Taxa de publicação de artigos apresentados na forma de resumos em reunião de pesquisa odontológica brasileira

Soraya S. Bernardes, Aline Campos de Sousa, Patrícia A. Simões, Cláudio R. Leles, Marco Antonio Compagnoni, Sicknan Soares Rocha.

Faculdade de Odontologia da UFG

crleles@odonto.ufg.br

Palavras-chave: publicação, resumo, artigo completo, pesquisa científica.

Introdução

O relato de pesquisas na forma de resumos em reuniões científicas permite uma exposição da atuação de profissionais em linhas de pesquisa, apresentação de dados preliminares de pesquisas ou mesmo a divulgação prévia de resultados finais de estudos finalizados. Entretanto, os resumos não revelam de forma completa detalhes importantes do estudo (Byerly et al., 2000). Idealmente, o resumo apresentado deve servir como base para a publicação final do estudo, na forma de artigo científico completo.

O resultado de uma meta-análise de estudos na área de Medicina demonstram que a maioria das pesquisas apresentadas em reuniões científicas não são publicadas (Scherer et al., 1994). Na área odontológica, Corry (1990) avaliaram a porcentagem de resumos publicados na forma de artigos completos, apresentados na Reunião do International Association of Dental Research, nos anos de 1983 e 1984. Os resultados demonstraram que, ao contrário de outras áreas da saúde, nas quais a taxa de publicação varia entre 31% e 54%, nessa reunião específica a porcentagem de publicações situa-se entre 21,6% e 24%.

A não publicação de estudos apresentados em congressos pode ser resultante de vários fatores, como diferenças em relação ao rigor no processo de aceitação do manuscrito apresentado. Outras razões se referem a questões organizacionais como o número reduzido de periódicos, os quais não absorvem o grande número de artigos submetidos à publicação, falta de motivação dos pesquisadores para publicação, falta de prioridade na obtenção do produto final da pesquisa, baixa qualidade metodológica e publicação em outras formas como teses ou livros (Walby et al., 2001).

O objetivo do presente estudo é determinar a taxa de publicação na forma de artigos completos dos resumos de trabalhos apresentados na 16a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, identificar o número de publicações completas, os periódicos nos quais são publicados os trabalhos completos dos resumos e relacionar a proporção de artigos publicados entre diferentes áreas odontológicas.

Material e Método

Foram avaliados os resumos publicados na 16a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, realizada no período de 8 a 11 de setembro de 1999, na cidade de Águas de Lindóia – SP (Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1999). O material de estudo é composto por 775 resumos de trabalhos de pesquisa, redigidos em português, divididos em 3 sessões. Cada resumo é estruturado nas seguintes partes: (1)título; (2) nome dos autores em formato padronizado (ex: C. R. LELES); (3) instituição de origem dos autores (e-mail e telefone opcionais); (4) corpo do resumo, com as conclusões do estudo em destaque (sublinhado).

A publicação ou não dos resumos na forma de texto completo publicado foi determinada com base numa busca bibliográfica eletrônica, segundo os seguintes critérios de busca:

Uma vez identificados os artigos publicados, foram comparados com os resumos publicados pela SBPqO para verificação da relação entre os dois trabalhos. A busca foi realizada por dois examinadores independentes, previamente treinados e calibrados. Dados adicionais como o local de publicação, tipo de periódico, tipo de estudo, área de conhecimento odontológico e período decorrido para publicação foram igualmente avaliados. A coleta de dados foi restrita até o período de dezembro de 2003.

Resultados

Dos 775 resumos avaliados, 150 foram previamente identificados. Após a análise detalhada dos textos completos originais, 33 resumos foram excluídos por não corresponderem ao artigo completo. Portanto, 116 artigos completos foram identificados a partir dos resumos selecionados (15%).

Os periódicos com maior número de publicações foram Pesquisa Odontológica Brasileira (14), Brazilian Dental Journal (12), International Endodontic Journal e Journal of Oral Rehabilitation (6), American Journal of Dentistry, Pediatric Dentistry e Journal of Periodontology (5), Dental Materials, Journal of Endodontics e Operative Dentistry (4).

Dentre os tipos de estudo com publicação completa, a maioria foi de estudos experimentais in-vitro (n=70; 60%), seguida por pesquisa em animais (n=15), ensaios clínicos (n=14), estudos descritivos (n=14), estudos caso-controle (n=2) e série de casos (n=1).

Conclusão

A maioria dos estudos apresentados no congresso de pesquisa e publicados na forma de resumos não é publicada na forma de artigos completos, identificados na ferramenta de busca bibliográfica Pubmed.

 

Referências Bibliográficas

BYERLY WG et al. Publication rates of abstracts from two pharmacy meetings. Ann Pharmacother. 2000 Oct; 34(10): 1123-7.

CORRY AM. A survey of the publication history of randomly selected IADR/AADR abstracts presented in 1983 and 1984. J Dent Res 1990 Aug; 69(8): 1453-5.

LAGE-MARQUES, JL. Ecos da 19a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica 30.08 a 04.09.2002, Águas de Lindóia – SP. In: http://www.sbpqo.org.br/, acessado em 01.04.2003.

SCHERER RW et al. Full publication of results initially presented in abstracts. A meta-analysis. JAMA. 1994 Jul 13; 272(2): 158-62.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PESQUISA ODONTOLÓGICA – SBPqO. Anais da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Divisão Brasileira da IADR. Águas de São Pedro, SP, 8-11 de setembro de 1999. São Paulo: SBPqO, 1999.

WALBY A et al. Abstract to publication ratio for papers presented at scientific meetings: how does emergency medicine compare? Emerg Med. 2001 Dec; 13(4): 460-4.