OTIMIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO DE ÓLEO DE PEQUI

 

CRUVINEL, F.W.O.*; MOURA, C.J.**; SILVA, T.C.O.; NASCIMENTO, C.B.;  MORAES, M.N.; RABELO, D.S.

Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos - UFG

*fwarzocha@yahoo.com.br ; **cjdmoura@ibest.com.br

 

RESUMO

 

O objetivo do presente trabalho foi o de testar alguns métodos de extração do óleo de pequi, avaliar suas características físico-químicas e verificar a possível substituição da gordura láctea tradicional pelo óleo de pequi. O óleo foi extraído utilizando água e solvente orgânico. Na extração com água foi utilizada uma massa de pequi integral, com caroço, de 3,5kg transferidos para um recipiente de aço inox, que foi aquecido em contato direto com a chama. Na extração com solvente (hexano) foi utilizada apenas a polpa do pequi. A extração com água não mostrou-se vantajosa, em virtude do baixo rendimento de óleo obtido em um tempo elevado para extração. Já na extração com solvente o rendimento foi maior, porem o óleo foi desprezado, devido à legislação não permitir esse tipo de extração para a utilização em industria alimentícia. As análises físico-químicas indicaram um Índice de Acidez de 0,6%, Índice de Saponificação de 181,3 e Índice de Iodo de 47,9. O requeijão cremoso fabricado utilizando o óleo de pequi foi uma boa alternativa para a substituição da gordura láctea e a fabricação de produtos lácteos com sabor pequi.

Descritores: óleo de pequi, extração.

 

INTRODUÇÃO

O Pequi (Caryocar brasiliense Camb.) é um fruto com sabor e aroma forte característicos, consumido em várias regiões brasileiras. Embora o pequi seja encontrado em todos os estados constituintes da região de cerrado, em Goiás é reconhecido como símbolo máximo da goianidade (Handro & Barradas, 1971).

Segundo Lisboa (1931), todo sertanejo brasileiro conhece a árvore de nome pequizeiro, mas muitos desconhecem os inestimáveis recursos econômicos e as propriedades terapêuticas que o pequi possui. Desde os tempos coloniais se faz grande uso alimentício e medicamentoso do óleo da amêndoa e da polpa do pequi.

Tradicionalmente o óleo de pequi é extraído de forma totalmente artesanal, principalmente em Montes Claros na região Norte do Estado de Minas Gerais. Esta região é a maior produtora de óleo de pequi. O processo de extração artesanal é trabalhoso e com baixo rendimento e qualidade.

Visto a grande importância que o óleo de pequi pode representar nos diversos setores em que é aplicado, torna-se de grande relevância a identificação de um método que possa extraí-lo de forma eficiente e com um bom rendimento.  É importante também verificar a possível utilização desse óleo em setores onde o seu uso ainda não é difundido como na substituição da gordura tradicional utilizada em produtos alimentícios.

A busca de novas aplicações para o do fruto do pequi, em especial em produtos alimentícios mais nobres, pode torná-lo acessível a consumidores que ainda não o conhecem, mas que sejam apreciadores de sabores naturais e exóticos. Uma das formas de aplicação e difusão do sabor do pequi pode ser através do uso de seu óleo em produtos que utilizam gordura como os derivados lácteos inclusive o sorvete.

A comercialização do óleo é feita, em sua maioria, para atravessadores que fornecem ás indústrias de São Paulo ou comercializam para uso doméstico. A busca de um método mais eficaz para a obtenção do óleo e novas aplicações deste constituir uma forma de melhorar a renda das famílias que sobrevivem do extrativismo (cata) do fruto.

O objetivo do trabalho foi avaliar diferentes métodos de extração de óleo de pequi e utilizar este óleo na fabricação de requeijão cremoso em substituição à gordura láctea.

 

MATERIAIS E MÉTODOS

A extração do óleo de pequi com água foi realizada pesando-se aproximadamente 3,5kg de pequi, com caroço transferindo para um recipiente de aço inox (30 litros) com 4 litros de água. Aqueceu em contato direto com a chama até a água secar completamente, adicionando em seguida mais 3L de água gelada a uma temperatura de 2 ± 1°C. Este procedimento foi repetido por 10 horas. Em seguida adicionou-se mais 3 litros de água, deixando decantar por alguns minutos ate aparecimento de uma camada de óleo na superfície. O óleo foi retirado de duas maneiras: em funil de separação e através da solidificação em geladeira.

