Goiás, do título de Mestre em Física,2001.

Vencato, I; Lariucci, C; Oliveira, C. M. A.; Kito, L; Nascimento, C. A. (2004) ACTA Cryst. 01023-01025.

Órgão financiador: CNPQ