MOVIMENTO E AÇÃO, APRENDER BRINCANDO: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DE SINCRONIZAÇÃO DO MOVIMENTO DE CRIANÇAS DURANTE O SALTAR CORDA

SILVA, P. S.; VIEIRA, M. F.

Faculdade de Educação Física – UFG

paulaassiny@bol.com.br; marcus@fef.ufg.br

Palavras-Cchave: Biomecânica, Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Infantil

Justificativa

Acreditava-se, por meio da psicologia clássica, que todos os movimentos e ações voluntários eram automáticos e isso distanciou os movimentos voluntários do estudo científico. Porém, por meio das observações e estudos, notou-se que a criança não realizava movimentos voluntários automaticamente, e estudiosos perceberam que "(...) as formas especificamente humanas de comportamento ativo podem ser um objeto verdadeiro para a investigação científica" (Luria, 1984, p. 215).

Duas abordagens distanciaram, por algum tempo, as ações propriamente humanas do estudo científico, essas abordagens foram a abordagem mecanicista de movimento e abordagem idealista de movimento.

O primeiro passo para uma mudança nas idéias acerca dos movimentos e ações humanos foi dado por Vigotski, que, a partir de estudos relacionados às formas superiores de atividade, introduz na psicologia o conceito de que "(...) a origem do movimento e da ação voluntários reside, não dentro do organismo, nem da influência pregressa, mas, sim, na história social do homem: (Luria, 1984, p. 214), e considera ainda que, a verdadeira origem das ações voluntárias "(...) se acha no período de comunicação entre a criança e o adulto, quando a ‘função era compartilhada por duas pessoas’, quando o adulto dava à criança a instrução fala (...) e a criança obedecia à instrução" (Luria, 1984, p. 214).

Outro autor que trata dos processos de aprendizagem é Luria, que teve como líder intelectual Vigotski, e estudou a mesma linha que seu líder, podendo-se resumir este estudo em uma hipótese: "(...) os processos psicológicos superiores humanos são mediados pela linguagem (semânticos) e estruturados não em localizações anatômicas fixas no cérebro, mas em sistemas funcionais, dinâmicos e historicamente mutáveis" (Vigotski, Luria e Leontiev, 2001). Porém, Luria abordou o assunto dos processos psicológicos superiores, destacando seus processos internos. Por isso, Luria tornou-se um dos mais renomados neuropsicólogos mundiais.

Esta pesquisa consiste no estudo dos processos de aprendizagem motora infantil e investigação de como a criança aprende uma dada tarefa motora durante o brincar, que no caso é o pular corda, e tomarei como base ao analisar as crianças saltando corda, o nível de desenvolvimento real, o que a criança consegue desenvolver sozinha, e zona de desenvolvimento proximal, o que a criança consegue realizar com ajuda.

Vigotski acrescenta ainda que, as crianças aprendem "(...) através da imitação dos adultos e através da instrução recebida de como agir, a criança desenvolve um repositório completo de habilidades" (Vigotski, 1994, p. 110), tal citação é a hipótese norteadora da pesquisa.

A descrição de crianças, em várias faixas etárias (dos 6 aos 10 anos de idade), pulando corda, se tornará importante no estudo dos processos de aprendizagem motora por que passa a criança (Bernstein, 1967; Vieira, M.F., 1998), bem como nos estudos relativos ao desenvolvimento motor e cognitivo ao longo da vida do indivíduo (Luria, 1984; Vigotski, 1994; Vigotski e Luria, 1996).

Metodologia

A natureza do método investigativo para essa pesquisa será tanto quantitativa quanto qualitativa. Do ponto de vista da análise mecânica do movimento, sobretudo em relação à sincronização dos movimentos dos olhos, dos membros superiores e o "bater" da corda, a investigação será quantitativa. Do ponto de vista da análise da influência dos mediadores, a investigação será qualitativa. Os movimentos, as adaptações e estratégias motoras adotadas pelas crianças, que receberão estímulos externos, serão investigados.

A coleta de dados será dividida em dois momentos: um momento será desenvolvido no Laboratório de Biomecânica do Movimento Humano, do Centro de Estudos e Pesquisas em Atividade Física e Saúde (CEPAFIS), da Faculdade de Educação Física da UFG, com apenas duas crianças, devido às dificuldades metodológicas de um estudo de movimento por cinemetria. O outro momento será desenvolvido na quadra de esportes, pois possui as características necessárias para a coleta de imagens das crianças.

Para as análises biomecânicas do saltar corda realizadas em ambiente de laboratório, utilizaremos como sujeitos da pesquisa duas crianças, uma que já internalizou o processo de pular corda e outra que ainda não. O método de cinemetria consiste na aquisição de imagens por meio de 4 câmeras dispostas de modo a fazer um ângulo de aproximadamente 45º com o plano sagital da criança estudada. A reconstrução tridimensional do movimento será realizada por meio do software Kwon3D versão 3.1 e o modelo antropométrico será norteado pelo protocolo de Zatsiorsky (1990).

As análises de natureza qualitativa se darão a partir das observações de crianças pulando corda, observações da criança que já aprendeu e da que ainda não aprendeu, as estratégias adotadas por ambas, observação de sincronização dos movimentos da criança com o bater da corda, a coordenação entre os olhos e os movimentos dos membros superiores e a influência das instruções recebidas pela/o colega e pela professora nas estratégias adotadas pela criança.

Conclusões

Esta pesquisa faz parte do Projeto de Locomoção Infantil do Laboratório de Biomecânica do Movimento Humano, tendo seus procedimentos devidamente aprovados pelo Comitê de Ética da UFG.

Os trabalhos ainda estão em andamento. Estamos no processo de revisão de literatura e iniciando a coleta dos dados em campo. Posteriormente, serão realizados os trabalhos em laboratório e discussão dos resultados.

 

Referências

LURIA, A. R.. Fundamentos de Neuropsicologia , Tradução de Juarez Aranha Ricardo. Rio de Janeiro: LTC – S.A. .São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1984.

_____ . Desenvolvimento Cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. São Paulo: Ícone, 1990.

VIEIRA, M.F. Resolvendo o problema de Bernstein: a aprendizagem cerebelar pela realimentação do erro como uma solução para a redundância do sistema motor. Revista Pensar a Prática, v.1, p. 81-95, 1998.

VIGOTSKI, L. S.. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. [organizadores Michael Cole [et al]; Tradução José Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

_____ . Pensamento e Linguagem. Trad. Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R. . Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira, Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

VIGOTSKI, L. S. ; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001.

ZATSIORSKY, V. M. et al. In vivo body segment inertial parameters determination using a gamma-scanner method. In: Berne, N.; Cappozzo, A. (ed). Biomechanics of human movement: applications in rehabilitation, sports and ergonomics. Worthington, 1990.