III CICLO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E ESTUDOS LITERÁRIOS

De Sentidos dos Discursos Cristalizados na Educação para o Trânsito

Marcus Aurélio Fernando Moreira  (FL/UFG)

marmo44aurelio@yahoo.com.br

Palavras-chave: trânsito, Análise do Discurso.

 

INTRODUÇÃO

            Há muito que o tema Educação para o Trânsito tem nos chamado a atenção pela complexidade de tarefas reservadas a que se proponha a estudá-las.

            Pelas nossas experiências atuando como instrutor teórico e prático de Centro de Formação de Condutores (C.F.C.), notamos que os C.F.C.’s carecem seriamente de diversas contribuições de modo a dar sentido ao que, em lei, essas instituições se propõem a fazer.

            Acreditamos que de todo projeto realizado no ventre de uma universidade – principalmente a pública – deve resultar contribuições significativas à coletividade. Esperamos ofertar principalmente àqueles que temos chamado de signatários do trânsito, possibilidades de debates em torno do nosso objeto de pesquisa.

            Assim, nosso trabalho, que é alicerçado na Análise do Discurso de orientação francesa, pretende trazer à tona algumas práticas discursivas comumente realizadas nos C.F.C’s, de modo a colocar em evidência aquilo que se tem realizado nessas instituições.

            Desta feita, apresentamos de modo sintético nosso projeto de pesquisa:

 

Título:

Educação para o Trânsito nos Centros de Formação de Condutores: um Estudo Sobre os       Discursos Cristalizados no Trânsito.

 

Corpus:

a)      Para analisar o Discurso Jurídico teremos como corpus lingüístico o “manual de candidatos a motorista” distribuído nos Centros de Formação de Condutores, bem como alguns artigos que são citados, do Código de Trânsito Brasileiro, nestes manuais.

b)       Para analisar o Discurso Pedagógico pretenderemos coletar e transcrever alguma(s) fala(s) de instrutor(es) de trânsito nos Centros de Formação de Condutores. Para analisar o Discurso presente nos Temas Transversais – Trânsito – utilizaremos esses referidos textos presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

 

Objetivos:

a) Analisar o conteúdo programático e legal, bem como o “manual de candidato a motorista”,     distribuído nos Centros de Formação de Condutores;

b) Analisar os seguintes documentos: Temas Transversais (trânsito) e Cap. VI do Código de Trânsito Brasileiro.

c) Comparar os discursos jurídico e pedagógico relacionados à Educação para o Trânsito.

 

Método:

a)      Objeto de estudo: discursos produzidos por professores e alunos nos cursos teórico-técnicos exigidos pelo CONTRAN. Parâmetros Curriculares nacionais – Temas Transversais (trânsito).

b)      Método de coleta de dados: serão gravadas por meio audiovisual e, em seguida transcritas, 270 horas de aula em três Centros de Formação de Condutores, assim distribuídos:

c)      C.F.C. Jóia – Iporá-GO – 90 horas de aula.

d)      C.F.C. Cultura – Goiânia-GO – 90 horas de aula.

e)      C.F.C. Tropical – Aragarças-GO – 90 horas de aula.

c)      Análise de dados – serão analisados os discursos produzidos por professores e alunos nos cursos já mencionados, a partir da A.D. francesa. Far-se-á uma relação das aulas ministradas nos C.F.C’s, com os documentos: Código de Trânsito Brasileiro e Temas Transversais – trânsito.

Na tentativa de cumprir aquilo que escrevemos em nosso projeto, já estamos desenvolvemos algumas partes nele elencadas. Assim, já participamos, este ano, de dois seminários:

a)      Grupo de Pesquisa em Análise do discurso. (UFU/MG). Neste evento, com um trabalho intitulado - SÓ PODE SER MULHER: os sentidos dos discursos cristalizados sobre a mulher no trânsito – discutimos, a partir dos conceitos teóricos da Análise do Discurso, como determinadas práticas discursivas são revestidas por uma vontade da verdade tão presentes em algumas instituições e grupos sociais e como essas práticas influem, decididamente, para a construção de determinados sentidos.

b)      Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas. (UFSC/SC). A partir de um trabalho intitulado – Sujeito, Discurso e Identidade na Educação para o Trânsito: uma Visita a Michel Foucault – discutimos, sobretudo, a constituição dos sujeitos relacionados à Educação para o Trânsito realizada nos Centros de Formação de Condutores, tendo como horizonte teórico os conceitos de Foucault sobre sujeito, identidade e discurso.