A extração com solvente foi realizada introduzindo três amostras de 50g em um balão de fundo chato de 500mL, adicionando 150mL do solvente hexano. Agitou-se manualmente aqueceu com refluxo, com condensador de bola, por um período de 3 a 4 horas. Posteriormente transferiu a fase orgânica para o balão do rotaevaporador e iniciou a destilação com resfriamento de água até a total recuperação do solvente.

As análises físico-químicas foram realizadas nos laboratórios do Setor de Tecnologia de Alimentos da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás. A Acidez, o Índice de Saponificação e o Índice de Iodo foram calculados segundo técnicas descritas pelas “Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz” (1976).

A fabricação do requeijão cremoso seguiu a metodologia recomendada por Furtado e Lourenço Neto (1994).

 

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Na extração com água foi conseguido extrair aproximadamente 150mL de óleo de uma massa de pequi integral, com caroço, de 3,5Kg. Este volume de óleo equivale a 4,3% (m/v) em relação à massa de pequi integral. Esse método de extração leva um tempo muito longo podendo não ser economicamente viável em função do alto consumo energia, cabendo nesse caso maiores estudos e uma avaliação econômica sobre o processo.

Já no método de extração com solvente orgânico, o rendimento foi maior, uma vez que a extração foi realizada somente da polpa do pequi e não do pequi com caroço, considerando ainda que o método de extração por solvente é o mais tradicional e que quimicamente o solvente é miscível com o óleo, obtivemos um rendimento alto, em torno de 20% (m/v).  Porém, o óleo obtido por esse método ainda não pode ser aproveitado no ramo alimentício, devido os possíveis riscos de ordem toxicológica. A análise toxicológica é complexa, dessa forma a busca de forma de extração do óleo sem o uso de solventes orgânicos se torna mais econômica e segura.

Em observações visuais ao longo do trabalho, notou-se que frutos com coloração amarela mais intensa resultam em um maior rendimento de óleo, indicando que o ponto de colheita do fruto do pequi interfere no rendimento da produção de óleo.

As análises físico-químicas indicaram um Índice de Acidez de 0,6%, Índice de Saponificação de 181,3 e Índice de Iodo de 47,9. Esses resultados indicam um óleo de boa qualidade quando comparados com os descritos por Williams (1950) (1,1% – 199 a 205 – 45 a 47, respectivamente). A baixa acidez e o baixo índice de Saponificação indicam um óleo com bom estado de conservação e uma baixa quantidade de ácidos graxos de baixo peso molecular.

A utilização do óleo de pequi na fabricação do requeijão cremoso indicou que o óleo pode substituir pelo menos em parte a gordura láctea, com a vantagem de dar cor, sabor e aroma de pequi.

A fabricação do requeijão cremoso permitiu observar que o uso do óleo de pequi pode ser uma alternativa para se produzir um produto lácteo com sabor pequi e a substituição da gordura láctea por essa de origem vegetal. Dessa forma o produto pode ser classificado no grupo dos produtos lácteos.

 

CONCLUSÕES

 

·        A extração com solvente orgânico apresenta bom rendimento, porém esse tipo de extração ainda não pode ser aproveitado no ramo alimentício, devido os possíveis riscos de ordem toxicológica;

·        As análises físico-químicas indicaram um óleo de boa qualidade quanto a Acidez, Índice de Iodo e de Saponificação;

·        O óleo de pequi pode ser utilizado para substituir a gordura láctea e ainda produzir um produto lácteo com sabor de pequi.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

HANDRO,W., BARRADAS, M. M.; Sobre Os Óleos do Fruto e da Semente do Piqui - 'Caryocar Brasiliense' Camb. (Caryocaraceae). In: III SIMPOSIO SOBRE O CERRADO; ed. SÃO PAULO : EDGARG BLUCHER LTDA. E EDUSP, p. 0110-0113,

1971.

 

LISBOA, O.; O pequizeiro. Boletim Agrícola de Zootecnia e Veterinária; Belo Horizonte: p. 51-55, 1931.

INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz. Métodos químicos e físicos para análises de alimentos. 3ª.ed. São Paulo, v. 1, 533p. 1985.

FURTADO, M. M.; NETO, J. P. M. L. Tecnologia de queijos: manual técnico para a produção industrial de queijos. 1a. Ed. Valinhos p. 100 - 104, 1994.

 

WILLIAMS, K. A.; Oils fats and fatty foods. London: J. & A. Churchill, p. 364 – 5, 1950.

 

 

Órgão Financiador: FUNAPE