TÍTULO: Avaliação de Progênies de araticum (Annona crassiflora Mart.)

 

Autores:

MAGALHÃES, G.R.D.; NAVES, R.V.

Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos

 

Bolsista:

Gudmar Regino Dias Magalhães

gudmardias@ibest.com.br

Tempo de permanência: 2anos.

 

Orientador:

Profº Drº Ronaldo Veloso Naves

ronaldo@agro.ufg.br

 

Palavras-Chave:

Araticum, Frutíferas, Enxertia e Nativas.

 

 

 

RESUMO

Esse experimento visou testar o desenvolvimento inicial de mudas enxertadas de araticum (Annona crassiflora Mart.). Para os porta enxerto, foram utilizadas 5 plantas distribuídas em 5 regiões do Estado de Goiás. Para os enxertos, foram selecionadas 30 plantas na Escola de Agronomia. Estas foram sorteadas e divididas em 4 por tratamento e sofreram poda em seus ramos todo dia 20 dos meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2003. Devido ao constante ataque de fitopatógenos as mudas não preencheram os requisitos básicos necessários à enxertia (sanidade, qualidade e uniformidade) na época prevista. Foi preciso prorrogar o prazo de enxertia para o inicio do período chuvoso, que ocorre entre os meses de setembro e outubro.  Pode-se concluir que, a poda de plantas adultas visando o fornecimento de material propagativo, é pratica adequada; para se realizar a enxertia é necessário enxertos vigorosos, uniformes e numerosos; os materiais que servem de porta enxerto devem ter sanidade, qualidade e uniformidade e; as épocas de poda que se mostraram melhores e promissoras foram as de novembro com 9,7 brotações/planta; 0,60 brotações/ramo e agosto com 9,48 brotações/planta e 0,63 brotações/ramo. Setembro obteve média 8,08 brotações/planta; 0,67 brotações/ramo e outubro obteve 4,5 brotações/planta e 0,45 brotações/ramo. 

 

 

INTRODUÇÃO

Atualmente, o principal problema técnico para estabelecimento da cultura do araticum é a baixa porcentagem e o elevado tempo de germinação de sementes (Chaves e Naves,1998), dificultando sobremaneira a propagação sexuada em condições naturais.

O objetivo desse trabalho é testar as taxas de velocidade e germinação de sementes e o desenvolvimento inicial de mudas de araticum (Annona crassiflora Mart.), oriundas de 15 plantas matrizes distribuídas em 5 regiões do Estado de Goiás (que servirão de porta-enxerto). Posteriormente testar diferentes épocas de poda nas plantas adultas de araticum da área agrícola da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos que fornecerão o material propagativo (enxerto) a ser utilizado na enxertia e avaliar a viabilidade da mesma para definir métodos de enxertia adequados para a propagação vegetativa do araticunzeiro.

 

 

METODOLOGIA

            As trinta plantas selecionadas na área agrícola da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos foram utilizadas como matrizes fornecedoras de material propagativo (enxerto) para a enxertia. Estas serão sorteadas e divididas em número de cinco por tratamento e sofrerão poda em seus ramos, em quatro diferentes épocas.

Os tratamentos a serem utilizados, isto é, as épocas de poda serão as seguintes:

20 de agosto de 2003; 20 de setembro de 2003; 20 de outubro de 2003 e 20 de novembro de 2003.

 

As variáveis a serem analisadas serão:

Número de ramificações por ramo podado aos 30, 45 e 60 dias após a realização da poda;Número de ramificações por planta aos 30, 45 e 60 dias após a realização da poda;Diâmetro médio da base da ramificação aos 30 dias após da poda; O objetivo dessa mensuração é testar o calibre do enxerto, e será realizada na semana que antecede a enxertia e Comprimento médio da ramificação aos 30 dias após a realização da poda, será feita junto com a mensuração do diâmetro.

 

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Devido ao constante ataque de fitopatógenos as mudas não preencheram os requisitos básicos necessários à enxertia (sanidade, qualidade e uniformidade) na época prevista. As mudas obtiveram as condições ideais durante os meses de maio, junho e julho quando as condições climáticas não são favoráveis. Trata-se de uma época onde o clima é frio e seco (inverno). Foi, portanto prorrogar o prazo de enxertia para o inicio do período chuvoso que tem temperaturas mais altas (verão), que ocorre por volta dos meses de agosto, setembro e outubro.

A preparação dos porta-enxerto de araticum, constou, como previsto de um trabalho, envolvendo 4 épocas de poda e mais uma testemunha. Foram utilizadas 4 plantas adultas de araticum por tratamento. Os resultados apontaram caminhos bem promissores, com algumas épocas de poda, principalmente agosto novembro apresentando resultados bem superiores às podas de outubro e de setembro. O que se considera como resultados superiores, seriam: brotações vigorosas, uniformes e em grande número.

 As médias que se mostraram melhores e mais interessantes foram as de novembro com 9,7 Brotações por planta; 0,60 Brotações por ramo e agosto com 9,48 Brotações por planta e 0,63 Brotações por ramo. Enquanto que setembro teve média 8,08 brotações por planta; 0,67 brotações por ramo e outubro com 4,5 brotações por planta e 0,45 brotações por ramo. 

 

 

 

 

CONCLUSÕES

 

Como conclusões pode-se afirmar que:

Ø      O tratamento com Ácido Giberélico (GA3) potencializa a germinação de sementes de araticum;

Ø       Os problemas, com doenças de solo e parte aérea em mudas de araticum, tem que ser mais estudados;

Ø      A poda de plantas adultas visando o fornecimento de material propagativo, é prática muito adequada.

Ø      Para se realizar a enxertia é necessário se ter enxertos vigorosos, uniformes e em grande número.

Ø      Os materiais que servem de porta-enxerto devem ter sanidade, qualidade e uniformidade.

Ø      A época de poda que mais se mostrou eficiente foi a realizada em 20 de novembro.

 

 

REFENCIA BIBLIOGRÁFICA

 

 

CHAVES, L.J.; NAVES, R.V. O cerrado do Brasil: uma fonte potencial de recursos genéticos. In: ENCONTRO SOBRE TEMAS DE GENÉTICA E MELHORAMENTO, 15., 1998, Piracicaba,SP. Anais... Piracicaba: ESALQ 1998. p. 74-86.

 

 

FONTE DE FINANCIAMENTO

 

Este sub-projeto é parte integrante do projeto de apoio ao desenvolvimento de tecnologias agropecuárias para o Brasil (PRODETAB), EDITAL 02/2001.(PIBIC).