Avaliação de diferentes suplementos sobre ganho de peso e aspectos reprodutivos em novilhas Nelore

PEIXOTO, S. V.; PACHECO, A. R.; MAYA, F. L. A.; REIS, R. T.; FERREIRA, R. N.

Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás, CP 131, CEP 74001-970, Goiânia, Goiás. saudiovet@hotmail.com, nassar@icb.ufg.br.

Palavras-chaves: Suplementação, puberdade, novilhas, Nelore.

1 INTRODUÇÃO

A reprodução e a nutrição são dois aspectos primordiais na bovinocultura, pois representam de uma forma geral o lucro e o custo, respectivamente. Dessa forma busca-se antecipar ao máximo a fase reprodutiva dos animais objetivando um giro acelerado do capital investido. Por outro lado, a nutrição representa importante fator tanto como meio de produção, quanto no aspecto fisiológico (desenvolvimento), podendo contribuir de forma positiva ou mesmo negativa quando manejada de forma incorreta.

Segundo PEREIRA (2000), a formação de fêmeas para reposição representa um momento crítico na bovinocultura de corte, na qual cita-se que a idade média ao primeiro parto, no Brasil, está acima de 40 meses de idade, sendo atribuída como principal causa a essa situação, a alimentação inadequada.

A suplementação deve ser considerada como um complemento da dieta, o qual supre a deficiência de determinados nutrientes na forragem disponível para pastejo. Na maioria das situações, a forragem não contém todos os nutrientes essenciais, na proporção adequada de forma a atender as exigências dos animais em pastejo. (REIS et al., 1997).

ZERVOUDAKIS et al. (2002) estudaram ração e sal mineral na suplementação de novilhas sendo que com o primeiro tratamento obtiveram 30% a mais no GMD quando comparados entre si. Os autores atribuíram tal diferença ao fato de que o maior consumo de proteína e a maior proporção de amônia ruminal proporcionou maior digestão da forragem pelos microrganismos ruminais, propiciando conseqüentemente maior consumo de forragem pelos animais suplementados, quando comparado ao desempenho dos animais testemunha que receberam sal mineral.

O presente estudo teve por objetivo avaliar o efeito de diferentes suplementações nutricionais na idade à puberdade em novilhas Nelore. Isto, avaliando o ganho de peso médio e ganho de peso médio diário de novilhas Nelore submetidas a diferentes tipos de suplementação. E ainda, por meio de palpação transretal, a avaliação dos parâmetros de ovário (tamanho, forma e presença de folículos) e dos parâmetros de útero (textura e presença ou não de gestação) de novilhas Nelore submetidas a diferentes tipos de suplementação;

2 MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi realizado na Fazenda Bandeirantes, localizada no município de Sandolândia – TO, no período de 26 de junho de 2003 a 30 de abril de 2004.

Foram utilizadas 300 fêmeas bovinas, da raça Nelore, com idade media de sete meses e peso médio inicial de 186 quilogramas. Os animais eram manejados em piquetes formados por Brachiaria brizantha, tendo livre acesso às suplementações que eram fornecidas em cochos descobertos, conforme cada tratamento proposto. Os grupos eram trocados de piquete a cada 15 dias.

Foram formados cinco grupos experimentais com 60 animais cada, escolhidos de forma aleatória com o intuito de prevalecer a homogeneidade entre os mesmos. Em seguida, os grupos experimentais foram distribuídos em cinco piquetes, sob pastejo contínuo onde receberam os respectivos tratamentos: sal mineralizado com uréia (SMU) na quantidade de 0,05% do peso vivo, suplemento mineralizado com uréia (SMUC) na quantidade de 0,05% do peso vivo adicionado de 1 kg de caroço de algodão, suplemento mineralizado com proteína sem promotor de crescimento (SMP) na quantidade de 0,1% do peso vivo, suplemento mineralizado com proteína acrescido de promotor de crescimento (Monensina Sódica) (SMPM), na quantidade de 0,1% do peso vivo e concentrado (CONC) na quantidade de 1% do peso vivo durante todo o período.

As pesagens dos animais eram feitas a cada 28 dias aproximadamente sem realização de jejum prévio.

O exame ginecológico foi realizado por meio de palpação transretal onde se avaliaram os parâmetros de tamanho de ovário (pequeno: semelhante à ervilha ou normal) e textura (liso – ausência, ou com presença de estruturas – folículo ovulatório (FL), corpo lúteo (CL) e corpo albicans) assim como o útero (gravídico ou não). Os ovários ao serem avaliados recebiam as respectivas notas, que eram somadas. Quanto maior a pontuação melhor estado reprodutivo.

