Estudo da viabilidade de painéis pré-moldados utilizando borracha de pneu em concreto/ argamassa.

MACEDO, D. C. B.(1); TUBINO, R. M. C.(2)

  1. Aluna do Curso de mestrado em engenharia civil da UFG.
  2. deysecbm@yahoo.com.br

  3. Orientadora e Prof.ª do Curso de mestrado em engenharia civil da UFG.

Palavras-chave: Borracha de pneu, matriz cimentícia, recauchutagem.

Introdução

 

Os problemas ambientais ocasionados pelo acúmulo de pneus vêm mobilizando diversos organismos nacionais e internacionais com o intuito de viabilizar o consumo deste excedente que ainda não é reciclado. A borracha de pneu proveniente do processo de recauchutagem apresenta-se como uma alternativa entre os rejeitos que podem ser reaproveitados em argamassas e concretos. Hoje, além do aspecto ecológico, segundo a Resolução 258-99 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) os importadores e produtores de pneumáticos têm até o ano de 2005 para destinar adequadamente todo o descarte produzido.

O intuito do projeto sobre a viabilidade dos painéis pré-moldados em matriz cimentícia com borracha é verificar a viabilidade da confecção de painéis de vedação utilizando concreto ou argamassa com borracha, o atendimento a normalização existente, destinação adequada aos pneus descartados, além da possibilidade de melhorar propriedades térmicas e acústicas nas edificações.

Material e métodos (metodologia)

O programa experimental foi desenvolvido utilizando os seguintes materiais:

Cimento

CP II Z – 32 RS

Agregado graúdo

Micaxisto (dmáx =9,5mm)

Agregado miúdo

Areia natural e areia artificial

Borracha

Fibra passante na # 4,8mm

A fibra de borracha proveniente do processo de recauchutagem foi peneirada e submetida a dois tipos de tratamento superficial: 1)lavada com água por 10 minutos em betoneira; 2) lavada em solução de NaOH. Nos dois casos a foi água escoada e então a fibra de borracha foi seca ao ar livre e espalhada sobre uma lona.

O método de dosagem utilizado foi o do módulo de finura utilizado nos Laboratórios de Furnas Centrais Elétricas S.A. O projeto está dividido em duas etapas: 1)teste com as duas matrizes cimentícias analisando a substituição em volume de parte do agregado miúdo por uma porcentagem de borracha de pneu, iniciando com o teor de 15% estendendo-se a mais duas porcentagens (10% e 5%); 2) moldagem das placas utilizando a matriz que melhor se comportou quanto a resistência mecânica. As propriedades analisadas no estado fresco foram: ar incorporado, abatimento do tronco de cone, massa específica, e no estado endurecido foram: resistência à compressão axial, tração por compressão diametral, tração direta, módulo de elasticidade, tração na flexão.

Resultados

A seguir estão alguns resultados (Figura 1 a 8) relativos ao comportamento endurecido nos dois tipos de matrizes (argamassa e concreto) respectivamente:

Fig. 1 – Resistência à compressão (argamassa)

Fig. 2 – Resistência à compressão (concreto)

Fig. 3 – Resistência à tração por compressão diametral (argamassa)

Fig. 4 – Resistência à tração por compressão diametral (concreto)

Fig. 5 - Resistência à tração por flexão (argamassa)

Fig. 6 - Resistência à tração por flexão (concreto)

Fig. 7 - Resistência à tração direta (argamassa)

Fig. 8 - Resistência à tração direta (concreto)

Conclusões

As principais conclusões sobre os resultados apresentados são:

Referências bibliográficas

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – CONAMA – Resolução nº 258 de 26 de agosto de 1999. 4 pg. Brasília. Disponível no site: http://www.pbqp-h.gov.br. Acesso em 10/02/03

Fonte de financiameto: Funape; Capes (bolsa de pós-graduação);Apoio dos Laboratórios de Furnas Centrais Elétricas S.A. Doação de material: Pneus e recauchutagem moreira Ltda; Cimento Goiás; Belgo Mineira.