Ocorrência de Escorpiões em Áreas Urbanas do Município de Jataí

Souza, K.S1.; Neto, W.C.R.; Diniz, J.L.M.

UFG/Campus de Jataí – Centro de CiênciasAgrárias e Biológicas. Departamento de Ciências Biológicas

1 tityus_bio@hotmail.com,

Palavras chave: Escorpiões, Tityus, profilaxia.

Introdução:

Os escorpiões são artrópodes abundantes no mundo e são conhecidas aproximadamente 1400 espécies. No Brasil ocorrem 75 espécies das quais duas são de interesse médico por causarem acidentes graves, são eles: Tityus serrulatus conhecido como escorpião amarelo e Tityus bahiensis conhecido como escorpião preto, (FLESHMANN,1989).Ambas espécies são encontradas no estado de Goiás.

Estes aracnídeos são animais de hábitos essencialmente noturnos. Durante o dia se escondem em pilhas de madeira, lenhas, frestas, pedras, podendo adentrar nas residências, onde costumam se abrigar e proliferar nos locais mais imprevisíveis, como sapatos, peças de roupas, e utensílios domésticos, o que aumenta a possibilidade de acidentes (Fletchmann, 1989).

O veneno desses animais é neurotóxico, o que faz com que a gravidade do problema com sua picada aumente. Após a picada gera sintomas como dor intensa no local, hiportemia, perturbações na vista, prostação e taquicardia, podendo nos casos mais graves, inclusive levar a morte (Funasa, 2001).

Os acidentes escorpiônicos são importantes em virtude de sua freqüência e da sua potencial gravidade, principalmente quando ocorrem com crianças, idosos ou pessoas portadoras de insuficiência cardíaca. A maioria dos casos envolvem acidentes com Tityus serrulatus (Funasa, 2001).

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde em Jataí, foram registrados 21 casos de picada de escorpiões no município de Jataí entre janeiro de 2002 e dezembro de 2003. Esses dados são elevados quando comparados com os do Ministério da Saúde que indicam a ocorrência de cerca de 3 acidentes a cada 100 mil habitantes por ano no Brasil. A cidade de Jataí possui 80 mil habitantes.

O trabalho tem por objetivo relatar a ocorrência das espécies escorpiônicas encontradas no município de Jatai, de determinar as espécies encontradas, bem como o de integrar a universidade com a comunidade para sensibiliza-la em relação a higiene residencial, evitando assim a proliferação de escorpiões e consequentemente diminuindo acidentes envolvendo esses artrópodes.

Materiais e métodos

O trabalho vem sendo realizado no município de Jataí, no centro da cidade e no bairro Estrela D`Alva. Nesses locais foram visitados 104 domicílios no período de junho à setembro de 2004. Durante as visitas foi distribuído material explicativo e feito entrevista com a utilização de um questionário, onde foram coletadas informações úteis para seu desenvolvimento. Este trabalho foi dividido em duas fases.

A primeira fase consistiu na confecção de material (cartilhas e questionários); no levantamento da ocorrência domiciliar de escorpiões nos dois bairros selecionados; no esclarecimento às pessoas sobre os hábitos escorpiônicos, bem como a devida profilaxia.

A segunda fase, foi iniciada no mês de outubro, buscando fomentar a vigilância sanitária municipal no sentido de que sejam tomadas as devidas providências em relação aos casarões abandonados (focos). Esta fase consiste também no retorno aos domicílios visitados durante a primeira fase para observar e quantificar a implantação das medidas profiláticas sugeridas na primeira visita. Além disso nesta fase serão realizadas as coletas dos escorpiões para a determinação das espécies encontradas no município.

Resultados e Discussão

Uma análise prévia dos resultados obtidos na primeira fase com relação as visitas mostra que no bairro Estrela D`Alva não foram encontrados escorpiões nem registrado caso de acidente envolvendo esses aracnídeos. No centro da cidade, ocorreu um grande número de incidência de escorpiões, foram visitados 50 domicílios dos quais a ocorrência de escorpiões foi amostrada em 54%, destes, 14,8% apresentaram casos de acidentes, sendo citado um caso de acidente envolvendo o escorpião da espécie Tityus bahiensis e o restante dos casos envolvendo escorpiões da espécie Tytius serrulatus. No primeiro semestre de 2004 registrou-se ocorrência de escorpiões em 10 das 50 casas visitadas.

Conclusões

O bairro Estrela D`Alva foi escolhido por estar próximo de mata ciliar, o que facilitaria a entrada desses animais no bairro, entretanto isso não ocorre pois há grande presença de predadores domésticos como galinhas, cachorros e gatos nos quintais ou não há presença de escorpiões na mata (caso ainda não comprovado).

Os domicílios do centro da cidade apresentaram mais casos de ocorrência de escorpiões que a periferia (bairro Estrela D’Alva), tendo em vista que na região central do município de Jataí possui muito casarões com mais de 70 anos de idade – construções antigas que possuem ambientes propícios como porões e quintais cheios de entulho e madeiramento apodrecido. Muitos desses casarões antigos existentes no centro da cidade estão abandonados há anos, tornando assim foco de escorpiões para toda sua vizinhança. No centro da cidade também está localizado o cemitério municipal que provavelmente é um grande foco de escorpiões. A ausência de predadores domésticos (pássaros e galinhas) faz com que cresça a ocorrência de escorpiões nessa área.

Fonte de financiamento

Superintendência de Ciência e tecnologia da Prefeitura Municipal de Jataí,

Referência Bibliográfica:

FLESHMANN, Carlos H. W. – Zoologia Geral e Parasitologia Ed. Centro Acadêmico Luiz de Queiroz, Piracicaba, 1989, 560p.

 

Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por animais peçonhentos. Ed. FUNASA, Brasília, 2001, 120p