CONTROLE ALTERNATIVO DA MANCHA ANGULAR DO FEIJOEIRO COMUM

Aloísio Sartorato & Carlos A. Rava

Embrapa Arroz e Feijão, C.P. 179, Santo Antônio de Goiás, GO, CEP 75375-000 -sartorat@cnpaf.embrapa.br & rava@cnpaf.embrapa.br

Palavras-chave: Phaeoisariopsis griseola, Phaseolus vulgaris, fungicida, Rocksil

 

INTRODUÇÃO

O feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) é cultivado em todo o território nacional, constituindo-se no alimento protéico básico da dieta da população brasileira.

No Brasil, esta leguminosa é cultivada durante todo o ano, numa grande diversidade de ecossistemas, o que faz com que inúmeros fatores, tornem-se limitantes na sua produção. Entre estes fatores um dos principais são as doenças. Uma das mais importantes doenças é a mancha angular cujo agente causal é o fungo Phaeoisariopsis griseola. As perdas devidas a ela variam de 7 a 70% (Brenes et al., 1983; Sartorato & Rava, 1992).

A mancha angular pode ser controlada através de práticas culturais, de produtos químicos e da resistência genética. O controle através de práticas culturais é pouco eficiente. Devido à grande variabilidade do agente causal desta doença, a obtenção de cultivares resistentes é dificultada. Consequentemente, o controle químico, tem sido a prática mais empregada pelos produtores. Entretanto, a tendência mundial é que este tipo de controle deva ser bastante reduzido, com o objetivo de diminuir os riscos aos homens e animais, além de melhorar a preservação do meio ambiente. Assim, uma alternativa é, sem dúvida, a procura de novos meios de controle desta doença. Uma destas alternativas é o uso de produtos naturais. Alguns trabalhos têm demonstrado a eficiência do silício no controle de doenças de plantas (Pozza et al., 2003, Gama et al., 2003, Carneiro et al., 2003).

O objetivo do presente estudo, foi avaliar a eficiência do produto RocksilÒ , aplicado via pulverização aérea, no controle da mancha angular do feijoeiro comum.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi instalado na área experimental da Embrapa Arroz e Feijão, localizada no município de Santo Antônio de Goiás, GO. O delineamento experimental empregado foi em blocos completos casualizados com cinco repetições. Cada parcela consistiu de 5 linhas de 5 m de comprimento, distanciadas 0,5 m, com 15 sementes por metro da linhagem FEB 208. Para o controle da mosca branca, antes do plantio as sementes foram tratadas com Cruizer 700 WS (thiametoxan), na dose de 150 g/100 kg de sementes Na adubação, foram utilizados 400 kg/ha da fórmula 5-30-15 + zinco. A adubação de cobertura foi realizada 20 dias após a semeadura (DAS) empregando-se 100 kg de sulfato de amônia/ha. O controle de invasoras foi realizado através de capinas sempre que necessário. Na produção do inóculo, foi utilizada uma mistura de isolados locais do fungo. As inoculações foram realizadas no estádio R5 e R6 (CIAT, 1987), aplicando-se uma suspensão aquosa contendo 2 x 104 conídios mL-1. Os tratamentos incluiram o Rocksil a 2% em uma e duas aplicações semanais, Rocksil a 2% em uma aplicação a cada 14 e 30 dias e Brestanid na dose de 330 mL/ha em uma aplicação a cada 14 dias, além da testemunha. Estes produtos foram aplicados com um pulverizador costal manual e uma vazão de 200 L água/ha. No preparo das soluções foi adicionado o espalhante o adesivo EstravonÒ , a 0,05%. Aos 62 DAS foi realizada a avaliação da severidade da doença, estimando-se a porcentagem de área foliar afetada de cada parcela. A colheita foi realizada 82 DAS, determinando-se o rendimento de grãos das parcelas, corrigido para 13% de umidade, os seus componentes (número de grãos/vagem e massa de 100 grãos) e o número de plantas/m. Os dados foram submetidos à análise de variância e, para a comparação das médias, foi empregado o teste de Scott-Knott ao nível de P£ 0,05.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados do efeito dos tratamentos na severidade da doença, no rendimento e nos componentes da produção, estão apresentados na Tabela 1. Com relação à severidade da doença, apenas o BrestanidÒ e o RocksilÒ com duas aplicações semanais, diferiram significativamente da testemunha. Durante o desenvolvimento do experimento, foi observado uma alta incidência da mancha angular ocasionando um índice de desfolha precoce e muito alto. Entretanto, os tratamentos com o Rocksil (duas aplicações semanais) e com o Brestanid apresentaram um nível de desfolha bem inferior ao da testemunha. O BrestanidÒ (trifenil hidróxido de estanho) é um fungicida registrado e recomendado, na cultura do feijoeiro comum, para o controle da antracnose (Colletotrichum lindemuthianum) e da ferrugem (Uromyces appendiculatus). Porém, tem sido muito utilizado no controle da mancha angular com excelentes resultados.

