DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE ESTATÍSTICO

MÓDULO 4 – ANÁLISE DE VARIÂNCIA I

 

Autores: DUTRA, L.R.*; ZIMMERMANN, F.J.P**

*Aluno de Graduação da Universidade Católica de Goiás e Estagiário da Embrapa

**Pesquisador da Embrapa e Professor Titular da Universidade Católica de Goiás

 

Unidade de Desenvolvimento:             **Embrapa/UCG-CMP, *Universidade Católica de Goiás.

 

E-mail: leco_lrd@brturbo.com

 

Palavras Chaves: Delphi; Estatística experimental, Análise de variância.

 

Introdução

 

O projeto de pesquisa "Desenvolvimento de um software estatístico", sob coordenação do Prof. Dr. Francisco J. P. Zimmermann, tem como objetivos principais desenvolver um software contendo as principais ferramentas estatísticas em uso na pesquisa biológica, econômica, social e agrícola na atualidade. Este software também terá como característica principal a de ser amigável ao usuário, isto é, permitir uma fácil interação com o usuário que não terá necessidade de ser um conhecedor das técnicas de programação de computadores para utilizá-lo. Dada a multiplicidade de procedimentos estatísticos, univariados e multivariados, o desenvolvimento será feito de forma modular e interativa, usando uma linguagem visual, Delphi, que, além de possuir um grande acervo de bibliotecas matemáticas, permite o desenvolvimento de um software agradável ao usuário.

            O projeto prevê o desenvolvimento de 12 módulos, que contemplarão a maioria dos procedimentos univariados e de programação linear. Numa segunda fase, não abordada por esta monografia, pretende-se também executar o desenvolvimento dos módulos multivariados, de programação não linear, de delineamentos para experimentos com animais, amostragem e sua integração com outros projetos em computação científica em desenvolvimento na Universidade Católica de Goiás.

            O módulo de análise de variância I, desenvolverá os procedimentos para os delineamentos completos ou básicos, tais como o inteiramente casualizado, o de blocos completos ao acaso e o quadrado latino, além da análise conjunta de experimentos nestes desenhos experimentais. O módulo fará análises de tratamentos simples, com ou sem perda de informações.

            Os demais módulos contemplarão: entrada e manejo de dados, análise exploratória de dados, planejamento de experimentos, testes de comparação de médias, análise de variância II, ensaios fatoriais, regressão e correlação, superfície de resposta, estatística não paramétrica e programação linear.

 

 

 

 

Metodologia

 

Cada participante ou grupo de participantes será responsável pelo estudo teórico, com assessoramento constante do professor orientador dos tópicos envolvidos no(s) módulo(s) sob sua responsabilidade e do desenvolvimento do software equivalente. Seu desempenho será avaliado pelo professor orientador e o julgamento final pela banca designada pelo departamento para apreciação dos projetos finais de curso. Não havendo condições de prosseguir, o participante continua a estudar ou a trabalhar no software até que uma nova avaliação seja feita. Os estudantes responsáveis pelo último módulo devem produzir também o manual do usuário e disponibilizar o software completo e operacional.

O software, no que tange a análise de variância, será composto por módulos independentes para cada delineamento do tipo balanceado e completo. Em cada um dos delineamentos serão feitos sub-módulos para análise de uma única observação experimental e para análise de mais de uma observação experimental, que por sua vez será subdividida para análises de experimentos sem perda de informações, com perda de uma observação e com perda de duas observações. Desta forma, o Delineamento Inteiramente Casualizado terá 6 sub-módulos, assim como os Delineamentos de Blocos Completos Casualizados e Quadrado Latino, com as características próprias de cada um deles.

Para finalizar o software, teremos o sub-módulo final para análise conjunta de experimentos, podendo-se encontrar situações diversas quanto a delineamentos diferentes, delineamentos iguais e dados incompletos dos delineamentos.

 

Resultados e Discussão

 

Os trabalhos da primeira fase, estudo detalhado da teoria e metodologia de análise de experimentos isoladamente ou em grupo foi estudada utilizando basicamente as referencias [1], [2], [3], [4], [5] e [6]. Com base neste conhecimento passou-se à segunda fase, em andamento, de elaboração do software propriamente dito, tendo para isto se dedicado certo tempo ao estudo do Delphi [7], linguagem adotada para este trabalho. Após esse estudo partiu-se para a definição de um banco de dados que contenha as informações tanto de estrutura dos delineamentos como das variáveis coletadas e atualmente se faz o desenvolvimento dos módulos principais para análise de variância dos diferentes delineamentos, um dado por parcela e sem informação perdida, Os demais sub-módulos serão desenvolvidos a seguir.

 

Conclusão

Com a realização deste projeto, pretende-se:

a)     Ter produzido software estatístico de uso geral pela comunidade acadêmica e pesquisadores;

b)     Ter produzido um manual do usuário;

 

 

 

Referências Bibliográficas

[1]GOMES, F.P. Curso de Estatística Experimental, Piracicaba, Universidade de São Paulo – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, 1990.

[2]GOMES, F.P. A Estatística Moderna na Pesquisa Agropecuária, Piracicaba, Associação Brasileira para Pesquisa da Potassa e do Fosfato (POTAFOS), 1987.

[3]ZIMMERMANN, J.F.P. Estatística Aplicada à Pesquisa Agrícola, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, 2004 (no prelo).

[4]PAVATE, M.V. Combined analysis of balanced incomplete block designs with some common treatments. Biometrics, 17(1):111-119, 1961.

[5]GOMES, F. P., E GUIMARÃES, R.F. Joint analysis of experiments in complete randomized blocks with some common treatments. Biometrics, 14(3):521-526. 1958.

[6] GOMES, F. P.. An extension of the method of joint analysis of experiments in complete randomized blocks. Biometrics, 25(2): 331-336. 1970.

[7] BORLAND DELPHI Arquivos de Help disponíveis no software, 7ª Versão, 2002.