ATUAÇÃO ACADÊMICA NO ESPAÇO DO SUS: A EXPERIÊNCIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFG

Vânia C. MARCELO – FO/UFG

Karla S. de M. R. CARVALHO – FO/UFG

Liliane B. M. dos REIS – FO/UFG

vaniacm@cultura.com.br

PALAVRAS CHAVE: ensino, graduação, SUS

INTRODUÇÃO: A solidificação do SUS tem exigido que os profissionais que nele ingressam e atuam estejam capacitados para atender não apenas as demandas da população, mas também a seus princípios e diretrizes. Para tanto, é indispensável que durante o seu processo de formação acadêmica, estes tenham a oportunidade de vivenciar a realidade do desenvolvimento das ações do SUS.

OBJETO: Formação acadêmica voltada para a realidade do SUS.

OBJETIVO: Apresentar a experiência da disciplina de Odontologia Social da FO/UFG na formação dos acadêmicos no desenvolvimento de atividades clínicas, de planejamento, gerenciamento e gestão nos níveis Local, Distrital e Central da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

METODOLOGIA: Relato das atividades dos acadêmicos de odontologia da 4ª e 5ª séries da UFG na disciplina de odontologia social. Os acadêmicos da 4ª série atuam junto às equipes do PSF na coleta de dados, diagnóstico da realidade, planejamento das ações e atividades educativas e preventivas. Os acadêmicos da 5ª série atuam no nível local numa Unidade de Saúde nas atividades preventivas e clínicas. No nível distrital os trabalhos são desenvolvidos a partir das análises das realidades de cada Distrito Sanitário, aplicando indicadores propostos na literatura e atendendo às necessidades da região. No nível central os trabalhos são constituídos de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com técnicos do SUS para maior compreensão dos temas. Os temas tratados são:

CONCLUSÃO: Isto propicia aos acadêmicos uma vivência e compreensão do SUS e suas diretrizes além das atividades de gerenciamento, planejamento e gestão.