Desenvolvimento web com suporte a banco de dados

 

Frota, F.F. – Instituto de Informática (UFG) e Embrapa – ffrota@inf.ufg.br

 

Palavras-chave: Internet, Banco de Dados, Interface, PHP

 

Introdução

 

A Web nasceu em 1991 no laboratório CERN, na Suíça. Seu criador, Tim Berners-Lee, a concebeu apenas como uma linguagem que serviria para interligar computadores do laboratório e outras instituições de pesquisa e exibir documentos científicos de forma simples e fácil de acessar. O que determinou seu crescimento foi a criação de um programa chamado Mosaic, que permitia o acesso à Web num ambiente gráfico. Antes do Mosaic só era possível exibir textos na Web. Este é o segmento da Internet que mais cresce no mundo.

Com essa facilidade de uso e sua grande diseminação é que optamos por desenvolver este projeto voltado para web.

A Linguagem utilizada na implementação deste projeto foi o PHP (Hypertext Preprocessor). E o que é o  PHP?

O PHP sucede de um produto mais antigo, chamado PHP/FI que foi criado por Rasmus Lerdorf em 1995, inicialmente como simples scripts Perl como estatísticas de acesso para seu currículo on-line. Ele nomeou esta série de script de ‘Personal Home Page Tools’. Rasmus resolveu disponibilizar o código fonte do PHP/FI para que todos pudessem ver, e também usá-lo, bem como consertar bugs e melhorar o código. Novas versões foram surgindo: PHP/FI 2.0, PHP 3.0, PHP 4.0 e a atual PHP 5.0.

PHP é uma linguagem de script no lado do servidor (server-side) embutida no HTML. Muito de sua sintaxe é emprestada de C, Java e Perl, com algumas características únicas, específicas ao PHP. O objetivo da linguagem é permitir que desenvolvedores Web escrevam páginas dinamicamente geradas de forma rápida. Outras linguagens como Javascript e HTML também fazem parte do projeto.

A criação de interfaces para sistema de computação no ambiente WEB envolve aspectos teóricos multidisciplinares envolvendo as áreas de Ciência da Computação, Psicologia, Fatores Humanos, Lingüística entre outras.

Este projeto consistiu na elaboração de uma interface gráfica de conexão entre um banco de dados (MySQL ou Postgres) e usuários para tornar mais fácil tarefas de controle como: controlar estoque de produtos, inscrições em cursos entre outras coisas que dependem de um banco de dados.

 

 

Material e método

 

A implementação deste projeto seguiu o modelo espiral em que se faz a análise dos requisitos, análise de risco, sua adequação ao propósito (funcionalidades desejadas) e por fim a manutenção.

O plano de trabalho executado contou com o entendimento do problema exposto como tema do projeto e busca por conhecimento das necessidades a cerca do mesmo, o estudo da linguagem e modelo a serem utilizados, ou seja, os dados necessários a tornarem a implantação do projeto viável como a capacitação do desenvolvedor do projeto para tal fim. Seguindo com a análise de requisitos, ferramentas a serem utilizadas no decorrer do projeto e plataforma provedora de serviços.

O material utilizado no desenvolvimento do projeto envolve tanto hardware, quanto software.

Em termos de hardware utilizamos computadores de médio porte, tendo a seguinte configuração: Processador Pentium III (800 Mhz), 128 Mb de memória DDR, HD de 6 Gb e monitor de 15’’.

Em termos de software optamos por ferramentas gratuítas sendo elas: SmartFTP – Para conexão com o servidor de páginas onde está armazenado o software desenvolvido, PHP Editor – editor da linguagem PHP utilizada para as implementações funcionais do software, MySQL e Postgres – Bancos de dados utilizados para armazenar os dados recolhidos pelo software.

Algumas funções implementadas no software são: inserção de dados, recuperação de dados para visualização, alteração de dados, remoção de dados, alteração de tabelas e campos, remoção de tabelas e campos, adição de tabelas e campos em uma base de dados, assim como criação e remoção dessas bases de dados. Seguindo a seguinte sintaxe: Bases -> Tabelas -> Campos -> Dados. Também temos alteração de cadastro de usuários, como modificação de senha, e-mail e dados pessoais relativos ao usuário.

 

Resultados e discussão

 

Uma interface gráfica não é tão simples de ser implementada. Pois cada usuário pensa de um jeito e tem uma sugestão pessoal que lhe agrada mais. Ao decorrer do projeto, tivemos contato com usuários e algumas sugestões de melhora visual foram inseridas ao projeto dando a cara final do produto mostrada na figura 1.

Figura1 – Interface simulando a visualização de minicursos

Para implementações futuras contamos com a implantação de gráficos comparativos entre dados contidos no banco de dados e impressão de relatórios.

 

Conclusões

 

A análise de requisitos foi eleborada com intuito de prever possíveis falhas do sistema e as prováveis tomadas de decisões para cada caso analisado.

A interface produzida foi aprovada por diversos usuários, cumprindo o objetivo proposto de ser intuitiva e de fácil manuseio.

Atende as principais funcionalidades esperadas de um banco de dados.

Falhas identificadas foram corrigidas e funções foram aprimoradas no decorrer do projeto.

Novas versões para o software deverão ser implementadas futuramente.

 

Referências bibliográficas

 

ROCHA, Heloisa Vieira da. Design e avaliação de interfaces humano-computador/ Heloisa Vieira da Rocha, Maria Cecília Calani Baranauskas. Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2003.

PRESSMAN, Roger. Engenharia de Software. 5o edição. Rio de Janeiro: Editora McGrawHill, 2002.

MELLO, Ronaldo do Santos; Dornelles, Carina; Kade, Adrovane; Braganholo, Vanessa; Heuser, Carlos Alberto. Dados Semi-Estruturados. Anais XV SBBD, Paraíba, 2000.

 

Orgão financiador

 

CNPq