Diferentes intervalos entre nascimento e alojamento para pintos leves e pesados oriundos de matrizes jovens

 

Carlos Eduardo Barbosa, Nadja Suzana Mogyca Leandro, Adriana Ayres Pedroso, José Henrique Stringhini, Flávia Gontijo de Lima

 

Departamento de Produção Animal, Escola de Veterinária, Departamento de Produção Animal, UFG, Goiânia, Goiás. E-mail: cadu@vet.gard.ufg.br

 

RESUMO. Foram conduzidos dois experimentos avaliando o efeito de diferentes intervalos entre eclosão e alojamento sobre pintos leves e pesados oriundos de matrizes jovens. O primeiro experimento foi desenvolvido em delineamento em blocos (sexo) ao acaso em esquema fatorial 3 x 2 (tempo de alojamento x peso do pinto oriundo de matrizes com 32 semanas de idade), o segundo experimento foi desenvolvido em delineamento inteiramente ao acaso em esquema fatorial 2 x 2 (tempo de alojamento x peso do pinto oriundo de matrizes com 37 semanas de idade). A perda de peso em pintos aumentou com o aumento no tempo de alojamento. Conclui-se que quanto mais precoce for o alojamento, menores serão as perdas na qualidade de pintos de corte.

Palavras-chave: alojamento, desidratação, embalagem, qualidade de pinto.

 

Introdução

A qualidade dos pintos de corte que chegam a granja é fundamental para que seja alcançado um ótimo desempenho ao final do período de criação. O intervalo de alojamento dos pintos, desde o incubatório até a granja, pode influenciar os índices obtidos. Extensos percursos podem causar desidratação e elevar a mortalidade.

O longo período transcorrido até o alojamento se torna um problema maior se os pintinhos apresentam baixo peso, oriundos de ovos de matrizes com pouca idade. No Brasil, em situações de crise no setor avícola, é comum o alojamento de pintos pequenos (Cunha, 2003). Estas aves podem sofrer mais com situações de estresse de tempo de alojamento que um pinto de tamanho considerado satisfatório. O desempenho dos pintos pode estar relacionado a idade da matriz e ao peso do ovo. Matrizes mais velhas podem produzir pintos mais aptos a enfrentarem maiores intervalos de alojamentos e privação alimentar e hídrica (Almeida, 2002).   

O objetivo dos experimentos foi avaliar a perda de peso durante a embalagem, de pintos provenientes de matrizes com 32 e 37 semanas de idade submetidos diferentes intervalos de alojamento.      

 

Material e Métodos

Foram desenvolvidos dois experimentos utilizando ovos de matrizes pesadas Cobb. O primeiro experimento fez uso de pintos provenientes de ovos de matrizes com 32 semanas de idade. O delineamento foi em blocos casualizados em esquema fatorial 3 x 2 [intervalo de alojamento: 0, 24 e 48 horas x peso de pintos: leves (42,83 ± 1,89 g) e pesados (47,34 ± 1,78 g)] com quatro repetições de oito aves cada, sendo o fator sexo utilizado para a formação do bloco. O segundo experimento foi desenvolvido com pintos oriundos de ovos provenientes de matrizes com 37 semanas de idade. O delineamento foi inteiramente ao acaso em esquema fatorial 2 x 2 [intervalo de alojamento: 0 e 48 horas x peso de pinto: leve (47,8 ± 1,61) e pesado (51,24 ± 2,01)] com quatro repetições de seis aves cada. Cada parcela foi compostas de machos e fêmeas. Em ambos os experimentos foram avaliados o peso das aves no momento da embalagem, do alojamento, a porcentagem de perda de peso em função do peso inicial, a mortalidade nas primeiras 48 horas. A mortalidade foi transformada em arco seno para análise estatística. Os dados foram analisados pelo PROC GLM do SAS (1998) e comparados pelo teste de Tukey.

 

Resultados e Discussão   

Nos experimento desenvolvido com pintos provenientes de matrizes com 32 semanas o peso no momento da embalagem do pinto foi influenciado pela classificação adotada para os animais. O intervalo entre o nascimento e o alojamento influenciou o peso das aves. Animais alojados no momento do nascimento apresentaram maior peso corpóreo. A porcentagem de perda de peso, traduzida como a desidratação sofrida e conseqüentemente, queda na qualidade da ave (Casteel et al., 1994) aumentou à medida que maiores intervalos de alojamento foram impostos. A porcentagem de perda de peso que animais leves foi maior do que em animais. A maior superfície relativa para a perda de água está envolvida no processo de perda de água por evaporação (Bruzual et al., 2001). Machos e fêmeas sofreram os efeitos da desidratação na mesma intensidade.

Quando foram pesquisados os efeitos de diferentes intervalos de alojamento em matrizes cinco semanas mais velhas, com 37 semanas, o peso dos animais foi diferente no momento da embalagem. Para a formação dos grupos no processo de embalagem, os animais foram coletados ao acaso da incubadora. A diferença estatística observada que está relacionada ao acaso. De modo semelhante ao observado no experimento anterior, a classificação dos animais, em leves ou pesados, influenciou o peso no momento da embalagem. O peso no momento do alojamento foi influenciado pelo peso inicial das aves e pelo tempo transcorrido entre a embalagem e o alojamento. Quanto maior o tempo de privação de nutrientes, menor o peso vivo. A porcentagem de perda de peso foi influenciada pelo intervalo entre embalagem e alojamento. Maiores intervalos ocasionam maiores perdas quando aliada a pintos maiores, contrariando a afirmação de que pintos leves podem apresentar maiores porcentagens de perda de peso em razão da maior superfície relativa  Além do processo de desidratação, o pinto perde peso pela eliminação do mecônio (Baião et al., 1992) que pode ter justificar a diferença observada.   

 

Conclusões

Quanto mais precoce for o alojamento, menores serão as perdas na qualidade de pintos de corte.

 

Referências Bibliográficas

ALMEIDA, J.G. et al. Efeito da idade da matriz e do tempo de jejum entre o nascimento e o alojamento sobre a absorção do saco vitelino. Rev. Bras. Cienc. Avi., v.5, p.93, 2003. 

BAIÃO, N.C. et al. Jejum entre o nascimento e o alojamento de pintos de corte. In: CONFERÊNCIA APINCO DE CIÊNCIA DE TECNOLOGIA AVÍCOLAS, 1992, Campinas. Anais... Campinas:FACTA, 1992. p.223.

BRUZUAL, J.J. et al. Effects of relative humid during the last five days of incubation and brooding temperature on performance of broiler chicks from Young broiler breeders. Poult. Scie., v.79, p.1385-1391, 2000.

CASTEEL, E.T. et al. The influence of extended posthatch holding time and placement density on broiler performance. Poult. Sci., v.73, p.1679-84, 1994.

CUNHA, W.C.P. Avaliação do peso inicial do pinto de corte e níveis de metionina na ração pré-inicial na digestibilidade, desempenho, rendimento de carcaça e viabilidade econômica. 2003. Dissertação (Mestrado) – Escola de Veterinária, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2003.

SAS. User´s Guide. Cary:SAS Institute, 1998.

 

Orgão de fomento: BIPIB