COMPOSIÇÃO CORPORAL E USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES E ANABOLIZANTES POR FISICULTURISTAS

SIMÕES, L.¹; MENDONÇA, D. M.¹; TAVARES, J. A. S.¹; REZENDE, F. R. A.²; SILVA, M. S.²

¹Faculdade de Nutrição/UFG; ²Faculdade de Educação Física/UFG

lidianesimoes@yahoo.com.br

Palavras-chave: composição corporal, fisiculturistas, suplementos alimentares, anabolizantes.

 

1 INTRODUÇÃO

O treinamento com pesos ou exercícios contra resistência ou resistidos é considerado a atividade mais eficiente para a modificação da composição corporal,, promovendo aumento da massa muscular e redução da gordura corporal, que podem ser alcançados após várias semanas de exercícios (FLECK & KRAEMER, 1999). Atletas de culturismo são os que apresentam maior percentual de massa magra dentre todas as modalidades esportivas, atingindo cerca de 70% do corpo, valor 20% acima dos sedentários (SPENST et. al., apud MAESTÁ et. al., 2000)

Vários estudos têm demonstrado que a adiposidade corpórea de atletas de força (culturistas, levantadores de peso) atinge em média 5 a 15%. Dentre esses atletas, o menor percentual de gordura corporal (8,4%) é o apresentado pelos culturistas (FAHEY et. al., apud MAESTÁ et. al., 2000).

 

2 OBJETIVO

Avaliar a composição corporal e detectar o uso de suplementos alimentares e anabolizantes por atletas de fisiculturismo goianos.

 

3 METODOLOGIA

A amostra foi constituída de 5 atletas de fisiculturismo, do sexo masculino de 23 a 39 anos de idade. Esses atletas encontravam-se inscritos na Federação Goiana de Musculação (FEGOM) e participaram do estudo, após autorizar a coleta de dados, mediante a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, conforme as normas recomendadas pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Goiás.

Dados do consumo de suplementos alimentares e anabolizantes foram coletados por meio de questionário próprio elaborado para esta pesquisa, sendo aplicado individualmente.

A avaliação da composição corporal foi realizada utilizando-se Índice de Massa Corpórea (IMC) (kg/m2), da %GC (porcentagem de Gordura Corporal) e CMB (Circunferência Muscular do Braço), protocolos descritos em Fernandes Filho (2003). A CMB foi determinada através da equação:

CMB = (Circunferência do Braço – Prega Cutânea Tricipital) x 0,314

Também foi calculado a Densidade Corporal (DC) para a qual foram utilizadas as pregas cutâneas subescapular (PCSE), suprailíaca (PCSI), tricipital (PCT) e panturilha (PCP), conforme o protocolo descrito por Petrosky (1995). Mediante a equação de Siri (1961), obteve-se a %GC.

Os índices antropométricos IMC, CB, CMB, foram comparados com os valores descritos por Maestá et al. para essa categoria de atleta e também com os valores de referência populacional. A comparação entre os índices foi feita por meio do teste "t" student, com nível de significância p<=0,05.

 

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os valores de IMC e CMB encontrados no presente trabalho foram de: 28,80 ± 2,95 kg/m2 e 37,55 ± 4,97cm, respectivamente. Comparando os dados de IMC e CMB com os de MAESTÁ et. al. (2000) (IMC = 27,00 ± 1,19kg/m2 e CMB = 38,50 ± 2,50cm), encontramos diferença para os dados de IMC (p = 0,046), mas não para CMB (p = 0,268).

Quanto à %GC (Gráfico 1) dos fisiculturistas, o valor encontrado foi de 15,15 ± 3,46%. Esse percentual está dentro dos valores normais de referência para homens (MCARDLE et. al, 1996), mas diferencia estatisticamente (p = 0,007) dos valores (6,9 ± 1,5%) encontrados por MAESTÁ et. al. (2000). O referido autor ainda apresenta em seu artigo dados da % GC, de atletas de força, obtidos por outros pesquisadores. Alguns desses dados são semelhantes aos que foram encontrados neste trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gráfico 1 - Porcentagem de Gordura Corporal (GC) de Atletas Goianos de Fisiculturismo

No que se refere ao uso de suplementos alimentares, os 5 atletas relataram que os consomem diariamente. Entre os suplementos utilizados estão: creatina, BCAA, carnitina, "Mega Mass", glutamina, Carb up, Whey Protein e aminoácidos. Segundo os atletas, os suplementos promovem aumento do apetite, da massa muscular e da força.

Quanto ao uso de anabolizantes, somente um deles relatou não utilizá-los. Aqueles que consumiam (n = 4) informaram que o objetivo principal era ganhar massa muscular e força. Os anabolizantes utilizados foram: Decadurabolin, testosterona, nandrolona e Estanazabol. Nenhum dos atletas relatou qualquer sintoma adverso com o uso de suplemento ou anabolizante.

4 CONCLUSÃO

Conclui-se que o IMC não é um parâmetro adequado para avaliação da composição corporal de fisiculturistas, devido à elevada quantidade de massa magra. A %GC dos atletas foi semelhante àquelas encontradas na população masculina em geral, enquanto que a CMB apresentou-se superior.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FABER, M., BENADE, A. J., VANECK, M. Dietary intake, anthorpometric measurements, and blood lipid values in weight training athletes (body builders). J. Sports Med. Phys. Fitness. v.7, n.6, p.342-346, 1986.

FERNANDES FILHO, J. Avaliação antropométrica. In: ____________. A prática da avaliação física: testes, medidas e avaliação física em escolares, atletas e academias de ginástica. 2.ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003. cap. 2. p. 31-108.

FLECK, S. J. e KRAEMER, W. J.. Esportes de treinamento de força. In: Fundamentos do Treinamento de Força Muscular. 2 ed., cap. 12, p.212-223. Porto Alegre: Artmed, 1999.

MAESTÁ, N., CYRINO, E. S., JÚNIOR, N. N., MORELLI, M. Y. G., SOBRINHO, J. M. S., BURINI, R. C.. Antropometria de atletas culturistas em relação à referência populacional. Revista de Nutrição, Campinas, v.13, n.2, p.135-141, maio/ago, 2000.

MCARDLE, W. D., KATCH ; KATCH. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, cap.18, p.299-319, 1998.

PETROSKY, E. L.. Desenvolvimento e validação de equações generalizadas para a estimativa da densidade corporal em adultos. Tese de doutorado em Educação Física. Santa Maria: UFSM, 1995.

SIRI, M. E.. Body composition from fluid spaces and density. In: BROZEK, J., HENSCHEL, A. Techniques for measuring body composition. Washington D.C.: National Academy of Science, p. 223-244, 1961.