ANÁLISE DO PROCESSO CONSTRUTIVO DE BARRAGENS COM CONCRETO COMPACTADO COM ROLO "CCR", NO ESTADO DE GOIÁS

AUTORES: PEREIRA, F. S.; E VARGAS, C. A. L..

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL

E – MAIL: ENGSPFLAVIO@HOTMAIL.COM e cvargas@eec.ufg.br

PALAVRAS CHAVE: GEOTECNIA, FUNDAÇÃO, BARRAGEM, CCR.

  1. intodução
  2. Em busca de barragens mais esbeltas, mais resistentes e de execução mais rápidas do que as de solo e de enrocamento surgiram as barragens em concreto. Conforme o surgimento das tecnologias pode–se citar como os cincos (05) principais: Pedra argamassada, Concreto ciclópico, Concreto convencional em Concreto convencional em camadas estendidas e Concreto Compactado com Rolo – CCR.

  3. OBJETIVOS
  4. Os objetivos deste trabalho visam analisar e acompanhar os processos construtivos em Concreto Compactado com Rolo "CCR", da Barragem do Ribeirão João Leite e comparar as vantagens e desvantagens da construção de uma Barragem em CCR, com relação a uma Barragem de Terra e enrocamento, com os processos construtivos tradicionais para barragens de Terra e enrocamento.

  5. METODOLOGIA
  6. Em nosso trabalho foi utilizado o acompanhamento em campo do processo construtivo da barragem do João Leite, e também fazendo correlações com os processos didáticos encontrados na literatura.

    1. aNALISES COMPARATIVAS

Levando em conta os estudos existentes, desenvolvidos pela Geotécnica em 1982 e pela Hidroconsult em 1988/89 e considerando a experiência acumulada nos últimos anos na execução de barragens de concreto compactado com rolo (CCR) foram analisadas três concepções para o barramento em questão: Barragem de terra (maciço terroso zoneado) com vertedor tipo tulipa, barragem de concreto compactado com rolo (CRR) com vertedor livre central (cujo processo construtivo foi acompanhado em campo) e barragem de terra (aterro homogêneo) com vertedor livre lateral. A seguir são apresentadas as três alternativas analisadas:

O maciço da barragem é do tipo zoneado, constituído por compactação de solo com pedregulho (tipo "randon") nos espaldares de montante e jusante e solo argiloso na região central do maciço, formando um núcleo impermeável,

As águas infiltradas no maciço serão captadas por um sistema de drenagem interno, constituído por um dreno vertical de areia implantado na interface do núcleo com o material "randon" do espaldar de jusante, interligando a um tapete horizontal drenante assentado sobre o terreno de fundação regularizado do maciço.

Face às características de permeabilidade do terreno de fundação e ombreiras, onde se apoiará o maciço, foi adotada a solução de trincheira vedante ("cut off"), implantada sob o núcleo impermeável, escavado no solo residual/saprolito até o topo da rocha sã. Resultando em uma altura máxima de 52,5 m e Volume do maciço de 1.670.000 m3

A alternativa 2 representa a solução de execução da barragem em concreto compactado com rolo (CCR), técnica que se está consolidando nos últimos anos e que vem sendo utilizada de forma crescente em função das vantagens que apresenta em determinadas situações. Resultando em uma altura máxima de 55,5 m e Volume do maciço de 295.000 m3

A alternativa 3 representa a solução de um maciço de terra, tipo aterro compactado, homogêneo, com vertedor lateral na ombreira direita.

Em relação ao maciço, exceto pelo fato do material ser homogêneo, valem as considerações efetuadas na alternativa 1. Resultando em uma altura máxima de 52,9 m e Volume do maciço de 174.000 m3

    1. aspectos construtivos

O CCR é um concreto que em estado fresco suporta o peso de um rolo compactador vibratório para obtenção do adensamento e da compacidade requerida do concreto (FURNAS, 2002).

O processo construtivo e critérios de projeto da Barragem João leite em CCR, são abordados com aspectos relevantes com relação:

  1. resultados e discurssão
  2. Com relação aos aspectos Construtivos, as alternativas 1 e 3, conforme descrito, representam soluções de maciço terroso, apresentando portanto características similares em termos do maciço da barragem e tomada d’água.

    No caso da alternativa 1, para o aterro dos espaldares (material "randon"), as coberturas coluvionáres e os saprólitos dos espigões de quartzitos podem fornecer o material nas bitolas desejadas.

    Apesar de dimensionada para um período de retorno de 50 anos, o risco de danos durante a construção, é muito maior que na alternativa em CCR.

    A Alternativa 2, representa a solução em concreto compactado com rolo (CCR) e é a alternativa mais vantajosa sob o aspecto construtivo. A solução em CCR envolve volumes menores de escavação e maciço e conseqüentemente de pessoal e equipamentos.

  3. conclusão
  4. Portanto a Alternativa 2 – Barragem de Concreto Compactado com Rolo representa a solução mais vantajosa para a Barragem do João Leite (Figura 01), tendo em vista principalmente os aspectos relacionados a: (i) Custos de implantação e (ii) Prazo de execução das obras;

    Figura 1: Barragem João Leite - Seção típica.

  5. referencias bibliograficas
  6. ADRIOLO, FRANCISCO RODRIQUES (1998). The User of Roller Compacted Concrete. Oficina de Textos, pp 554.

    MASSAD, FAIÇAL (2003). Obras de Terra. Oficina de Textos, pp 170.

    RICARDO, HÉLIO DE SOUZA e CATALANI, GUILHERME (1990). Manual Prático de Escavações – Terraplenagem e Escavação em Rocha. Pini, pp 668.

    PINTO, CARLOS DE SOUSA (2000). Curso Básico de Mecânica dos Solos. Oficina de Textos, pp 247.

    LUMANS ENGENHARIA E REPRESENTAÇÕES LTDA (2003). - Barragens de Concreto Compactado com Rolo (CCR), São Paulo - SP - Brasil , http://www.lumans.com.br/barragenccr.htm.

    FURNAS, CENTRAIS ELETRICAS S/ª

  7. fonte de financiamento

CNPQ / UFG