UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
I CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO
Goiânia, 18 a 24 de outubro de 2004
CONPEEX
 
A Universidade Federal de Goiás – UFG, instituição de ensino superior, tem como missão gerar e sistematizar o conhecimento, sociabilizando os saberes a fim de formar profissionais competentes e úteis a si e à sociedade a qual pertencem. Conta hoje com 24 unidades acadêmicas que oferecem, além dos cursos de graduação e pós-graduação, atividades de pesquisa, ensino, extensão e cultura. Essas atividades são desenvolvidas em sete (7) campi, localizados em diversas cidades do Estado de Goiás, a saber: Goiânia (Campus Colemar Natal e Silva e Campus Samambaia), Catalão, Firminópolis, Goiás, Jataí, Rialma e Caldas Novas.

Tendo em vista o papel social da universidade e a dispersão geográfica dos campi, propõe-se a realização de um evento para dar visibilidade aos programas e à produção resultante das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tanto para a comunidade interna, como para a sociedade em geral.

O Programa de Financiamento de Bolsas para Alunos de Licenciatura - PROLICEN, desenvolvido e supervisionado pela PROGRAD, reúne projetos de investigação de caráter pedagógico, que resultem em produção de conhecimento e propostas de valorização dos cursos de licenciatura e na interação da universidade com a rede pública de ensino. Promove a pesquisa educacional que contribui para a formação de professores e viabiliza a iniciação científica dos alunos dos cursos de licenciatura. De 1980 a 2004 o programa contemplou 622 bolsistas da graduação.

O Programa de Educação Tutoral – PET, administrado pela PROGRAD, acompanhado e avaliado pela SESU/MEC, é destinado a grupos de alunos de graduação, com potencial e interesse destacados. Sob a orientação de um professor tutor, o PET propicia aos alunos as condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem sua formação acadêmica e atendam mais amplamente às necessidades do próprio curso, além de ampliar e aprofundar os objetivos e conteúdos programáticos de sua matriz curricular. A UFG possui dois (2) grupos PET com 12 bolsistas cada, um no curso de Enfermagem e outro no de Geografia.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC, e o Programa Institucional de Voluntário de Iniciação Científica – PIVIC, administrados pela PPRPPG e supervisionados pelo CNPq, são direcionados a alunos de graduação. Estão centrados na iniciação científica de novos talentos, privilegiando a participação ativa dos bons alunos, em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico, orientação adequada, individual e continuada. Na UFG são 312 alunos vinculados a esses programas.

A Pós-Graduação, atualmente com 25 cursos de mestrado e nove (9) de doutorado atende a grande demanda de alunos. As pesquisas realizadas pelos pós-graduandos, apesar do fomento e incentivo dos órgãos da avaliação no Brasil, dentro e entre instituições, não têm maior divulgação nos demais segmentos da sociedade, salvo pelos exames de qualificação e defesa.

A Graduação oferece 73 opções de cursos nas modalidades bacharelado, licenciatura e específicos da profissão, nos quais foram matriculados 13.843 alunos em 2003. No Centro de Estudos e Pesquisa Aplicados à Educação (CEPAE) é ministrado o ensino fundamental e o ensino médio para 697 alunos.

A Extensão é o instrumento necessário para que os produtos da universidade - pesquisa e ensino, sejam articulados com as necessidades da sociedade, para serem levados o mais próximo possível das aplicações úteis. E a universidade presente na formação do cidadão, dentro e fora dos seus muros. Por meio do Programa de Bolsa de Extensão e Cultura - PROBEC, a UFG concretiza esses objetivos, com a participação de 68 alunos da graduação como bolsistas.

Várias unidades, que realizam seus Seminários de Pesquisa ou Semanas Acadêmicas, em diferentes épocas do ano, aceitaram o convite da Reitora para a realização de um evento conjunto.