Ademais, temos aproveitado as disciplinas de crédito obrigatório, para desenvolver alguns trabalhos. Dessa forma, já realizamos um trabalho intitulado – Leitores e Leituras nos Centros de formação de Condutores – que se debruça principalmente sobre o manual de candidato a motorista distribuído nos C.F.C.’s, de modo a mostrar que as práticas de leituras nessas instituições estão muito defasadas em relação aos vários domínios exigidos ao signatário do trânsito.

Temos também participado do TRAMA – Grupo de Estudos em Análise do Discurso – sob a coordenação da profª. Dra. Kátia Menezes de Sousa, FL/UFG. Desse grupo de estudos, que tem contribuído decisivamente para “enraizar” a Análise do Discurso em Goiás, temos recebido contribuições significativas para o desenvolvimento de nosso projeto.

Atualmente, estamos empreendendo um levantamento histórico – uma espécie de “arqueologia” – sobre o surgimento do aparelho jurídico de trânsito e das instituições criadas a partir desse aparelho.

Pela leitura de Foucault (1979) sentimo-nos tentados a proceder um levantamento historiográfico do trânsito  a partir da perspectiva discursiva. Acreditamos que não só a ordem dos grandes acontecimentos determinam o curso da História. Aliás, pensamos que o conceito da Nova História pode ser-nos importante na medida em que ela, pelo estudo de pequenas práticas cotidianas em determinados acontecimentos, ajuda-nos a entender os movimentos de (des)construção de determinadas práticas discursivas.

Sendo assim, ao nos aproximarmos do tema Educação para o trânsito nos C.F.C.’s, esperamos nos deparar com determinados fatos que, muito embora tenham sido desprezados na narratologia discursiva dos aparelhos jurídico, pedagógico e publicitário, por exemplo, sejam partes fundamentais para um olhar diferente sobre o trânsito.

Espera-se que ao final de nossa dissertação de mestrado, surjam tantas indagações e possibilidades de pesquisa quantas foram aquelas que se nos depararam ao tempo que nos propusemos a pensar sobre o tema Trânsito. Não pretendemos trilhar por mão única, antes queremos bifurcações, trevos, desvios, enfim, caminhos diversos de um mesmo ponto de partida.

 

Referências:

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos Ideológicos do estado. Trad. J. J. Moura Ramos, Lisboa: Presença/Martins Fontes, 1974.

 

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo:  Hucitec, 1979.

 

BENVENISTE, E. “O aparelho formal da enunciação” em: Problemas de Lingüística geral II. Trad. E. Guimarães et  al. Campinas: Pontes, 1989.

 

BRANDÃO, H. N. Introdução à Análise do Discurso. 7ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.

 

FIORIN, J. L. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto/Edusp, 1989.

 

______.A enunciação.” em: As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 1996.

 

______.(org.) Introdução à Lingüística II: Princípios de Análise. São Paulo: Contexto, 2003.

 

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. 13ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

 

______. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

 

 

GREGOLIN, M. R. V. “A.D.: conceitos e aplicações”. Em: ALFA. Revista de Lingüística (39): 13-22, SP: EUNESP, 1995.

 

MAINGUENEAU, D. “A cena enunciativa”. Em: Novas Tendências em Análise do Discurso. Campinas: Pontes, 1989.

 

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1994.

 

MUSSALIN, F. “Análise do Discurso”. Em: MUSSALIN, Fernanda & BENTES, Anna Christina (orgs.) Introdução à Lingüística: domínios e fronteiras. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 2001.

 

ORLANDI, E. P. “Sujeito, história e linguagem”. Em: Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas/SP: Pontes, 2002.

 

PÊCHEUX, M. “Análise do Discurso: três épocas: em: GADET, F. & HAK, T. (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1990.

 

ROJO, R. (ORG.) A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCN’s. São Paulo: Educ; Campinas: Mercado de Letras: 2000.

 

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico: diretrizes para o trabalho-científico na Universidade. 2ª ed. São Paulo: Corte e Moraes, 1976.