ATENDIMENTO MUSICOTERÁPICO À COMUNIDADE NO LABORATÓRIO DE   MUSICOTERAPIA DA EMAC/UFG: UM  ESPAÇO  DE  ENSINO E PESQUISA DANDO PRIORIDADE À EXTENSÃO   

                                                                      

Profª Ms. Claudia Regina de Oliveira Zanini

EMAC - Escola de Música e Artes Cênicas/UFG

claudiaz.mt.ufg@cultura.com.br

 

Palavras-Chave:  Musicoterapia,  Áreas de atuação, Métodos/Técnicas Musicoterápicas,  Pesquisa e Extensão em Musicoterapia.        

 

 

O presente projeto está cadastrado como nº 5, da EMAC/UFG, desde 1999. Trata-se de um projeto que envolve ensino, pesquisa e extensão. No Laboratório de Musicoterapia da EMAC são desenvolvidas as seguintes atividades: estágios  de observação e de atuação musicoterápica; pesquisas envolvendo graduação e pós-graduação, com a participação de discentes (PIBIC, PIVIC e bolsistas CAPES/CNPQ) e docentes pesquisadores; e, principalmente, são realizados atendimentos à comunidade externa à UFG, em áreas como Educação Especial, Educação, Saúde Mental, Gerontologia, Reabilitação Motora entre outras, viabilizando o acesso a este profissional, pois a rede pública de atendimento ainda carece de muita expansão.

 

 Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia (Comissão de Prática Clínica) :

“Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia, harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com cliente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento” . (1996)

 

O Curso de Musicoterapia da UFG é o primeiro, em nível de graduação, em uma universidade federal no Brasil, tendo em seu corpo docente profissionais da Escola de Música, em sua maioria, além de outros, advindos do Instituto de Ciências Biológicas e das Faculdades de Medicina, Enfermagem, Educação, Educação Física, Ciências Humanas e Filosofia.

          Para integralizar o curso, o acadêmico realiza estágio supervisionado em diversas áreas de atuação do musicoterapeuta, a partir do segundo ano de graduação e, finalmente, redige um trabalho científico -monografia.

  No que diz respeito à trajetória da Musicoterapia em Goiás, cujo início se deu com cursos de extensão, em 1990, passando pela formação de profissionais em cursos de Especialização (Educação Especial  - 1993 e 97 / Saúde Mental - 1997), temos atualmente, com o Curso de Musicoterapia - Bacharelado da UFG, um momento crucial para consolidarmos a implantação de atendimentos musicoterápicos em diversas áreas de atuação em Goiás, ampliando o mercado profissional, que atualmente conta com representantes em algumas instituições públicas e privadas de ensino regular e especial, clínicas particulares, universidades e hospitais da capital goiana.

            O Laboratório de Musicoterapia da Escola de Música da UFG foi criado em 1996. Desde então, tem sido utilizado em atendimentos musicoterápicos, pesquisas e estágios supervisionados (geral e específico) e estágio de observação em Musicoterapia. Atualmente vem sendo procurado por pais de crianças portadoras de diversas patologias e, também, por profissionais de áreas afins ou mesmo professores da UFG e UCG- Universidade Católica de Goiás, que têm conhecimento da existência  do mesmo, além de outros musicoterapeutas, visando um intercâmbio interdisciplinar com a coordenação do Laboratório, que é de responsabilidade de uma das professoras de Musicoterapia da EMAC/UFG, autora deste projeto.

            Em virtude desta procura, propõe-se com este projeto a expansão do atendimento de Musicoterapia à comunidade, que poderá ser realizado em diversas áreas de atuação do musicoterapeuta como, por exemplo: Educação, Educação  Especial, Saúde Mental (Psiquiatria Infantil e de Adultos), Gerontologia, Área Social e outras, tanto no tratamento como na prevenção de patologias.

            

Como  principais objetivos tem-se:

    - Oferecer à comunidade, principalmente à mais carente, a oportunidade de ter acesso à Musicoterapia, pois este atendimento, em nível público, conta ainda com um número muito limitado de profissionais;

    - Manter intercâmbio com profissionais que atuam em equipes interdisciplinares da UFG (ex: Hospital das Clínicas), UCG (ex: CEPSI) e de outras instituições;

    - Expandir as possibilidades de campo de estágio para os acadêmicos de Curso de Musicoterapia - Bacharelado da EMAC/UFG, cuja grade curricular contempla estágios supervisionados (de atuação e de observação ) a partir da segunda série;

    - Viabilizar o Laboratório de Musicoterapia da EMAC como um campo de pesquisa para professores e acadêmicos de Musicoterapia da Universidade Federal de Goiás, havendo possibilidade de trabalhos interinstitucionais.

 

            As ações desenvolvidas são :

 

- Entrevistas e preenchimento de fichas musicoterápicas com os pais e/ou responsáveis, observações e análises dos pacientes a serem atendidos no laboratório de Musicoterapia da EMAC/UFG;

 

-  Atendimentos musicoterápicos (sessões) individuais e/ou em grupo nas áreas de  Educação, Educação Especial , Saúde Mental, Reabilitação Motora, Área Social, entre outras;

 

- Avaliações, Elaboração de relatórios e/ou devoluções junto aos pais e/ou  responsáveis, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento ou mudanças na vida dos pacientes fora do setting  terapêutico e para relatar dados do processo musicoterápico;

 

- Formar um Banco de Dados atualizado abrangendo  os atendimentos musicoterápicos e suas respectivas áreas de atuação no Laboratório de Musicoterapia da UFG.

 

             Como público alvo, tem-se participantes da comunidade universitária e da comunidade externa goianiense.

              O local de realização do projeto é o Laboratório de Musicoterapia da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, que se situa na Praça Universitária.

              Como participantes do projeto tem-se discentes e docentes do Curso de Musicoterapia da UFG, além de musicoterapeutas voluntários. A seguir , apresenta-se a lista dos  mesmos.

 

Docentes Participantes:

Profª Ms. Claudia Regina de Oliveira Zanini (coordenadora)

Profª Drª Leomara Craveiro de Sá

Profª Ms. Eliamar A. de B. Fleury e Ferreira

 

Discentes Participantes:

Graduação

Jean Silva Lemes

Érica Fernanda Teixeira Santos

Marcelônio Ferreira da Silva

Leonice Ângela de Jesus Almeida

Fabrícia Lanusse da Silva Urzeda

Ana Stela Feldberg Machado

Érica Maria Effting

Gisele Alves Costa

Pollyana Medeiros Diniz

Priscilla Camargo de Siqueira

Siralberto Francisco de Pontes

Ludmila de Souza Porto

Hermes Soares dos Santos

Rogério Ferreira dos Santos

 

Pós-Graduação

Clara Márcia Piazzeta

 

Musicoterapeutas Voluntários:

Mt. Eliane Faleiro de Freitas    

Mt.  Wheide de Melo Andrade