Na avaliação estatística, com auxílio do programa Sistema de Análise Estatísticas e Genéticas – SAEG (RIBEIRO JÚNIOR, 2001), utilizou-se a análise de variância (ANOVA) seguida pelo teste de Tukey, com intuito de detectar as diferenças entre os tratamentos. Os resultados foram considerados diferentes ao nível de significância P<0,05.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

O tratamento CONC representou, de forma isolada, melhor média para ganho de peso total e ganho de peso médio diário o que pode ser justificado pelo fato de que a ração é um alimento considerado mais completo no que diz respeito à proteína e energia em relação aos demais tratamentos propostos. Dessa forma, foi assegurada uma melhor condição no desenvolvimento dos animais desse grupo, conforme ZERVOUDAKIS et al. (2002).

Em relação aos tratamentos com sal ureado, foi observada diferença significativa no GMD e GPT dos animais que receberam SMPM em relação aos que receberam SMU e SMUC a despeito do resultado encontrado por GOODRICH et al. (1984), que não acharam efeitos notáveis sobre o ganho de peso de animais tratados com monensina.

Os resultados para GMD encontrados foram superiores aos encontrados por PAULINO et al. (1996) citados por VILELA & BARBOSA (2002) que suplementou novilhos Nelore, durante o período da seca, com mistura de minerais e fubá de milho, minerais e milho desintegrado com palha e sabugo e minerais com farelo de trigo.

Nos resultados, verifica-se um decréscimo do GMD a partir do mês de janeiro que foi atribuído a perdas do suplemento ocorridas no período chuvoso, pois os cochos eram descobertos, o que interferiu na ingestão adequada das suplementações.

Na avaliação do ovário a média de pontos alcançada pelo tratamento CONC foi superior as médias atingidas pelos demais tratamentos (P<0,05).

Pelos resultados observados, entende-se que a ração foi o suplemento mais completo uma vez que contém em sua formulação nutrientes energéticos, protéicos e minerais, ao contrário dos demais suplementos fornecidos que apresentaram-se com restrição quanto a alguns nutrientes de forma quantitativa ou mesmo qualitativa. Assim, as novilhas alocadas no tratamento com concentrado apresentaram melhor atividade ovariana. De acordo com HAFEZ (1995), uma nutrição inadequada reduz com mais freqüência o cio em fêmeas jovens em crescimento do que em adultas, isto provavelmente ocorre pela depressão da atividade ovariana causada pela inibição da liberação pulsátil de LH.

O objetivo de suplementar com o sal mineral associado a uma fonte que contenha nitrogênio, seja de origem orgânica ou inorgânica, é para que exista maior disponibilidade de amônia ruminal para um melhor desenvolvimento dos microrganismos e conseqüente incremento na síntese protéica por parte dos mesmos. Tendo sido verificado que as novilhas tiveram o mesmo desempenho (P>0,05) reprodutivo quando suplementadas com SMU, SMUC ou SMP, acredita-se que a disponibilidade de amônia e síntese de proteínas microbianas tenham sido suficientes em todos estes testes.

4 CONCLUSÃO

Nas condições em que foi realizado o presente trabalho, constatou-se que o fornecimento de concentrado resultou em melhores respostas às variáveis estudadas.

5 REFERÊNCIAS

1. GOODRICH, R. D.; GARRET, J. E.; GAST, D. R.; KIRICH, M. A.; LARSON, D. A.; MEISKE, J.C. influence of monensin on the performance of cattle. Journal of Animal Science Champaign, v. 58, p. 1484, 1984.

2. HAFEZ, E. S. E.; JAINUDEEN, M. R.. Bovinos e bubalinos. In: HAFEZ, E. S. E. Reprodução animal. São Paulo: Manole. 1995. 582p.

3. PEREIRA, J. C. C. Contribuição do zebu na pecuária bovina do Brasil. Informativo Agropecuário.,21(205):30-38. 2000.

4. REIS, R. A.; RODRIGUES, L. R. A.; PEREIRA, J. R. A. Suplementação como estratégia de manejo de pastagens. In: Simpósio sobre manejo de pastagem, 13° . p. 123-150, Piracicaba. Anais, 1997.

5.RIBEIRO JÚNIOR, J. I. Análise estatísticas no SAEG. Viçosa – UFV, 2001. 301p.

6.VILELA, H.; BARBOSA, F. A.; Produção de carne a pasto. Internet: http://www.agronomia.com.br/producaoanimal/producao_carne_apasto.html. Acesso: 09/02/2002.

7. ZERVOUDAKIS, J. T.; PAULINO, M. F.; DETMANN, E.; FILHO, S. C. V.; LANA, R. P.; CECON, P. R. Revista brasileira de zootecnia, v.31, n.2, p.1050-1058, 2002 (suplemento).