Título: PROJETO RIVED/FÁBRICA VIRTUAL - Elaboração de Módulos Educacionais para o Ensino Médio.

 

Autores: Equipe Pedagógica: Elisabeth Cristina de Faria (Coordenadora-IME/UFG), Jandiara Maria Bastos, Rogério Bonfim da Silva e Wilsiane Maria de Azevedo Braga. Equipe Técnica: Getúlio Antero de Deus Junior (Coordenador-EEEC/UFG), Jennifer Gomides Rabelo e Viviane Margarida Gomes.

 

Instituição de Vínculo: Universidade Federal de Goiás

 

Endereço eletrônico: rived_ufg@eee.ufg.br

 

Palavras-chave: Tecnologia na Educação, Ensino Médio, Formação de Professores.

 

Introdução:

A Rede Internacional Virtual de Educação (RIVED) é um projeto de cooperação internacional entre países da América Latina, onde atualmente trabalham de forma colaborativa Brasil, Peru e Venezuela. No Brasil, o Projeto é desenvolvido pelo
Ministério da Educação
através das Secretarias de Educação a Distância - SEED e Secretaria de Educação Média e Tecnológica - SEMTEC [1].

Em nossa instituição, o Projeto RIVED/Fábrica Virtual é desenvolvido pelo Instituto de Matemática e Estatística e a Escola de Engenharia Elétrica e da Computação, formando uma equipe composta por alunos do 3º. Ano de licenciatura em Matemática e uma coordenação pedagógica e por alunas do 3º. Ano de Engenharia da Computação e um coordenador técnico. O objetivo do Projeto é desenvolver módulos digitais de educação, os quais, em nosso caso particular são módulos digitais para o ensino de matemática para alunos do ensino médio.

O módulo educacional digital é desenvolvido a partir da Elaboração do Projeto Geral (do inglês: General Design - GD), procurando compreender a natureza da aprendizagem, da matemática e dos contextos em que pode ser utilizado o módulo, com o intuito de ajudar o professor a melhorar o papel do estudante para aprender, pensar, investigar e solucionar problemas, tendo por base os objetivos traçados pelo RIVED de oferecer uma educação contextualizada, estimular o raciocínio e a explorar fenômenos.

Atualmente estamos passando por um processo de capacitação, no qual participamos de um curso a distância, no qual compartilhamos com equipes de outras instituições aprendizados e experiências do trabalho de elaboração de Objetos de Aprendizagem.

 

Material e Método (Metodologia):

 

Objetivos do projeto:

A insatisfação com os resultados do ensino e, em particular, do ensino da Matemática no Ensino Médio tem gerado muitos estudos e iniciativas na tentativa de minimizar este problema. Muitas questões têm sido objeto de discussão por todos aqueles que, a partir da reflexão sobre a sua prática percebem a necessidade de proporcionar e oferecer uma “educação contextualizada”, uma “experimentação e exploração dos fenômenos” mais eficazes e a “estimulação do raciocínio”. Acreditamos que na medida em que lidamos com tecnologia e conhecimento, participar deste projeto nos proporcionará formação para:

 

ü   Melhor construção do saber. Os recursos tecnológicos disponíveis não dispensam conhecimentos básicos na área de Matemática, as principais vantagens motivadoras para melhor construção do saber ainda sobressaem: flexibilidade, interatividade, economia, motivação e auto-aprendizagem.

ü   Construção de novos materiais educacionais. A iniciativa do Projeto RIVED de criação de material didático, com utilização das tecnologias de informação e comunicação tem como base o suporte teórico da criação de objetos de aprendizagem, permitindo a toda equipe compreender e adquirir experiência com este conceito de trabalho pedagógico.

ü   Promoção de novas formas de ensinar e aprender. Do ponto de vista didático, permite situar metodologia do processo de ensino-aprendizagem com as tendências atuais de educação.

ü   Capacitação da equipe do projeto.  Tanto para os professores orientadores assim como os alunos-bolsistas, é uma experiência impar para o desenvolvimento profissional, visto que para a parte pedagógica serão novos conceitos relacionando-se com os conhecimentos atuais no desenvolvimento de saberes para a área da Educação Matemática, e para a parte técnica é a possibilidade de adquirir conhecimentos para o desenvolvimento na área.

