EFEITO DE PRODUTOS QUÍMICOS E NATURAIS SOBRE A POPULAÇÃO DO NEMATÓIDE Pratylenchus sp. NA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum sp.).

 

OLIVEIRA, F. S.; REIS, A. J. S. & ROCHA, M. R.

 

INTRODUÇÃO

 

Várias espécies de fitonematóides já foram registradas no Brasil associadas às raízes de cana-de-açúcar. Dinardo-Miranda et al. (2003) estimam que na cultura da cana-de-açúcar os danos causados pelos fitonematóides sejam superiores a 20% da produção. Estes danificam o sistema radicular das plantas chegando a comprometer a absorção de água e nutrientes e, conseqüentemente, o seu desenvolvimento. Considerando estes aspectos, o presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência de produtos químicos e naturais no controle de nematóides do gênero Pratylenchus na cultura da cana-de-açúcar sob condições de Cerrado no Estado de Goiás.

MATERIAL E MÉTODOS

 

O trabalho foi realizado no Laboratório de Nematologia da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, GO, e nos campos experimentais da Usina Jalles Machado S/A, localizada no município de Goianésia, GO.

O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 5 x 2, com cinco repetições. Os tratamentos foram compostos pelo arranjo de cinco tratamentos (testemunha, abamectim 0,5 L.ha-1, abamectim 1,0 L.ha-1, óleo de nim 1 L.ha-1, aldicarb 150G 12 kg.ha-1), com e sem a aplicação de torta de filtro na dosagem de 30 t.ha-1.

Avaliações do efeito dos tratamentos sobre a população de Pratylenchus sp. foram feitas aos 2, 4, 6 e 8 meses após o plantio, além da avaliação de produtividade ao final do primeiro ciclo da cultivar RB835486. Para a extração dos nematóides foi utilizado o método da Flutuação e Centrifugação proposta por Jenkins (1964) e o da maceração rápida. Os dados obtidos de população do nematóide no solo e nas raízes foram transformados em (log x+1) e submetidos à análise de variância. Para a comparação de médias foi utilizado o teste Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Para avaliar a distribuição populacional dos nematóides no solo e nas raízes, plotou-se os resíduos da análise de variância em função da localização espacial das parcelas experimentais.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Entre as espécies de nematóides de importância econômica para a cana-de-açúcar, a espécie Pratylenchus sp. foi a que predominou na área  experimental. Observou-se que os tratamentos nematicidas tiveram efeitos significativos aos 2, 4 e 6 meses após o plantio. Em todas estas 3 épocas, as parcelas que receberam tratamento com aldicarb na dose de 12 kg.ha-1 apresentaram uma menor população de Pratylenchus sp. quando comparados com os outros tratamentos. Em alguns casos observou-se que parcelas que receberam tratamento nematicida apresentaram população de Pratylenchus sp. maior que nas parcelas testemunhas. Exemplo disso, ocorreu aos 4 meses após o plantio com a aplicação de óleo de nim e de abamectim na dose de 0,5 L.ha-1 e também aos 6 meses após o plantio com a aplicação do óleo de nim e abamectim na dose de 1,0 L.ha-1.

Nas três primeiras épocas, embora não tenha havido interação significativa, os tratamentos que receberam aldicarb sempre apresentaram menor população de Pratylenchus sp. nas raízes, quando houve adição de torta de filtro no solo. Entretanto, o tratamento com aldicarb não resultou em incremento de produtividade. Não foi possível observar nenhum efeito do nematicida abamectim. A época em que foi feita a aplicação do produto no experimento, foi uma época em que a umidade do solo já estava muito baixa, o que deve ter prejudicado o efeito do produto.

 Considerando que os índices populacionais da testemunha foram, em algumas épocas, numericamente inferiores aos dos tratamentos com oléo de nim, não foi possível caracterizar de modo consistente os efeitos deste tratamento no controle do nematóide. Embora, as observações nematológicas do presente estudo não tenham permitido uma avaliação adequada do efeito do óleo de nim, em outros trabalhos tem se verificado a eficiência de subprodutos do nim na redução de populações de nematóides (Siddiqui & Alam, 1985; Mojunder & Mishhra, 1995; Saxena & Musabyana 1999).

Maiores produtividades foram observadas com a aplicação da torta de filtro. Verificou-se que a torta contribuiu para incrementos de produtividade de, em media, 10 t.ha-1. E importante observar que, mesmo a torta tendo exercido efeito sobre a população do nematóide somente em uma das épocas, ainda assim, foi observado incremento significativo na produtividade. Pode ser, portanto, que o efeito da torta de filtro tenha sido mais em função da melhoria nutricional da planta, o que concorda com resultados obtidos por Novaretti & Nelli (1985) e Dinardo-Miranda et al. (2003a).

Dentre os fatores que podem ter sido responsáveis por não se detectar diferenças entre os tratamentos, destaca-se a distribuição de forma não aleatória dos nematóides em populações naturais no campo.

Uma alternativa para solucionar o problema seria por meio da adoção de métodos estatísticos de análise mais flexíveis e menos restritivos, no qual a informação da posição da parcela é levada em conta, tanto na estimação dos efeitos, quanto nos testes de hipóteses. Diante disso, sugere-se que estudos mais aprofundados sejam realizados visando um melhor ajuste de modelos estatísticos para avaliação de populações de nematóides em condições de campo.

                               

                                 

                                      CONCLUSÕES

 

Dentre os produtos testados apenas o aldicarb apresentou eficiência no controle de Pratylenchus sp. A torta de filtro não apresentou efeito nematicida, mas contribuiu para incrementos de produtividades de 10 t.ha–1.

 

                                                        

 

REFERÊNCIAS

Dinardo-Miranda, L.L., GIL, M. A., Menegatti, C. C. 2003. Danos causados por nematóides à variedades de cana-de-açúcar em cana planta. Nematologia Brasileira, Piracicaba, 27(1):.69-73.

Dinardo-Miranda, L.L., GIL, M. A., Menegatti, Garcia, V. 2003a. Efeito da torta de filtro e de nematicida sobre infestações de nematóides e a produtividade da cana-de-açúcar. Nematologia Brasileira, Piracicaba, 27(1):61-67.

Jenkins, W.R. 1964. A rapid centrifugal-flotation technique for separating nematodes from soil. Plant Disease Reporter. Beltsville, v.48, n.9, p.992.

Mojunder, V. & Mishhra, S. D.1991. Effect of aqueous extracts of nim seed on hatchability of eggs and penetrability of hatchet juveniles of Meloidogyne incognita into root of mungbean. Current Nematology, 2: 27-34

Novaretti, W.R.T & Nelli, E.J.1985. Use of nematicide and filtercake for control of nematodes attacking surgane, in São Paulo State. Nematologia Brasileira, Piracicaba, 9: 176-84.

Saxena, R. C & Musabymana, T. 1999. Efficacy of Nim Seed Derivatives against Nematodes Affecting banana. Phytoparasistica, n.27, v. 1, p. 43-49.

Siddiqui, M. & Alan M. M. 1985. Evaluation do nematicidal properties of different parts of margosa e persian lilac. Nim Newsletter, 2(1): 1-4.