TABELA 1. Efeitos dos diferentes programas de aplicação para o controle da mancha angular, no número de grãos por vagem, na massa de 100 grãos, na produtividade e no índice de doença. Embrapa Arroz e Feijão, 2004.

Tratamento

No. Grãos p/vagem

Massa 100 Grãos (g)

Produtividade (kg/ha)

Índice Doença

(%)

Testemunha

4,8 b

14,6 c

838,1 b

88 b

RocksilÒ - 1 Aplicação/semana

4,7 b

15,7 c

960,8 b

73 b

RocksilÒ - 2 Aplicações/semana

5,2 a

19,4 b

1466,1 a

38 a

RocksilÒ - 1 Aplicação-14 dias

4,8 b

15,9 c

931,7 b

81 b

RocksilÒ - 1 Aplicação-30 dias

4,7 b

14,9 c

896,3 b

85 b

BrestanidÒ - 14 dias

5,3 a

24,0 a

1959,1 a

29 a

C.V. (%)

5,59

11,56

23,68

15,14

O RocksilÒ tem sido pouco utilizado para o controle de doenças. Entretanto, experimentos com este produto têm sido conduzidos na cultura do tomateiro para o controle da pinta preta (Ramos et al., 2000) e na inibição do crescimento da bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri, agente causal do cancro cítrico, em condições de laboratório (Albuquerque & Uesugi, 2000), com excelentes resultados. O RocksilÒ , tem na sua constituição o silício, o cálcio e traços de elementos minerais naturais. Dados experimentais demonstraram que o silício tem contribuído no controle de doenças em diversas culturas (Pozza et al., 2003, Gama et al., 2003, Carneiro et al., 2003,). Assim, o RocksilÒ poderá ser recomendado para agricultores que pretendem fazer uso da agricultura orgânica diminuindo, os riscos que os fungicidas apresentam a homens e animais e preservando, de forma mais consciente e eficiente, o meio ambiente. Tanto na produtividade como nos componentes da produção avaliados, o RocksilÒ com duas aplicações semanais e o BrestanidÒ diferiram significativamente dos demais (Tabela 1).

CONCLUSÕES

  1. O produto RocksilÒ foi eficiente no controle da mancha angular do feijoeiro comum, em condições de campo quando utilizado na dose de 2% do produto por 200 litros de água.ha-1 e duas aplicações semanais.
  2. O fungicida BrestanidÒ mostrou-se eficiente no controle da doença, quando utilizado na dose de 0,33 L/ha.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALBUQUERQUE, R.C., UESUGI, C.H. Inibição in vitro de Xanthomonas axonopodis pv. citri por Rocksil um protetor de planta não tóxico. Fitopatologia Brasileira, v. 25, p. 318. 2000. Resumos.

BRENES, M.B., CHAVES, G.M., ZAMBOLIN, L. Estimativa de perdas no rendimento do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) causadas pela mancha angular (Isariopsis griseola Sacc.) Fitopatologia Brasileira, v. 8, p. 599. 1983

CARNEIRO, L.M.S., JULIATTI, F.C., RAMOS, H.F., KORNDORFER, G.H., OLIVEIRA, R.G., AMADO, D.F., LUZ, J.M.Q., NOLLA A. Programa de controle da requeima (Phytophthora infestans) na cultura da batata em função da aplicação de argila silicatada. II Simpósio sobre silício na agricultura, Lavras, 2003. CD.

CIAT (Centro Internacional de Agricultura Tropical). Standard system for the evaluation of bean germplasm. van Schoonhoven, A. & Pastor-Corrales, M. A. (compiladores). Cali, Colômbia. 1987. 54p.

GAMA, A.J.M., KORNDORFER, G.H., JULIATTI, J.C., PEREIRA, H.S., DALTO, G., NOLLA A. Eficiência da adubação de silício no controle doença fúngicas foliares. II Simpósio sobre silício na agricultura, Lavras, 2003. CD.

POZZA, A.A.A., SOUZA, R.F., ALVES, E., POZZA, E.A., CARVALHO, J.G., MONTANARI, M., GUIMARÃES, P.T.G. II Simpósio sobre silício na agricultura, Lavras, 2003. CD.

RAMOS, A.B., PEIXOTO, J.R., JUNQUEIRA, A.M.R. Ocorrência de distúrbios fisiológicos e pinta preta em cultivares de tomate sob diferentes tratamentos fitossanitários, em Brasília, DF. Horticultura Brasileira, v. 18, p. 416-418. 2000.

SARTORATO, A. & RAVA, C.A. Influência da cultivar e do número de inoculações na severidade da mancha angular (Isariopsis griseola) e nas perdas na produção do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris). Fitopatologia Brasileira 17:247-251. 1992.