Testes de eficácia sobre fêmeas ingurgitadas de Boophilus microplus com compostos e fungos isolados de Melia azedarach.

 

  SOUSA, L.A.D.1 ; SOARES, S.F.1; SILVA, N.F.1 ; BORGES, L.M.F.2,  FILHO,E.P.3

 

1-Acadêmica de graduação do curso de Medicina Veterinária

2- Profa Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública

3-Departamento de Química da UFSCAR

 

Palavras chaves:Boophilus microplus, controle, Melia azedarach

 

Resumo: O Boophilus microplus é a principal espécie de carrapato de bovinos de várias partes do mundo, incluindo o Brasil, causando prejuízos de cerca de U$ 2 bilhões por ano. O desenvolvimento de resistência aos acaricidas sintéticos em cepas de B. microplus vem se difundindo rapidamente, o que tem incentivado a busca de novos compostos com propriedades inseticidas. Estudos realizados demonstraram o efeito acaricida de extratos da planta Melia azedarach sobre o B. microplus. O objetivo deste trabalho foi verificar a atuação de frações purificadas, princípios ativos isolados e substâncias produzidas por fungos associados a esta planta sobre fêmeas ingurgitadas de B. microplus. As substâncias a serem testadas foram purificadas no Depto de Química da UFSCar. Fêmeas ingurgitadas foram colhidas em bovinos naturalmente infestados e testadas em 4 diluições ao dobro de 0,125% até 0,0156% das frações. A eficácia foi avaliada através da comparação do índice de eficácia reprodutiva dos lotes controle e tratado.O índice de conversão de ovos e a eclodibilidade variaram de 37 a 52% e de 61 a 96%, respectivamente nos grupos tratados e de 33,8 a 56,8% e de 70 a 100%, respectivamente nos grupos controle. Os valores encontrados demonstraram índices de eficácia acaricida com média variando de 0 a 53,0%, sendo o maior índice observado na maior concentração. Devido à baixa eficácia, que foi bem inferior aos resultados obtidos com os extratos brutos, sugere-se que a ação acaricida da planta não se encontra em um dos compostos testados ou em apenas um composto isolado. 

 

1. INTRODUÇÃO.

         Boophilus microplus (Canestrinini) é a principal espécie de ixodídeo para os países produtores de bovinos entre os paralelos 300 norte e sul,causando perdas na produção de carne, leite e couro, pouco desenvolvimento ou mesmo morte de alguns animais, gerando baixos rendimentos das explorações pecuárias.O aparecimento de resistência em cepas do B. microplus de  diferentes partes do mundo e as diversas bases químicas  (Shaw, 1970; Leite, 1988) e a busca  por produtos (carne e leite) sem resíduos químicos, tem contribuído para a  busca de novos compostos para o seu controle entre os quais se destacam os inseticidas botânicos. Atualmente, os pesticidas fitoquímicos mais proeminentes são aqueles derivados das árvores da família Meliaceae e entre elas a Melia azedarach (Mulla, 1999)

M. azedarach é originária da Índia e Pérsia e atualmente  se acha naturalizada no Brasil onde é conhecida como cinamomo ou Santa Bárbara. É notável pela sua extraordinária facilidade de adaptação e vigorosa expansão vegetativa.Sua eficácia sobre fêmeas ingurgitadas já foi verificada, porem utilizando extrato bruto (Borges, et al 2003). Este projeto foi realizado com o objetivo de avaliar a eficácia dos compostos isolados e de fungos isolados desta planta sobre fêmeas ingurgitadas de B. microplus.

 

2. MATERIAL E MÉTODOS.

         Dezenove compostos isolados de M. azedarach e de fungos associados,  foram produzidos pelo Departamento de Química da UFSCar, seguindo a metodologia de extração e purificação das frações  de acordo com as técnicas já tradicionais de isolamento de produtos naturais por cromatografia em coluna e cromatografia líquida de alta pressão. A identificação das substâncias isoladas foi feita por técnicas espectroscópicas de ultravioleta, infravermelho, espectrometria de massas e ressonância magnética nuclear em uma e duas dimensões (200 e 400 MHz).

        Fêmeas ingurgitadas de B. microplus foram colhidas em bovinos naturalmente infestados e submetidos ao teste de imersão preconizado por Drummond et al. (1973). Os testes foram feitos em 4 diluições de 0,125% até 0,0156%, e a eficácia dos extratos avaliada através da comparação do Índice de Eficácia Reprodutiva dos Lotes “Controle e Tratado”.

 

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO.

Os índices de conversão em ovos e de eclodibilidade variaram de 37% (MA-2-4-6-20) a 52,4% (AOR-5p11-6) e de 61,2% (MA-1) a 96,2% (AOR-5P11-6), respectivamente nos grupos tratados e de 33,8% a 56,8% e de 70% a 100%, respectivamente nos grupos controle.

Os resultados obtidos através dos testes dos 19 compostos demonstraram índices de eficácia baixos, com média variando de 0 (zero) a 53,0%. Embora com alguma atividade esses valores apresentaram-se menores que os obtidos na avaliação da eficácia do extrato bruto (Borges et al 2003), e reforçam a idéia de que a ação acaricida desenvolvida pela planta não se encontra em um composto isolado, ou em nenhum dos compostos testados ou mesmo nos compostos associados.O maior índice de eficácia (53% MA-E) foi observado na maior concentração (0,125%), porém, em alguns compostos não houve declínio da atividade carrapaticida com a diminuição da concentração, apresentando melhores índices nas concentrações intermediárias como 0,0625%, 0,0312% e 0,0156% (MA-4; AOM-2,5; MA-3; MA-B; MA-E; AOR5-P11-9; MA-1; AOR511-9; MA-C; FDLM-2-4-4-3; FDM-2; FOR-2; FDR-3,2; AOR-5P11-6 e MA-D).

O teste realizado associando os 5 compostos de maior eficácia(FDLM-2-4-4-3, FDM-2, MA-D,MA-E e MA-1) ainda apresentou resultados bem baixos (variando de 21,1% na maior concentração até – 8,4%, com média de 4,2%) indicando que não há ação sinérgica entre os compostos testados. .

 

4. CONCLUSÕES.

Os compostos e isolados de M. azedarach demonstraram pouca eficácia sobre fêmeas ingurgitadas de B.  microplus.

A ação acaricida da planta não se encontra em um dos compostos testados ou em apenas um composto isolado.

A associação dos compostos mais eficazes não potencializa a ação acaricida da planta.

 

5. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

 

Borges, L.M.F., Ferri, P.H., Silva, W.J., Silva , W.C. . In vitro efficacy of extracts of Melia azedarach against the tick Boophilus microplus. Medical and Veterinary Entomology v 17, p.228-231,2003.

Drummond, R.O., Ernst, S.E., Trevino, J.L., Gladney, W.J., Graham, O.H. .Boophilus annulatus and Boophilus microplus: laboratory tests for inseceticides. Journal of Economic Entomology  66: 130- 133.1973.

Leite, R.C.  Boophilus microplus (Canestrini, 1887); susceptibilidade, uso atual              e  retrospectivo de carrapaticidas em propriedades das regiões fisiográficas da Baixada do Grande-Rio e Rio de Janeiro, uma abordagem epidemiológica. Tese de Doutorado em Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.1988.

Mulla, M.S., Su, T.  Activity and biological effects of neem products against arthropod of medical and veterinary importance. J. Am. Mosq. Control Assoc. p, 133-152.1999.

Shaw, R. D.  Tick control on domestic animals. II. The effect of modern methods of treatment. Tropical. Science. p, 29-40.1970.