ANÁLISE DA VARIABILIDADE GENÉTICA POR MARCADORES MICROSSATÉLITES DA CULTIVAR DE ARROZ IRRIGADO (Oryza sativa L.) Tio Taka OBTIDA POR SELEÇÃO RECORRENTE

Borba, T.C.O.; Brunes, T.O.; Brondani, R.P.V.; Rangel, P.H.; Brondani, C.

Embrapa Arroz e Feijão. Caixa Postal 179, CEP 75.375-000, Santo Antônio de Goiás, GO, Brasil.

e-mail: oliveiraborba@yahoo.com.br

Palavras-Chave: SSR, Base Genética, Melhoramento.

Introdução

A utilização de genitores aparentados nos programas de melhoramento genético do arroz tem ocasionado um estreitamento da base genética das cultivares de arroz irrigado lançadas, levando à estagnação dos patamares de produtividade e ao aumento da vulnerabilidade a doenças e pragas.

O melhoramento de populações de base genética mais ampla através da seleção recorrente pode possibilitar a obtenção de cultivares comerciais mais produtivas e mais divergentes do que as atualmente em uso. A Tio Taka é a primeira cultivar de arroz (Oryza sativa) irrigado obtida no Brasil através deste processo.

Objetivo

Avaliar a variabilidade genética da cultivar Tio Taka em relação ao pool gênico do arroz cultivado por marcadores SSR.

Metodologia

Material vegetal analisado: Foram genotipados 54 acessos de arroz: a cultivar Tio Taka, os 10 genitores da população e outras 43 cultivares de arroz irrigado (Tabela 1).

Marcadores moleculares: 16 marcadores SSR (OG07, OG17, OG44, OG61, OG106, RM11, RM204, RM207, RM223, RM224, RM229, RM247, RM248, RM304, 4879 e 4961) foram selecionados baseando-se em seus altos valores de PIC (Polymorphism Information Content).

Resultados e Discussão

O número médio de alelos por loco entre os 54 acessos analisados foi de 7,93, e o valor médio da heterozigosidade esperada (PIC) foi 0,6. À partir dos dados da matriz de distância genética ROGERS-W, construiu-se um dendrograma (Figura 1), o qual apresentou índice de correlação cofenética de 0,90.

Pela matriz de distância também foi possível obter o coeficiente de distância média entre as cultivares analisadas. As cultivares que obtiveram o maior e o menor coeficiente de distância médio foram, respectivamente, a BRS-Bojuru (0,92) e a cultivar Epagri-109 (0,45). A Tio Taka obteve uma distância média de 0,66 em relação aos outros genótipos de arroz.

Pelo dendrograma também foi possível visualizar a semelhança genética entre algumas cultivares comerciais e a Tio Taka, sendo a Epagri-109 a mais próxima. Dentre os genitores, o mais próximo foi o BG 90-2, o qual apresentou 11 alelos comuns com a Tio Taka. O genitor que apresentou o maior coeficiente de distância foi o Colômbia-1 (0,90), compartilhando apenas dois alelos com a cultivar Tio Taka.

Conclusões

¨ Os genótipos dos parentais foram recombinados com relativa eficiência.

¨ A baixa variabilidade genética apresentada pela Tio Taka foi muito influenciada pelo uso de genitores aparentados na sintetização da população base, e ao número reduzido de ciclos de recombinação (dois) realizados para obtenção da cultivar.

Tabela 1. Acessos de arroz utilizados na avaliação da variabilidade genética da cultivar Tio taka através de marcadores moleculares.

Figura 1. Dendrograma baseado na distância genética obtida com o coeficiente Rogers-W para 16 marcadores SSRs.