Visualização de Informações: Facilitando Interpretações de Dados

VAZ, F. R.; CARVALHO, C. L. de

Instituto de Informática

frosa@inf.ufg.br - cedric@inf.ufg.br

Resumo: A tendência observada atualmente aponta para uma acumulação crescente no número de dados presentes nos Bancos de Dados das diversas instituições. Verdadeiras "riquezas" de informações encontram-se ocultas neste emaranhado de dados, pois a identificação e interpretação destas informações são tarefas de difícil percepção humana, logo um novo caminho deve ser seguido para representação desta variedade de dados. A Visualização de Informações surgiu a partir deste novo problema enfrentado. Tornaram-se necessárias novas maneiras de visualizar e obter os dados. O principal objetivo das ferramentas de Visualização de Informações consiste em apresentar, de maneira clara e objetiva, dados, para possíveis interpretações relevantes. Tal tarefa pode ser realizada utilizando-se de formas, cores, imagens, entre outros aspectos que valorizam e facilitam a compreensão. O projeto foi desenvolvido baseando-se em diversas técnicas, levando em conta as características envolvidas para obtenção de uma boa visualização, além de ferramentas já existentes, de sucesso comprovado, tais como: TreeMap e News Map, ambas apresentando os dados de maneira a facilitar a interpretação humana. A ferramenta gerada neste projeto, utilizando-se da linguagem de programação Java, possibilita verificar as características principais na criação de uma visualização efetiva para um conjunto grande de dados. Pode ser observado no programa desenvolvido, que tamanhos e cores dos objetos proporcionam uma identificação e interpretação das informações, pois são características de fácil percepção da visão humana.

Palavras-Chave: visualização de informações, dados, interação, informação

Introdução: O excesso de informações é o principal problema encontrado para a análise e compreensão dos resultados obtidos na aquisição de uma grande quantidade de dados. Uma maneira de solucionar e facilitar o trabalho na visualização de dados é utilizar técnicas de Visualização de Informações, reunindo milhares de dados em uma imagem, revelando padrões ocultos. Estes métodos permitem ao usuário uma verificação visual melhor e mais compreensível, abstraindo os detalhes, sem prejuízo à compreensão do problema e organizando o conjunto de instruções, fazendo com que a representação dos dados alcance seu verdadeiro objetivo, informar. A Visualização de Informações é caracterizada pela necessidade do projetista de criar uma forma para transformar dados em uma representação gráfica. Esta representação deve expressar importantes propriedades dos dados e expressar como diferentes itens estão relacionados entre si [6]. Facilidade na interpretação e identificação de uma determinada informação foram os objetivos principais no desenvolvimento da ferramenta explanada neste projeto. O projeto desenvolvido foi inteiramente baseado nas especificações para obtenção de uma visualização efetiva, dotada de uma boa interação com o usuário, possibilitando selecionar um determinado dado e visualizar informações mais detalhadas sobre este.

Material e Métodos: A Visualização de Informações, com suas técnicas e propriedades que caracterizam uma boa visualização, foi estudada a fundo, de modo a possibilitar a comparação e a escolha de características importantes na implementação deste projeto de pesquisa. As bibliografias apresentadas colaboraram para um melhor entendimento da área de Visualização de Informações, além de demonstrar alguns exemplos já existentes, de sucesso comprovado. Baseando-se nos projetos TreeMap [1] e NewsMap [10] foi desenvolvida uma nova ferramenta gerada com a linguagem de programação Java, possibilitando visualizar e interpretar dados de maneira mais simples e rápida. No final do projeto foram produzidos a documentação e relatório final, explicitando o desenvolvimento do programa gerado.

