Sobre Goiânia

Goiânia é uma cidade que se desenvolveu a partir de um plano urbanístico, tendo sido construída com o propósito de desempenhar a função de centro político e administrativo do Estado de Goiás. Foi fundada em 24 de outubro de 1933, assumindo o posto de Capital do Estado.  Localiza-se no Planalto Central, a 209 quilômetros da Capital Federal, Brasília.
A cidade possui mais de um milhão de habitantes, situada em uma região de topografia quase plana. O clima predominante em Goiânia é tropical típico (sub úmido). A temperatura anual média é de 23ºC. As chuvas concentram-se nos meses de verão e prolongam-se de outubro a abril, ao passo que o período seco vai de maio a setembro. As temperaturas mais baixas são normalmente registradas entre maio e agosto.
"Eixos estratégicos de diálogo documento para a 2ª Conferência das Cidades" lança um novo olhar sobre Goiânia quando na  Revisão do Plano Diretor
O que se deseja para a Goiânia “Metrópole Regional” não foge muito do sentido etimológico de cidade mãe. Ela deve ser um foco em evidência, um pólo de grande influência econômica, social e administrativa em sua região.
Esse devir assemelha-se aos anseios que levaram à criação da nova capital de Goiás em 1933. Goiânia nasceu como símbolo de modernidade e progresso. Significou uma quebra no isolamento econômico, social, cultural e político do Estado em relação ao restante do país. Era um passo a mais na “Marcha para o Oeste”, que visava o desenvolvimento e conquista do território brasileiro rumo ao Amazonas. Sem o surgimento de Goiânia e sua influência no desenvolvimento do Centro-Oeste, Brasília não poderia se viabilizar anos depois.
Assim como São Paulo é uma Metrópole Global e Brasília uma Metrópole Nacional, hoje, o verdadeiro destino de Goiânia é ser uma Metrópole Regional. Um centro urbano de grande porte que possua os melhores equipamentos e condições de qualidade de vida para seus habitantes. (Prefeitura de Goiânia Secretaria Municipal de Planejamento - Agosto 2005).

Goiânia conserva o ar interiorano com belas praças, bosques e parques entrecortando a paisagem urbanística, constituindo assim uma moderna capital com uma agradável qualidade de vida. Boa parte das primeiras edificações de grande porte do centro da cidade foi construída no estilo art decó, entre as décadas de 1940 e 1950, e constituem um acervo significativo do ponto de vista da história da arquitetura brasileira. Por esta razão, em 2003, partes do núcleo central de Goiânia - assim como também o bairro Campinas - foram incorporadas oficialmente ao patrimônio histórico e artístico nacional brasileiro.

“As cidades são espaços de trocas culturais, afetivas e econômicas que potencializam as nossas possibilidades de sobrevivência, crescimento e felicidade. Elas aceleram multiplicam e diversificam essas trocas, alargando os horizontes dos cidadãos. São fundamentais e plenamente viáveis. São também um caminho sem volta. (...) é impossível imaginar um planeta sem cidades, com pessoas isoladas em pontos distantes(...) É possível (e vital) intervir ‘nela’ conscientemente, usando as experiências que a humanidade acumulou em diversas áreas, da sabedoria popular ao conhecimento acadêmico.”
(Penso Cidade –Instituto Pereira Passos, Rio de Janeiro)

Vista Panorâmica de Goiânia - A partir do Campus 2 UFG.

Intervenção urbana - Av. 10

Vista Panorâmica de Goiânia

Escola de Artes Veiga Valle

Parque de diversões próximo ao Shopping Flamboyant