ü   Integração entre os cursos de graduação envolvidos. Do ponto de vista institucional, a integração entre o curso de graduação em Engenharia de Computação e o curso de licenciatura em Matemática é muito motivador, uma vez que os cursos encontram-se em campi diferentes e dificilmente encontram meios para se interagir, principalmente em uma troca rica como a de desenvolvimento de conhecimentos a partir da proposta do projeto.

ü   Integração entre o Projeto RIVED e o Projeto para Criação o Laboratório de Engenharia de Multimeios da EEEC. A EEEC foi recentemente contemplada com um Laboratório de Engenharia de Multimeios através do Edital CT-INFRA/Equipamentos Multiusuários (MCT/FINEP 04/2003). A colaboração visual é uma ferramenta que permite uma freqüência maior de contatos diretos fortalecendo relacionamentos interinstitucionais aplicados ao meio acadêmico para Educação a Distância (EAD) e encontros de grupos de pesquisa. Após a criação da infra-estrutura de recursos multimeios na EEEC, com a abertura da estrutura de rede videoconferência para toda a comunidade, o Projeto RIVED poderá beneficiar-se da transferência das experiências na área de videostream (vídeo sob demanda), bem como apoiar futuros encontros entre os grupos de pesquisa envolvidos.

ü   Melhor formação dos estudantes de graduação envolvidos no projeto. Os alunos do curso de Licenciatura em Matemática terão a oportunidade ímpar de participar na elaboração do conteúdo dos módulos. Já os alunos do curso de bacharelado em Engenharia de Computação terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos técnicos adquiridos no curso, além é claro, de ampliar os seus horizontes na área da educação aplicada.

 

Resultados e Discussão:

 

O Design Pedagógico: O Design Pedagógico é um documento que descreve, em linhas gerais, as idéias dos autores para um determinado módulo. Ele traz os objetivos educacionais, o tema central e as atividades/estratégias de aprendizagem para o aluno. A elaboração do design pedagógico é a tarefa inicial no processo de desenvolvimento de um módulo educacional, e permite a equipe pedagógica fazer um esboço das atividades de ensino/aprendizagem.

Elaboração do Design Pedagógico: Após estabelecer o que os alunos deverão aprender, formulamos um plano pedagógico para facilitar a aprendizagem dos alunos, como ensiná-los e quais combinações de canais de aprendizagem e tecnologias deverão ser usadas. As seguintes ações em termos de atividades foram previstas durante a elaboração do Design Pedagógico: (1) questionamento sobre a relação da audição humana da matemática; (2) apresentação de um ambiente com várias caixas de sons de diferentes potências, mostrando ao aluno o valor da intensidade sonora relativa a cada potencia; (3) Serão feitas questões para estimular a curiosidade do aluno; (4) a partir da escolha do nível de potência o aluno irá calcular a intensidade sonora através da função dB= 10 log (p_1/p_0); (5) o aluno será estimulado a analisar este gráfico a partir de perguntas sobre as variações ocorridas nos eixos, verificando assim, o crescimento lento da função logarítmica; (6) irá ser despertada no aluno a conscientização sobre os danos causada a audição, através de dados no gráfico [2-5]; (7) serão apresentados links e incentivada a entrada em questões referentes à audição humana e o efeito do som em nosso organismo através de textos, jogos e vídeos já disponíveis [6, 7].

 

Conclusões:

A atividade proposta através do Design Pedagógico trabalha com o comportamento da função pela análise gráfica além de fazer relação com o conceito de proporcionalidade, já que visa comparar o crescimento das variáveis. Além disso, o professor poderá explorar a idéia de atenuação que o logaritmo provoca. Embora o aluno não tenha muitas opções para a realização da atividade, esta possui elementos que permitem o aluno a perceber outras informações sobre a intensidade sonora, efeitos do som no organismo, a música e a matemática, que são assuntos inter-relacionados, ampliando a indução do crescimento lento da função. Assim, o aluno poderá ampliar as idéias apresentadas.

 

Fonte de financiamento: UNESCO/Ministério da Educação e Cultura do Brasil.

 

Referências Bibliográficas:

[1] Site: rived.proinfo.mec.gov.br

[2] Site: http://myspace.eng.br/eng/somdb.1.asp#bel

[3] Site: http://www.ines.org.br/ines_livros/4/4.005.htm

[4] Site: http://www.sindipetro.org.br/saude/sonora.htm

[5] Site: http://www.geocities.yahoo.com.br/zzzumbido/teste4.swf

[6] Site: http://www.tvcultura.com.br/artematematica/prog07.htm

[7] Site: http://www.tvcultura.com.br/artematematica/som.html