Resultados e Discussão: Posteriormente ao estudo detalhado dos conceitos de Visualização de Informações, foi possível criar um protótipo com as características principais para a geração de uma visualização efetiva, de modo a facilitar a obtenção e interpretação das informações. O programa desenvolvido foi nomeado de [FVR] FabulousVisualRepresentation (Fabulosa Representação Visual). O nome diz tudo, a representação dos dados apresenta-se de maneira tão simples e intuitiva que a observação, por parte do usuário, dos dados, é realizada de modo mais rápido e concreto que outras visualizações mais tradicionais. Fatores que afetam diretamente à visão foram explorados para tornar a visualização de uma grande quantidade de informações, uma tarefa mais singela, com uma perda menor de tempo na identificação de uma informação precisa.

Conclusões: Analisado o problema, das grandes quantidades de dados presentes em diversas instituições, e discutidas possíveis soluções, foi desenvolvida a aplicação [FVR] FabulousVisualRepresentation, que facilita e muito o trabalho do usuário na obtenção de informações relevantes e precisas. A visão, sentido humano de percepção rápida, é explorada de modo a tornar a representação dos dados algo mais simples e interpretável. Apesar da aplicação criada receber como entrada somente arquivos contendo gravações de objetos da classe Arquivo, isto não impede que uma futura implementação utilize banco de dados. Isto tornaria a aplicação um poderoso instrumento de visualização das informações "escondidas" no banco de dados de empresas e instituições. Trabalhos futuros que adicionem mais funcionalidades a esta aplicação e explorem outras áreas tais como a internet, são bem vindos, e podem ter como ponto de partida o software desenvolvido neste projeto. O objetivo principal, que era visualizar as informações de um conjunto de dados de maneira clara e concisa, foi alcançado com sucesso, servindo de motivação para geração de mais programas de visualização nesta nova e crescente área de estudo que é a Visualização de Informações.

Referências Bibliográficas: 1. BEDERSON, B.B., SHNEIDERMAN, B., WATTENBERG, M. Ordered and Quantum Treemaps: Making Effective Use of 2D Space to Display Hierarchies ACM Transactions on Graphics (TOG), 21, (4), October 2002, 833-854. 2. CLEVELAND, W. S., MCGILL, R. An experiment in graphical perception. International Journal of Man-Machine Studies, 25(5):491–500, November 1986. 3. FREITAS, C. M. D. S., WINCKLER, M. A., LUZZARDI, P. R. G., PIMENTA, M., NEDEL, L. P. Data usability Issues in Information Visualization Applications. In: WORKSHOP ON SPATIAL DATA USABILITY, 2001, Wageningen. Workshop on Spatial Data Usability. Wageningen, Holanda: Center for Geo-Information, 2001. v. 1, p. 1-1. 4. HOLMQUIST, L. E. Focus+Context Visualization with Flip Zooming and the Zoom Browser. In: EXTENDED ABSTRACT OF CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTER SYSTEMS, CHI, 1997. Proceedings ... New York: ACM Press, 1997. p.263-264. 5. LAMPING, J., RAO, R., PIROLLI, P. (1995) A focus+context technique based on hyperbolic geometry for visualizing large hierarchies. In Proceedings of the Conference on Human Factors in Computing Systems, 1995, 401-408. 6. LUZZARDI, P. R. G. Critérios de Avaliação de Técnicas de Visualização de Informações Hierárquicas. Porto Alegre, UFRGS. Tese de Doutorado, 2003. 7. MACKINLAY, J. D., ROBERTSON, G. G., CARD, S. K. (1991). "The Perspective Wall: Detail and context smoothly integrated", Proc. of CHI '91, New Orleans, April, pp. 55-62,173-179. 8. MACKINLAY, J. D. Automating the design of graphical presentation of relational information. ACM Transactions on Graphics, 5(2):110–141, April 1986. 9. SPENCE, R., APPERLEY, M. D. Data Base Navigation: An Office Environment for the Professional. Behaviour and Information Technology,1(1): 43-54, 1982. 10. WESKAMP, M. News Map. Disponível em: http://www.marumushi.com/apps/newsmap/index.cfm. Acessado em 5 de ago.

Órgão Financiador: CNPq